Search
Close this search box.

5 (bons) motivos para ter plantas em casa

SUMÁRIO

Já notou como a gente se sente bem quando está perto da natureza? Com os pés na grama, na praia, tomando chuva no calor, fazendo uma caminhada no parque, tomando sol…

 

Esses passeios recarregam as nossas energias, ajudam a equilibrar emoções e são capazes de relaxar o corpo e a mente. No dia a dia, nem sempre é possível fazer grandes incursões no mundo natural, é verdade. Então, que tal trazer a natureza para perto?

 

Colocar plantas dentro de casa é uma solução simples e cheia de benefícios, que funciona tanto para quem mora em casa como para quem vive em apartamento. 

 

Hoje em dia, existem muitas ideias possíveis, desde adotar uma hortinha caseira, que você pode fazer com as embalagens de Natural One, até montar uma “urban jungle”, que significa “floresta urbana” – uma tendência recente que consiste em encher a casa de plantas!

 

Listamos abaixo 5 bons motivos para ter plantas por perto.

 

Trazer mais sabor

Experimente bater um suco de abacaxi com hortelã fresca. E que tal um Suco de Manga da Natural One batido com manjericão? Acredite, fica muito bom! As ervas frescas adicionam sabor a preparos frescos como os sucos e também temperam pratos do dia a dia da família. 

 

Além de hortelã e manjericão, você pode montar uma horta caseira com orégano, tomilho, salsinha, cebolinha, sálvia, louro, erva-cidreira e muito mais. Informe-se sobre a necessidade de rega e luminosidade. 

 

Dica extra: reutilize embalagens de sucos Natural One para montar uma hortinha suspensa.

 

Aromatizar

Ervas frescas são tão aromáticas! Experimente preparar um buquê pequeno com uma mistura de ervas frescas como manjericão, sálvia e hortelã. Coloque num copo com água e decore a mesa do almoço ou do jantar. Muda o astral!

 

Flores como jasmim e camélia podem ajudar a deixar a casa mais cheirosa. Nesse caso, vale se certificar sobre a área em que a flor será plantada. Flores precisam de incidência de sol e, em lugares pequenos e pouco ventilados, o aroma pode ficar muito forte. 

Floresta urbana é o nome da tendência recente que consiste em encher a casa ou apartamento de plantas – e cuidar delas.

Filtrar o ar

Algumas plantas são capazes de filtrar o ar, diminuindo a concentração de gases poluentes como o dióxido de nitrogênio. 

 

Para fazer uma filtragem eficiente, seriam necessárias muitas plantas para cada ambiente. Por isso, essa solução é especialmente indicada para ambientes pequenos e pouco ventilados, perto de ruas movimentadas, por exemplo. 

 

Algumas das plantas indicadas para a filtragem são samambaia, antúrio, dracena, lírio-da-paz, espada-de-são-jorge e jiboia. 

 

Regular a temperatura

As árvores são capazes de regular a própria temperatura sugando água do solo e realizando um processo parecido com o da transpiração. Isso é benéfico para quem está perto delas também. 

 

É por isso que áreas rurais, ou mais arborizadas, são mais frescas. As cidades grandes, em compensação, podem ter a temperatura aumentada pela falta de árvores e superfícies permeáveis.

 

Com plantas por perto – e, se possível, árvores e arbustos no jardim –, você pode trazer essa sensação de frescor para dentro de casa, criando um ambiente mais equilibrado e agradável. 

 

Relaxar

Um ambiente fechado pode facilmente se transformar em um lugar frio e pouco acolhedor. Cores ajudam a trazer ares alegres para o lugar. E as plantas, com seus volumes e tonalidades, trazem vida. 

 

Que tal escolher plantas de cores diferentes e vasos diversos? De vez em quando, compre flores e arrume o arranjo num vaso com água. 

 

As plantas impactam positivamente os sentidos e ajudam a relaxar, gerando bem-estar imediato. Ponto para o cuidado com a saúde mental e física!

Mexer na terra, sentir os aromas, repensar espaços com plantas e vê-las crescer é uma atividade que nos conecta com a natureza.

Falando em relaxar, confira estas duas ideias para deixar o cuidado com as plantas mais prático: faça você mesmo um vaso autoirrigável ou crie um sistema autoirrigável usando garrafas da Natural One.

Assim fica + prático

Quer mais conforto? Compre pelo site da Natural One. A gente entrega a linha Ambiente em todo o país!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Profundamente significativa para milhares de pessoas ao redor do mundo, principalmente aquelas ligadas ao catolicismo, a Sexta-Feira...