Search
Close this search box.

5 Dicas de como armazenar frutas e legumes.

SUMÁRIO

Aprenda a conservar os alimentos e preservar os nutrientes por mais tempo

Todo mundo que se preocupa em ter uma vida mais saudável sabe da importância de cuidar dos alimentos. Preocupar-se com o bom armazenamento de frutas, legumes, verduras e demais alimentos é tão importante quanto ter bons hábitos e cuidar do nosso corpo.

Afinal, de nada adianta mudarmos a nossa rotina se os alimentos estragarem com facilidade ou até mesmo perderem seu valor nutritivo, não é mesmo?

Confira abaixo 5 dicas de como armazenar frutas e legumes:

1. Não guarde todos os alimentos na geladeira

Uma crença bastante comum é a de que os alimentos duram mais na geladeira. Na verdade, alguns são mais bem conservados em temperatura ambiente ou dentro de potes herméticos bem fechados. Assim, eles preservam mais sabor, aroma e nutrientes até serem usados e cortados.

Algumas frutas e legumes que não devem ir para a geladeira são:

  • Banana

  • Limão

  • Pera

  • Melão

  • Maça

  • Laranja

  • Batata

  • Pepino 

  • Tomate


Uma dica importante é que a maioria das frutas pode ficar fora da geladeira, amadurecendo naturalmente. Mas atenção: é bom não demorar muito para consumi-las, pois podem estragar, principalmente as que amadurecem muito rápido.

2. Guarde frutas e legumes separadamente

Outra sugestão é guardar as frutas e legumes separados, pois isso ajuda a conservar as características e também o tempo de duração de cada alimento. 

Além disso, é preciso tomar cuidado para evitar a contaminação cruzada – basicamente, é o processo por meio do qual os micro-organismos passam de um alimento para outro. Quando uma fruta está muito mais madura que o restante, pode acontecer de ela acelerar o processo de amadurecimento das outras, ou até estragá-las. Então, fica a sugestão: a não ser que esse seja o seu objetivo, deixe as frutas separadas!

3. Use os recipientes corretos


Os melhores recipientes para guardar alimentos são os de vidro e os de plástico. Quando você compra um alimento que vem dentro de uma caixa de madeira ou de outro material, vale retirá-lo e guardá-lo em outro recipiente. 

Outra questão importante é: não lave as frutas antes de as guardar na geladeira. Faça a higienização apenas na hora de consumir, pois, caso contrário, você também pode acelerar o amadurecimento delas.

Agora, se você for congelar as frutas e os vegetais, use potes de vidro. Já se você pretende consumi-los dentro de poucos dias, é interessante usar papel-toalha para embrulhá-los. Inclusive, tem uma dica superbacana em nossa página, com a qual você pode aprender a deixar suas hortaliças crocantes por mais tempo.

 

4. Saiba quais são as principais frutas da estação

O essencial é saber quais são as frutas da safra ou as melhores de cada estação. Assim, você pode ter a certeza de que elas estão em seu melhor período para serem consumidas. 

A natureza não faz nada por acaso, e as frutas da estação são ótimos indicativos disso. Aproveite para extrair o melhor de cada uma!


5. Consuma os alimentos dentro da validade

Fique sempre atento ao comprar e armazenar frutas e legumes. Consumir esses alimentos após deixá-los por muito tempo na fruteira ou na geladeira pode fazer mal a você.

Prefira alimentos fresquinhos, quando possível, ou congele-os se achar que não vai consumir no curto prazo. Quase todas as frutas podem ir ao freezer. Você pode aproveitar para inovar nas receitas depois ou, se o clima estiver favorável, pode até testar algumas receitas geladas para se refrescar.

Se quiser guardar os vegetais, lembre-se de que os que são consumidos crus (alface e couve, por exemplo) não devem ser congelados. Quanto aos demais, é bom deixá-los sequinhos e usar bons recipientes antes de levá-los ao congelador.

Dica extra: aproveite a temperatura de cada alimento

Uma boa alimentação se faz também com criatividade. Aproveitar os detalhes de cada fruta pode ser incrível. Junte algumas frutas geladas com outras em temperatura ambiente e veja que, além de saudável, essa mistura pode ser uma experiência muito interessante. 

E aí, curtiu as dicas de como armazenar frutas e legumes?

Se você gostar, pode complementar suas criações na cozinha com nossos sucos saudáveis e 100% naturais, sem conservantes nem aditivos. É só entrar em nosso site www.natone.com.br e escolher o sabor que mais combina com você.

E se quiser passar em nossas redes sociais, estamos sempre dando dicas de receitas e ideias de reutilização de garrafas por lá!

 

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Além de ser conhecido pelas temperaturas mais amenas e pelas quedas das folhas, o outono também é...