Toque de vida: aprenda a fazer o autoexame de mama e proteja sua saúde

DICAS

Os tipos de autoexame

Existem 3 maneiras de fazer o autoexame: em frente ao espelho, em pé ou deitada. É importante avaliar de todas as formas, para um resultado mais assertivo.

Em frente ao espelho

Na avaliação em frente ao espelho, primeiramente, você deve observar as mamas enquanto os braços estão caídos. Depois, com os braços levantados e abertos. Por fim, apoie as mãos na bacia e faça pressão, a fim de sentir se há alguma alteração nos seios.

1

2

Em pé

A avaliação em pé começa com a elevação do braço esquerdo, colocando a mão na parte de trás da cabeça. Em seguida, você deve palpar a mama esquerda com a mão direita, fazendo movimentos circulares, de cima para baixo, pressionando o mamilo. Repita o processo no outro seio.

3

Deitada

Comece a avaliação deitando confortavelmente. Depois, coloque o braço esquerdo atrás da nuca e um travesseiro embaixo do ombro, no mesmo lado. Palpe a mama esquerda com a mão direita em movimentos similares ao exame anterior e repita no outro seio.

Sinais de alerta

Durante os 3 exames, você deve observar alguns pontos importantes nas mamas e nos mamilos. Nas mamas, veja se há alterações na pele, aumento ou inchaço, vermelhidão, dor e encolhimento de alguma região. Nos mamilos, confira se há a saída de líquido ou sangue, vermelhidão, mudança de posição e feridas na pele.

O que fazer?

Caso observe alguma alteração no exame, consulte seu médico de confiança, para que ele possa indicar os próximos passos, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento.

O autoexame é muito importante para a prevenção do câncer de mama. Por isso, existe a campanha do Outubro Rosa, com o objetivo de informar as mulheres. E a Natural One apoia este mês tão importante e relançando um produto do catálogo: a Pink Lemonade, para ajudar na autoconscientização. Confira!