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A verdade sobre os sucos “100% suco”e “sem adição de açúcar”!

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Atualmente, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a qualidade e a composição do que se come, pois estamos convencidos que “o que comemos tem relação direta com a nossa saúde e com o surgimento de doenças”. Porém, até os olhares mais atentos podem ser “fisgados”, pelos malabarismos do marketing de alimentos.  E é disto que trataremos neste post.


Quando vocês se depararem com um suco de caixinha que informa “100% suco” e acrescentam a frase “sem adição de açúcar”, e, este produto contiver suco concentrado de fruta, fiquem atentos!

Vamos esclarecer aqui o que isto realmente significa na linha de produção industrial e a real intenção do marketing de alimentos, para não sermos “ingenuamente” enganados.


Estes tipos de “suco” vêm iludindo a grande maioria das pessoas, e até mesmo muitos profissionais de saúde, basta fazer uma busca na internet e você encontrará muitos profissionais recomendando estes sucos como uma “opção saudável”.


Os dizeres na embalagem e até mesmo a descrição dos ingredientes no rótulo, faz você acreditar que este tipo de bebida é realmente “saudável”, afinal passa-nos a ideia que só contém fruta (100%) e, assim, deduzimos, consequentemente, que apresenta o mesmo valor nutricional de um suco de frutas (caseiro). Esta estratégia de marketing nos leva a deduzir que nada foi acrescentado e nada foi retirado, não é mesmo?


Mas, vamos refletir, com atenção, o que diz a lista de ingredientes…

Vou usar como exemplo, sucos atualmente muito divulgados e comercializados, com o apelo de saudável “sem adição de açúcares”, “100% suco”, como os da marca Suvalan e o de Maçã da Yakult, que são, consumidos, principalmente, pelo público infantil, pois vem em embalagens individuais de 200 mL. Mas existem outros também como o novo lançamento da Dell Vale “100% Suco”.

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