Search
Close this search box.

Aditivos alimentares: o que são e para que servem?

SUMÁRIO

A utilização de aditivos alimentares no processo de fabricação dos alimentos é muito questionada, despertando discussões sobre a sua necessidade e segurança de consumo diário. No Brasil, o órgão responsável por classificar e controlar o uso de aditivos alimentares é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Contudo, vale ressaltar que tais componentes não são empregados na fabricação de todos os produtos. Nós, da Natural One, produzimos nossos sucos 100% naturais, sem aditivos, conservantes, corantes ou aromas artificiais, para que nossos clientes aproveitem apenas os benefícios saudáveis das frutas.


Se você quer descobrir um pouco mais sobre o que são aditivos alimentares, quais são suas vantagens, prejuízos e quando eles são utilizados, este texto foi feito para você! Confira.


O que são aditivos alimentares?


A Anvisa define os aditivos alimentares, segundo a Portaria nº 540, 1997, como qualquer ingrediente, de origem natural ou artificial, adicionado propositadamente aos alimentos durante alguma etapa de produção e distribuição dos produtos. Nesse sentido, eles são utilizados para alterar as características químicas, físicas, biológicas ou sensoriais da comida.


O objetivo dos aditivos é aumentar a qualidade e o tempo de conservação, além de ressaltar as cores e os sabores da comida, entre outras vantagens de ordem tecnológica. Tudo isso visando uma melhor experiência para o consumidor.


Portanto, os aditivos alimentares não modificam os valores nutricionais dos alimentos. A recomendação é que o seu uso seja limitado a produtos e condições específicas e ao menor nível para atingir o resultado desejado, de forma que seu consumo não supere os valores de uma ingestão diária aceitável (IDA).


mulher segurando seringa com aditivos alimentares em frente a frutas e legumes

Quais são os principais aditivos utilizados e suas funções?


Os aditivos alimentares abrangem uma categoria de complementos químicos que são adicionados durante a fabricação dos alimentos para melhorar sua qualidade. Eles podem ser naturais ou artificiais e são classificados de acordo com sua função. Confira a seguir uma lista de aditivos alimentares e suas funções.


Acidulantes, antioxidantes e antiumectantes


Entre os tipos de aditivos alimentares, o acidulante é utilizado para aumentar a acidez ou adicionar um sabor ácido ao alimento. Esse tipo de aditivo alimentar também desempenha funções aromatizantes, tornando os aromas dos produtos mais agradáveis, e como agente de fermentação e preservação.


Outro exemplo de aditivos alimentares são os antioxidantes, que possuem como principal função a preservação dos alimentos, reduzindo o tempo de deterioração e descoloração. Eles podem ser naturais, como o extrato de alecrim, ou sintéticos, como o ácido ascórbico e o ácido eritórbico.


Os antiumectantes são aditivos alimentares que se dão muito bem com a água, por serem higroscópicos. Devido a essa característica, eles são adicionados aos produtos com o objetivo de reduzir a absorção de umidade, permitindo a preservação da crocância e desidratação por períodos mais longos.


Conservantes, corantes e edulcorantes


Os conservantes alimentares, ou conservadores, são aditivos muito utilizados no processo de fabricação dos alimentos com o propósito de aumentar sua vida útil. Eles combatem bactérias, leveduras, bolores, entre outros tipos de microrganismos que podem tornar o produto impróprio para consumo.


Poucas pessoas imaginam, mas o corante alimentício também é considerado um tipo de aditivo alimentar. Geralmente, ele é utilizado para dar ou intensificar as cores de bebidas e alimentos. Os corantes podem ser tanto artificiais quanto naturais.


Já o uso dos edulcorantes confere um sabor mais doce aos alimentos. Seu uso é visando às pessoas que possuem alguma restrição calórica e também aos portadores de diabetes. A stevia, por exemplo, é um edulcorante utilizado em adoçantes artificiais e em refrigerantes diet ou light.


Espessantes, estabilizantes e flavorizantes


Os espessantes aumentam a viscosidade dos alimentos sem necessariamente alterar suas outras propriedades. Eles são utilizados para aprimorar a consistência e a textura dos produtos, como iogurtes, molhos, sorvetes e geleias. Alguns exemplos de espessantes naturais são a goma xantana e o agar-agar. 


Além de aumentar a viscosidade, os estabilizantes evitam a cristalização e a formação de espumas nos alimentos. Eles também ajudam a manter as propriedades físicas dos alimentos por meio da preservação da sua homogeneidade, impedindo que os diferentes componentes da fórmula se separem.


Por outro lado, os flavorizantes são semelhantes aos corantes, mas, em vez de cores, eles intensificam aromas e sabores. Por essa razão, eles são muito usados em alimentos como biscoitos recheados, sorvetes, balas, entre outros, pois sua utilização é muito em conta e atraente para as indústrias. 


Umectantes, espumíferos e antiespumíferos


Os umectantes, ao contrário dos antiumectantes, são aditivos responsáveis por evitar que os alimentos percam umidade. Dessa forma, eles absorvem a umidade do ambiente e impedem que o produto resseque. Como exemplos de umectantes, podemos citar o glicerol, o sorbitol e o lactato de sódio.


Com substâncias que modificam a textura da superfície dos alimentos líquidos, os espumíferos ajudam a criar uma espuma estável, enquanto os antiespumíferos são utilizados com o propósito de impedir a formação de espumas nos produtos.


Os sucos da Natural One são livres de aditivos alimentares!


Agora deu para entender um pouco melhor o que são os aditivos alimentares, certo? Uma boa forma de evitá-los é consumindo produtos orgânicos e in natura. Então, se você busca uma opção mais saudável para recarregar as energias no dia a dia, experimente a nossa deliciosa limonada 100% natural!


suco da natural one sem aditivos alimentares

Na nossa linha de sucos refrigerados, temos uma diversidade de opções produzidas com ingredientes mais sensíveis, que gostam do friozinho da geladeira para conservar todos os nutrientes e o frescor. Não deixe de conferir nossas bebidas que incluem uva, manga, maçã e muito mais!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O alto nível de açúcar no sangue é um dos problemas causados, entre outros fatores, por má...