Search
Close this search box.

Imagem de espinafre

Alimentos com zinco: entenda a importância e como adicioná-los na dieta

SUMÁRIO

O zinco é um dos minerais mais importantes para o bom funcionamento do organismo. Então, se você deseja manter uma alimentação balanceada, que tal conferir alguns alimentos com zinco, para adquirir a quantidade diária ideal para auxiliar na saúde?

A deficiência dessa substância pode causar muitos problemas no organismo, pois ele estimula diversas funções biológicas. Está com dúvidas sobre os alimentos que possuem zinco? Continue a leitura para conferir os principais detalhes deste mineral e como obter zinco na alimentação. Vamos lá?

Imagem de um cacho de uva

Quais são os alimentos com zinco?

As principais fontes de zinco na alimentação podem vir de diversos alimentos e bebidas. Existem muitos ingredientes de refeições do cotidiano que possuem esse elemento. Assim, não faltam opções saborosas para você incluir na sua dieta. A seguir, confira algumas opções para incluir na sua alimentação diária.

Abacate

O abacate é rico em zinco, além de ômega-9, potássio, carboidratos e fibras. Esta fruta também contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que oferecem diversos benefícios para a saúde, ajudando a proteger o organismo de doenças cardiovasculares, controlando o colesterol. Além disso, é uma ótima fonte de energia.

Kiwi

O kiwi é outra opção entre as frutas com zinco. Ele é rico em vitaminas C e K, potássio, folato e fibras, além de ter baixa quantidade de calorias. Você pode consumir a própria fruta em um lanche da tarde, fazer um suco e adicionar na salada de frutas ou em smoothies, por exemplo.

Pêssegos

O pêssego também está na lista de alimentos com zinco. Esta fruta também é rica em potássio, niacina, cobre, manganês, fósforo, ferro, fibras, vitaminas do complexo B, além de vitaminas A, E e K. Essa é uma boa alternativa para fazer o suco da fruta e aproveitar no café da manhã ou no lanche da tarde.

Morangos

Já os morangos possuem zinco e também são ricos em cálcio, potássio, ferro, selênio, magnésio e antioxidantes. Além disso, são compostos antioxidantes que melhoram a resistência do corpo a infecções e previnem o câncer. Também são ótimos para fazer sucos naturais e aproveitar um delicioso café da manhã.

Uvas

As uvas, além de zinco, também são ricas em vitaminas A, C, E e K, além de possuírem outros minerais benéficos para a saúde. Ela é muito versátil, sendo uma ótima opção para consumir in natura e também para fazer suco da fruta, uma alternativa nutritiva e refrescante.

Carnes

Além das frutas, a carne vermelha também é uma boa alternativa entre os alimentos com zinco. Em todos os tipos de carne, como bovina, suína, de cordeiro, de cabra, você encontra esse mineral presente. Sem contar a quantidade de proteínas, vitaminas e outros minerais, como ferro e fósforo.

Peixes e Frutos do mar

As ostras, e caranguejos, os camarões e os peixes em geral possuem zinco e também contém diversas vitaminas, além de ferro, proteína e ômega 3. Eles são versáteis e ótimas opções para incluir nas refeições, já que possuem baixo teor de gordura.

Ovos

Já os ovos contêm zinco, principalmente na gema. Eles também são ricos em proteínas de alta qualidade e contêm uma variedade de nutrientes essenciais, como ferro, selênio e vitaminas. Além disso, são muito versáteis e podem ser ótimas alternativas de pré treino ou lanche da tarde, por exemplo.

Vegetais de folhas verdes

Alguns vegetais de folhas verdes, como espinafre e couve, também estão entre os alimentos com zinco, embora em quantidades menores. No entanto, eles são uma adição saudável à dieta e proporcionam outros nutrientes importantes, como ferro e folato.

Leite, queijo e outros derivados

Produtos lácteos, como leite, queijo e iogurte, contêm zinco, embora em quantidades menores. Eles também são ricos em cálcio, proteína e vitamina D, sendo boas alternativas para incluir na dieta.

Aves

Frango e peru são boas opções de alimentos com zinco, especialmente a carne escura, como as coxas e asas. Embora contenham menos zinco do que a carne vermelha, ainda são importantes contribuintes para a ingestão dietética de zinco.

Quais os benefícios do zinco?

Conforme mencionado, esse mineral e micronutriente tem um efeito fundamental para manter o organismo saudável e funcionando da maneira correta. Veja os principais benefícios do zinco:

  • aumenta a imunidade;
  • proporciona efeitos anti-inflamatório e antioxidante, essenciais para a cicatrização;
  • atua na síntese de proteínas;
  • estimula o crescimento e o desenvolvimento do corpo;
  • auxilia no paladar e no olfato;
  • retarda o processo de degeneração macular;
  • contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo;
  • regula os níveis de insulina, prevenindo a diabetes;
  • age na prevenção do ganho de peso;
  • potencializa o aumento da massa magra;
  • melhora a memória e a concentração.

Imagem de um dos sucos da Natural One

Inclua zinco agora na sua rotina com os sucos da Natural One

Viu como o zinco é essencial na rotina e está presente em diversos alimentos? Assim, ele deve ser um aliado nas suas refeições. E uma forma de incorporá-lo de forma prática e saborosa são com os sucos da Natural One.

Temos diversos sabores, e todos eles são feitos a partir de frutas inteiras, proporcionando não apenas o sabor naturalmente doce, mas todos os nutrientes das frutas, como zinco, fibras e antioxidantes. Acesse o site e confira as opções disponíveis!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O alto nível de açúcar no sangue é um dos problemas causados, entre outros fatores, por má...