Search
Close this search box.

O que são alimentos integrais e quais os benefícios?

SUMÁRIO

Os alimentos integrais são cada vez mais considerados componentes fundamentais para uma dieta mais saudável. Isso porque eles conservam maior quantidade de vitaminas, carboidratos, minerais e fibras de lenta absorção, que proporcionam mais saciedade e benefícios para o organismo.

 

A lista de alimentos integrais é bem rica, com grãos e cereais que não passaram por nenhum tipo de refinamento, processo que inclui deixar os produtos mais atrativos aos olhos e agradáveis ao paladar. Como consequência, eles se tornam mais pobres em nutrientes e fibras, com maior quantidade de amido.

 

Se você quer entender melhor o que são alimentos integrais e quais são os benefícios, então continue com a gente neste post! Trouxemos informações valiosas para te ajudar a construir uma dieta mais saudável e variada. Confira!

 

Diferença entre alimentos integrais e refinados

 

Basicamente, a diferença entre os alimentos integrais e os refinados consiste no processo de fabricação. Enquanto os primeiros mantêm os mesmos nutrientes, sem sofrer nenhum tipo de alteração, os segundos passam por diferentes estágios de processamento para alterar as características originais.

 

Dessa forma, muitos dos nutrientes são eliminados para acrescentar aditivos, corantes e conservantes. Isso faz com que os alimentos refinados forneçam apenas calorias vazias, que podem favorecer o ganho de peso e o desenvolvimento de doenças.

 

Para descobrir quais são os alimentos integrais, é recomendado checar os rótulos de cada produto antes de colocá-los no carrinho de compras. Neles, você encontra a descrição detalhada de todos os ingredientes em ordem decrescente. Uma dica é conferir se as farinhas integrais são os primeiros itens da lista.

 

alimentos integrais em cima da mesa

Benefícios dos alimentos integrais

 

Os alimentos integrais são mais saudáveis graças à presença das fibras solúveis e insolúveis, que proporcionam diversos benefícios para a saúde. As primeiras são responsáveis por ajudar a reduzir o colesterol LDL e a absorção de glicose dos alimentos, prevenindo doenças como o diabetes.

 

Já as segundas não são completamente absorvidas pelo organismo, mas ótimas para regular o intestino, auxiliando o combate à constipação. No entanto, é importante lembrar que os alimentos integrais têm carboidratos e são calóricos. Por isso, é recomendado acrescentá-los na dieta sem exageros.

 

Por que consumir grãos integrais?

 

A lista de grãos integrais é bem diversa, tal qual os produtos derivados. Eles oferecem benefícios importantes para o bem-estar, como antioxidantes, vitaminas e sais minerais. Assim, melhoram o processo de cicatrização da pele, possuem funções analgésicas, anti-inflamatórias e cardioprotetoras.

 

Arroz, pães e massas integrais

 

O arroz é um dos cereais mais presentes na mesa dos brasileiros, sendo uma poderosa fonte de energia, aminoácidos, vitaminas e sais minerais. A versão integral fornece maior quantidade de nutrientes e fibras. Por essa razão, ajuda no processo de emagrecimento ao promover mais saciedade.

 

Os alimentos produzidos com farinha de trigo integral, como pães e massas, preservam as fibras, necessárias para o bem-estar. Outro benefício dos alimentos integrais é o fornecimento de vitaminas do complexo B, ferro e alguns ácidos graxos, como o ômega 3 e 6.

 

Farinha de milho integral e aveia 

 

Utilizada em diversas receitas, a farinha de milho também pode ser encontrada na versão integral. Ela é produzida a partir do cereal, com casca e demais estruturas. Assim como a farinha de trigo, ela contém fibras e nutrientes, como carboidratos, vitaminas E e B3, fósforo e potássio.

 

A farinha de aveia também é uma ótima fonte de proteínas e fibras, que podem melhorar a saúde do coração e reduzir o colesterol. Incluí-la na dieta ajuda a regular o intestino e o processo de emagrecimento.

 

Qual é a importância de manter a hidratação?

 

As fibras precisam ser umedecidas para facilitar o processo de evacuação do organismo após a digestão. Caso contrário, ficam ressecadas, o que pode causar prisão de ventre.

 

Portanto, não deixe de beber, no mínimo, dois litros de água por dia. A sede é um dos primeiros sinais de que o corpo está desidratado. Então, não se esqueça de ingerir líquidos durante o dia. As frutas e os sucos naturais também ajudam nesse processo, além de fornecer outros nutrientes essenciais para a saúde.

 

imagem dos sucos da Natural One, uma opção para tomar junto com alimentos integrais

Alimentação mais saudável é com os sucos da Natural One!

 

Realmente vale a pena investir em uma dieta com alimentos integrais. Nesse processo, também é essencial manter a hidratação. Então, que tal garantir o máximo de nutrientes, fibras e minerais com os sucos 100% naturais da Natural One?

 

Experimente o nosso refrescante suco Veggie Limão, com maçã, couve, espinafre, gengibre e capim-santo! Essa bebida é deliciosa, refrescante e rica em vitamina C, fibras e minerais fundamentais para fortalecer o sistema imunológico, promover a saúde da pele e prevenir diversas doenças.

 

No nosso site, você também encontra o melhor suco de Acerola natural disponível no mercado, produzido sem aditivos, corantes e aromas artificiais. Ele é uma ótima fonte de vitamina C, minerais e fibras, que favorecem o funcionamento adequado do organismo. Peça no conforto da sua casa e experimente a natureza em você!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O alto nível de açúcar no sangue é um dos problemas causados, entre outros fatores, por má...