Search
Close this search box.

beneficios da beterraba

Quais são os benefícios da beterraba e como incluí-la na rotina?

SUMÁRIO

Ter o costume de incluir verduras e legumes é um passo essencial para uma dieta equilibrada e saudável. Dentre os diversos vegetais existentes, os benefícios da beterraba merecem destaque.

Seja em saladas, sucos ou outros pratos, a beterraba não adiciona apenas cor à alimentação, mas também fornece nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Se você quer melhorar a sua alimentação, veja neste artigo os benefícios da beterraba para a saúde e como incluí-la nas refeições.

beneficios da beterraba

O que é a beterraba?

A beterraba, conhecida cientificamente como Beta vulgaris, é uma raiz vegetal cultivada principalmente pela sua raiz. E suas folhas, conhecidas como beterraba verde, também são comestíveis e ricas em nutrientes, e nelas estão concentradas a maior parte das vitaminas da beterraba.

A cor vibrante presente na beterraba é devido à presença de pigmentos naturais chamados betalaínas. Ela que permite o sabor marcante, terroso e adocicado do vegetal. E essas características combinam com diversos alimentos para dar um contraste de sabor e prazer, como queijos frescos, iogurte, limão e ervas.

Quais os principais benefícios da beterraba?

Consumir beterraba diariamente pode trazer diversos benefícios para a saúde. Rica em nutrientes como fibras, vitaminas (principalmente a vitamina C) e minerais, a beterraba auxilia na promoção de saúde do corpo como um todo. Inclusive, há benefícios da beterraba para a pele. Confira os principais abaixo:

Rica em nutrientes

Um dos benefícios da beterraba é ser uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais, incluindo vitamina C, potássio, folato, ferro e manganês. Esses nutrientes desempenham papéis cruciais em diversas funções do corpo, desde a produção de energia até a saúde do sistema imunológico.

Poder antioxidante

A beterraba é antioxidante, ou seja, ela ajuda a combater os radicais livres, que podem causar danos celulares, protegendo o corpo. Além disso, esse poder contribui para a prevenção de doenças crônicas e do envelhecimento precoce.

Estimula a saúde cardiovascular

O nitrato presente nos benefícios da beterraba ajuda a reduzir a pressão arterial, melhorando a circulação sanguínea. O resultado? Reduz o risco de problemas cardiovasculares e de doenças cardíacas.

Melhora o desempenho físico

Você já ouviu falar sobre beterraba e musculação? Essa combinação aumenta a eficiência do transporte de oxigênio para os músculos, resultando em um melhor desempenho físico. Muitos atletas incorporam a beterraba em sua dieta para potencializar seus treinos, e você pode fazer isso através de um suco, por exemplo.

Controla o açúcar no sangue

Alguns estudos sugerem que um dos benefícios da beterraba é o controle dos níveis de glicose no sangue, sendo benéfica para pessoas com diabetes ou em risco de desenvolver a condição.

beneficios da beterraba

Onde ela é encontrada?

Conforme dito anteriormente, beterraba é uma raiz versátil. Assim, ela está disponível em mercados durante todo o ano. Pode ser adquirida fresca, enlatada, em conserva ou na forma de suco.

Já as suas folhas, onde está concentrada a maior parte dos benefícios, são muitas vezes menosprezadas, mas podem ser encontradas em feiras e supermercados e são uma adição nutritiva às saladas e pratos cozidos.

Dicas de consumo com a beterraba

Você pode explorar maneiras criativas de incorporar a beterraba na alimentação diária. Seja em comidas ou bebidas, experimentar novas combinações na cozinha pode tornar o consumo da beterraba uma experiência agradável, oferecendo variedade nutricional e versatilidade gastronômica. Confira algumas ideias.

Saladas

Uma das formas mais comuns é usar a beterraba ralada ou cozida em saladas para dar cor e um impulso nutricional. É importante lembrar que consumir beterraba em excesso antes de tomar sol pode causar um um bronzeamento fora do comum, devido à presença de vitamina A.

Pratos cozidos e assados

Cozinhar ou assar beterrabas como acompanhamento para pratos principais é uma das opções favoritas das pessoas. Elas podem ser preparadas de diversas maneiras, como assadas no forno ou cozidas no vapor.

Beterraba em conserva

Outra opção de consumir os benefícios da beterraba é utilizá-la em conserva, como aperitivo ou adicionada a sanduíches e saladas. É uma opção mais simples e prática para a sua rotina, além de muito saborosa.

Sucos

Você sabia que os sucos de beterraba são uma forma muito gostosa de consumi-la? Prepare sucos frescos adicionando beterraba a combinações com laranja, limão, maçã ou gengibre para ter uma bebida energizante. Aqui na Natural One, temos uma opção que combina isso tudo sem adição de açúcares.

Conheça o suco de beterraba da Natural One

A beterraba é uma aliada valiosa de quem busca manter uma dieta equilibrada e promover a saúde do corpo. Com seus nutrientes essenciais, propriedades antioxidantes e versatilidade culinária, é fácil incorporar a beterraba na rotina diária.

Se você busca uma maneira prática e saborosa de incluir a beterraba em sua rotina, o suco de beterraba da Natural One é uma boa escolha. Elaborado com ingredientes naturais, sem adição de açúcares, esse suco oferece todos os benefícios da beterraba de forma conveniente e deliciosa. Conheça mais sobre ele.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O alto nível de açúcar no sangue é um dos problemas causados, entre outros fatores, por má...