Search
Close this search box.

beneficios do cacau

Quais os benefícios do cacau e por que consumi-lo?

SUMÁRIO

Dentre os alimentos preferidos dos brasileiros, o cacau não pode ficar de fora. Presente no cotidiano das pessoas, esse fruto adocica o paladar das pessoas, mas também chama a atenção pelos benefícios do cacau no dia a dia. Seja nos tradicionais chocolates ou nas mais exóticas sobremesas.

Com um alto consumo no país, o cacau se tornou uma parte essencial da culinária brasileira, enchendo nossas vidas de sabores deliciosos. Se você deseja entender mais sobre os motivos de incluí-lo na rotina, confira, a seguir, os benefícios do cacau para a saúde.

beneficios do cacau

O que é o cacau?

O cacau é o fruto do cacaueiro (Theobroma cacao), uma árvore originária da América do Sul. Suas sementes são processadas para produzir cacau em pó e manteiga de cacau, ingredientes fundamentais do chocolate.

Além disso, o cacau é utilizado em uma variedade de preparações culinárias, graças ao seu sabor intenso e característico.

Assim sendo, o cacau é fruta e um elemento queridinho de quase todo o mundo devido ao seu sabor, aroma e textura irresistíveis. Sabia que ele também é um ativo essencial para formulações cosméticas para a pele e o corpo? Veja mais sobre isso nos próximos tópicos.

Qual a diferença entre cacau e chocolate?

É comum haver confusão entre cacau e chocolate — e as pessoas até pensam que são a mesma coisa. Mas não são! Enquanto o cacau refere-se às sementes da planta, o chocolate é o produto final obtido a partir do processamento do cacau.

Ou seja, o chocolate em si contém açúcar, leite e outras substâncias que alteram seu sabor e textura, tornando-o um deleite adorado em todo o mundo. Já o cacau é o fruto cru utilizado como ingrediente para fazer os doces e as bebidas.

Propriedades do Cacau

Além dos benefícios do cacau, suas propriedades são um dos principais diferenciais na culinária. Assim, possui fonte de antioxidantes, especialmente flavonoides, que ajudam a combater os radicais livres no corpo.

Outro destaque é o fato de ser uma excelente fonte de minerais, como ferro, magnésio, cálcio e potássio. Esses minerais são essenciais para diversas funções do corpo, incluindo a saúde dos ossos e do coração. Veja mais a seguir.

Rico em flavonoides

Essas substâncias antioxidantes protegem as nossas células contra os radicais livres. Sem elas, o organismo pode ficar prejudicado, sendo suscetível a doenças como câncer e AVC (acidente vascular cerebral). O cacau é um dos alimentos com maior teor de antioxidantes.

Rico em fibras

As fibras são essenciais para uma alimentação saudável. Além disso, promovem a saciedade, auxiliam no controle da glicemia, atuam no controle do colesterol e mantêm o intestino saudável, ajudando no trânsito intestinal, além de absorverem nutrientes e ajudarem na produção de hormônios e das células de defesa.

beneficios do cacau

Fonte de ferro

Dentre os benefícios do cacau, este é o que mais surpreende. Além do feijão, o cacau é especial por conter ferro, necessário no transporte de oxigênio no sangue, ajudando a produzir aminoácidos (partes que formam as proteínas) e hormônios.

Fonte de zinco

O zinco atua na formação e na resposta das células de defesa, além de participar da produção do colágeno, aquela proteína essencial para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas.

Quais os Benefícios do Cacau para a Saúde?

Para além do sabor marcante e o aroma do chocolate, o cacau traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. As vitaminas do cacau também são conhecidas e, dentre elas, estão a A, a B1 ea E.

Confira abaixo os principais benefícios do cacau:

  • melhora o humor: o cacau contém substâncias como a feniletilamina, que estimula a produção de endorfina no cérebro, contribuindo para uma sensação de bem-estar e melhorando o humor;
  • protege a saúde cardiovascular: estudos sugerem que o consumo moderado de cacau pode estar associado a um menor risco de doenças cardíacas. Os antioxidantes presentes nele ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo a pressão arterial;
  • melhora a função cerebral: alguns componentes do cacau, como os flavonoides, podem melhorar o fluxo do sangue para o cérebro, o que pode levar a uma melhora na função cognitiva e na saúde do cérebro a longo prazo;
  • Melhora a saúde da pele: alguns estudos sugerem que os flavonoides do cacau podem ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol e a hidratá-la;
  • reduz o estresse: o cacau contém componentes que podem ajudar a reduzir os níveis dos hormônios do estresse no corpo, proporcionando uma sensação de relaxamento.

Conheça a bebida de cacau da Natural One

O cacau é muito mais do que apenas um ingrediente para fazer chocolate, mas uma fonte incrível de benefícios para a saúde. Seja na forma de chocolate ou em uma bebida deliciosa como a da Natural One.

A bebida com cacau da Natural One permite que você desfrute de todos os benefícios do cacau de forma prática e saborosa. Feita com ingredientes de alta qualidade, sem adição de açúcar e sem lactose, essa bebida proporciona não apenas um prazer ao paladar, mas também todos os benefícios mencionados anteriormente.

Além disso, é uma opção ideal para aqueles que buscam uma alternativa saudável aos refrigerantes e a outras bebidas açucaradas. Conheça essa opção para sua rotina.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O alto nível de açúcar no sangue é um dos problemas causados, entre outros fatores, por má...