Search
Close this search box.

Conheça 10 benefícios do caju que vão te surpreender!

SUMÁRIO

Típico do Brasil e com forte identidade tropical, o caju possui uma polpa macia, suculenta, rica em nutrientes e fibras. Os benefícios do caju para a saúde são diversos. Ele promove desde o fortalecimento do sistema imunológico até a proteção da visão, do coração e muito mais!

 

Você sabia que a castanha é o verdadeiro fruto do cajueiro? Cientificamente, o caju é classificado com um pseudofruto. Ele é um alimento popularmente consumido em suco naturais, doces, sorvetes e até vinagretes. 

 

Entre os principais nutrientes do caju, podemos citar as vitaminas C, A, E e complexo B, além de diversos sais minerais. O pseudofruto é pouco calórico e ajuda o organismo de diversas maneiras. Se você quer descobrir um pouco mais sobre todos os benefícios do caju, continue a leitura deste post!

 

Fortalece o sistema imunológico, a pele e os cabelos

 

Um dos benefícios do caju é possuir cinco vezes mais vitamina C que a laranja, um nutriente importante, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir infecções. Além disso,  os antioxidantes presentes no caju ajudam a combater os radicais livres e o envelhecimento precoce, promovendo a saúde da pele e dos cabelos.

 

Contribui para saúde dos ossos

 

Ótima fonte de sais minerais, o caju é um alimento rico em magnésio, ferro, cálcio, potássio e zinco, nutrientes fundamentais para a saúde óssea. Estudos revelam que o magnésio ajuda no combate à osteoporose. Portanto, uma dieta balanceada com todos esses minerais é essencial para o fortalecimento dos ossos.

 

imagem da fruta na árvoere representando os benefícios do caju

Auxilia na prática de exercícios

 

Ideal para quem gosta de praticar exercícios, o caju proporciona aminoácidos de cadeia ramificada, chamada BCAA. Esses nutrientes ajudam os atletas de alta performance aumentando a capacidade de utilização da gordura como fonte de energia. Assim,  possibilitam melhora da execução e da prática dos exercícios.

 

Colabora com o ganho de massa muscular

 

Você já ouviu falar nas proteínas do caju? Elas estão presentes na castanha. Por si só, ela é uma ótima fonte de magnésio e potássio, minerais responsáveis por melhorar o desempenho durante as atividades físicas e promover a formação dos músculos.

 

Promove a saúde cardiovascular

 

Os benefícios do caju estendem-se para o coração. Como o nível de gordura presente no alimento é baixo, ajuda a reduzir tanto os níveis de colesterol total quanto de LDL. O caju auxilia na melhora da circulação e da pressão sanguínea, o que previne o surgimento de doenças cardíacas.

 

Controla o índice glicêmico

 

Rico em fibras solúveis, o caju proporciona uma digestão mais lenta de carboidratos, o que evita picos de insulina. Dessa forma, ele ajuda a controlar o índice glicêmico e a diabetes. Contudo, por possuir frutose, a recomendação é que o alimento seja incluído moderadamente na dieta.

 

Previne o surgimento de pedras nos rins

 

O colesterol é um dos grandes vilões responsáveis pela formação dos cálculos renais. Por isso, é importante consumir alimentos que reduzem os níveis de colesterol no organismo, como o caju. Vale ressaltar que o suco de caju também é um poderoso diurético, eficaz para a eliminação de líquidos.

 

Ajuda na prevenção e no combate ao câncer

 

Como o caju é antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiano, antitumoral, etc, ele colabora com a redução do estresse oxidativo. Assim, o pseudofruto ajuda na prevenção e no combate de alguns tipos de câncer, como mama, próstata e cólon.

 

Acelera o processo de cicatrização da pele

 

Além da vitamina C, o suco do caju inclui a vitamina K, um micronutriente fundamental para melhorar a coagulação sanguínea e o processo de cicatrização, consequentemente contribuindo para a recuperação e o fortalecimento do organismo.

 

Faz bem para a memória e a concentração

 

A castanha-de-caju contém grandes quantidades de vitamina E e gorduras poli-insaturadas, que evitam os danos causados pelos radicais livres às células saudáveis do cérebro, estimulando a memória e a concentração. Além disso, ajudam a prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson.

 

imagem da embalagem do suco da Natural One representando os benefícios do caju

Aproveite os benefícios do caju nos sucos da Natural One!

 

Quais benefícios do caju mais te surpreenderam? Com tantos deles, vale a pena inseri-lo na dieta do dia a dia. Que tal fazer isso com os refrescantes sucos 100% naturais da Natural One, preparados com frutas selecionadas, como se tivessem saído direto do pé?

 

No nosso site, temos o delicioso e refrescante suco de Caju, uma bebida sem aditivos, rica em vitamina C e preparada com os melhores ingredientes disponíveis no mercado. Ele pertence à nossa linha ambiente, ou seja, entre todos os benefícios do caju, pode ficar fora da geladeira até ser aberto, sem perder o gostinho refrescante!

 

Não deixe de conferir o nosso suco de Uva natural, uma bebida saborosa, rica em antioxidantes, vitaminas e minerais que proporcionam bem-estar ao organismo. A fruta possui baixo índice glicêmico e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você já ouviu falar em mindfulness e seus benefícios para a saúde mental e o bem-estar? Traduzida...