Search
Close this search box.

Confira 9 benefícios do espinafre para uma vida mais saudável!

SUMÁRIO

Lá pela década de 30, o desenho animado do marinheiro Popeye ajudou a popularizar os benefícios do espinafre para a saúde, principalmente como um vegetal capaz de ajudar a fortalecer os músculos. Versátil, com poucas calorias e muitos nutrientes, as vantagens do espinafre não param por aí!

Tal como os outros vegetais verde-escuros, o espinafre também é rico em vitaminas A, C, E e K, além de compostos fenólicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os benefícios do espinafre podem até não garantir superforça, mas auxiliam na prevenção de doenças e no combate ao envelhecimento precoce.

Além disso, o espinafre é uma ótima fonte de minerais, como potássio e cálcio — que ajudam a regular a pressão arterial — além de ferro, um nutriente fundamental para auxiliar na prevenção e no tratamento da anemia. Se você quer descobrir mais sobre quais são os benefícios do espinafre, continue com o Natural One neste post incrível!

Reforça o sistema imune e mantém a saúde dos ossos

Um dos benefícios do espinafre é fortalecer o sistema imunológico, devido à sua concentração de vitaminas A e C. Além disso, o vegetal é fonte de betacaroteno e outros componentes antioxidantes que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele, o estresse oxidativo e o aparecimento de doenças.

Você sabia que com o espinafre você pode preparar um suco para fortalecer os ossos? Isso mesmo, por ser rica em magnésio, fósforo e cálcio, a hortaliça pode auxiliar no fortalecimento e no aumento da resistência dos ossos, reduzindo as chances de fraturas e problemas como osteoporose em uma dieta equilibrada.

Melhora a saúde dos olhos e do cérebro

Fonte de antioxidantes, como luteína e zeaxantina, o espinafre também ajuda a melhorar a visão e a saúde ocular, combatendo os radicais livres responsáveis por causar danos às células dos olhos. Além disso, o vegetal ajuda a prevenir problemas de visão, como olhos secos, cegueira noturna e degeneração macular.

Com o espinafre, você consegue preparar um suco antioxidante, rico em vitamina E, luteína e anti-inflamatórios que protegem os neurônios de danos, mantendo o cérebro saudável. Dessa forma, ele ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

folhas do vegetal represetando os benefícios do espinafre

Controla a pressão arterial e protege o coração

Na Natural One, nós temos um suco com espinafre que é fonte de vitaminas E, C e K, além de nutrientes importantes para a saúde do coração, como o betacaroteno. Juntos, eles combatem a formação de colesterol oxidado, relacionada ao enrijecimento e à má-circulação sanguínea.

Vale ressaltar que o espinafre possui grandes quantidades de nitratos e potássio, substâncias que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos. Esse fator faz com que o sangue possa circular com mais facilidade, diminuindo a pressão arterial e contribuindo para a saúde cardiovascular.

A vitamina K, por exemplo, também é fundamental para regular a pressão arterial, ajudando no processo de absorção do cálcio nos ossos, além de impedir a calcificação dos vasos sanguíneos.

Ajuda no emagrecimento e reduz a prisão de ventre

Mais um dos benefícios do espinafre são as suas poucas calorias. Sejam cruas ou cozidas, suas folhas podem ser inseridas em cardápios e dietas voltados para a perda de peso. Isso acontece porque o vegetal é rico em fibras que aumentam a sensação de saciedade e reduzem a fome.

Além disso, as fibras são ótimas para manter o funcionamento adequado do intestino. Elas aceleram o trânsito intestinal, prevenindo e tratando a prisão de ventre. Para esse processo dar certo, é recomendado consumir bastante água, uma vez que as fibras precisam ser hidratadas para assegurar esse efeito laxativo.

Faz bem para quem tem anemia

Entre os minerais presentes no espinafre, o ferro e o ácido fólico são essenciais para quem tem anemia, uma condição de saúde na qual a hemoglobina no sangue está abaixo do normal, resultando no comprometimento do transporte de oxigênio no organismo.

Contudo, devido a ser um ferro inorgânico, é necessário combinar o consumo do espinafre com outros vegetais e frutas ricas em vitamina C para garantir uma boa absorção e utilização do mineral no organismo. Para te ajudar nesse processo, na Natural One, você encontra o delicioso e refrescante suco Veggie Limão.

Uma bebida surpreendente e 100% natural preparada com a combinação do suco de limão com gengibre, maçã, couve, espinafre e capim-santo. Ela proporciona vitamina C, diversos minerais e fibras com os benefícios que acabamos de conferir! Esse é um suco de espinafre que não pode ficar fora da sua dieta, né?

suco veggie limão da natural one que abriga os benefícios do espinafre

Conheça os tipos de espinafre

Existem dois tipos de espinafre que são geralmente cultivados para o nosso consumo. O espinafre comum tem folhas pequenas, com textura lisa ou crespa. Muito versátil, ele pode ser utilizado em receitas quentes e frias, principalmente a versão baby, que são as folhas colhidas antes dos estágios finais de crescimento.

Já o espinafre da Nova Zelândia, espécie mais cultivada no Brasil, possui folhas triangulares e pequenas, com uma textura um pouco áspera. O seu sabor lembra o espinafre comum. Esse tipo de hortaliça geralmente é recomendado para preparações quentes.

Tenha mais bem-estar com os sucos da Natural One!

Agora que você já descobriu mais sobre os benefícios e quais vitaminas tem o espinafre, não deixe de adicioná-lo à sua dieta para ter uma vida mais saudável, cheia de disposição para encarar a rotina!

Experimente também o nosso suco Veggie Beterraba, um refrescante mix de vegetais e frutas, sem aditivos ou conservantes, com inúmeras vantagens para o seu organismo. Com essa bebida, você garante mais nutrição a cada gole.

Você pode aproveitar tudo isso com os acessórios exclusivos da Natural One! No nosso catálogo, você encontra canudos reutilizáveis, garrafas de vidro, copos, bolsas térmicas e ímãs de geladeira. Não vai ficar de fora dessa, hein?

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você já ouviu falar em mindfulness e seus benefícios para a saúde mental e o bem-estar? Traduzida...