Search
Close this search box.

Benefícios do gengibre: confira o poder dessa poderosa raiz!

SUMÁRIO

Os benefícios do gengibre para a saúde e para beleza já são observados há milhares de anos, e o seu uso se tornou bastante versátil em sucos naturais, chás e em preparações de carnes, molhos e arroz. Porém, além do gostinho bem inconfundível, o gengibre também é rico em fibras, sais minerais e antioxidantes.

Entre os principais benefícios do gengibre, talvez os mais populares sejam as suas propriedades descongestionantes, que contribuem para a melhora de quadros de gripe, resfriado e até bronquite. Inclusive, essa poderosa raiz também pode ajudar a tratar dores de estômago, náuseas, cólicas menstruais, diarreia e muito mais!

Se você ainda não deu uma chance para o gengibre na sua dieta, então talvez você mude de ideia depois de descobrir mais sobre os benefícios do gengibre para a saúde. Continue a leitura com a Natural One neste post e se surpreenda com uma série de informações incríveis e valiosas que preparamos para você; veja só!

Quais são os nutrientes do gengibre?

Como mencionamos antes, o gengibre é uma ótima fonte de sais minerais, incluindo o potássio, o cobre, o cálcio e o magnésio. Além disso, essa planta medicinal também é rica em vitamina C e B6, sendo um um ótimo alimento com propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias.

Pode ajudar no emagrecimento

Por conter gingerol — um composto bioativo com propriedades termogênicas, o gengibre pode ajudar a acelerar o organismo, fazendo com que ele queime mais calorias e a gordura corporal. Esse processo resulta na perda de peso com saúde.

Os benefícios do gengibre ainda estimulam a eliminação do excesso de líquido do organismo (graças ao seu efeito diurético), ajudando a diminuir a sensação de inchaço. Outras vantagens dessa planta são a redução do apetite e a absorção de gorduras, o que também contribui para o emagrecimento.

Combate a azia e melhora a digestão 

No dia a dia, beber água com gengibre pode ajudar no processo digestão. Isso acontece porque a raiz contém compostos bioativos, como o shogaol, o gingerol e a zingerona, que possuem propriedades anti-inflamatórias, carminativas e antieméticas que reduzem a acidez e, consequentemente, a azia e os gases.

Estudos também apontam que o consumo diário de gengibre estimula o pâncreas a funcionar melhor e a gerar mais enzimas responsáveis por favorecer a absorção de nutrientes, facilitando a digestão. Ademais, o alimento contribui para a aceleração do esvaziamento do estômago de pacientes que sofrem de indigestão crônica.

Alivia náuseas e vômitos em diversos casos

Um delicioso e refrescante suco com gengibre pode ser exatamente aquilo de que você precisa para aliviar as sensações de náuseas e vômitos. Graças às suas propriedades antieméticas, a raiz auxilia na redução desses quadros, seja durante tratamentos de quimioterapia, gravidez ou nos primeiros dias após uma cirurgia.

Controla a pressão arterial

O chá com gengibre, além de ajudar a relaxar, também oferece propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anticoagulantes e vasodilatadoras, que ajudam a melhorar a elasticidade e o relaxamento das artérias. Esse processo facilita a circulação sanguínea e controla a pressão arterial.

Promove o crescimento saudável do cabelo

Isso mesmo, os benefícios do gengibre para o cabelo existem! Por causa de seus componentes anti-inflamatórios, antioxidantes e antissépticos, a planta pode contribuir com a melhora da circulação de sangue no nosso couro cabeludo, promovendo o crescimento saudável e fortalecimento dos fios.

Não podemos esquecer que os óleos essenciais de gengibre também ajudam a hidratar da raiz às pontas dos fios e a deixá-los ainda mais brilhantes. Já as vitaminas, os minerais e os ácidos graxos encontrados neste alimento são ótimos aliados para combater a caspa e outros fungos que contaminam o couro cabeludo.

Alivia dores musculares e a cólica menstrual

Se você sofre com dores musculares após o exercício físico ou com cólicas durante a menstruação, fique sabendo que o gengibre pode ser o seu aliado nesses momentos difíceis. Isso porque ele contém cineol e bornal, compostos bioativos com ação analgésica que ajudam a aliviar esses tipos de dores.

Como o gengibre também tem ação anti-inflamatória e relaxante, ele pode auxiliar na melhora de quadros de pessoas que sofrem com dores na articulações e doenças, como artrite, reumatismo e artrose.

Como incluir o gengibre na dieta?

Imagem de beneficios do gengibre

Os benefícios do gengibre podem estar presentes em diferentes preparações do alimento. Seja na forma desidratada, fresca ou em pó, em preparações simples como sucos naturais e chás, ou ainda em receitas mais elaboradas, como sopas, molhos ou saladas, você é quem decide como incluí-lo na dieta.

Então, se você quer fazer isso de maneira orgânica e saudável, aposte no suco Veggie Limão da Natural One, um delicioso mix de limão com gengibre, maçã, couve, espinafre e capim-santo. Essa bebida reúne os diversos nutrientes que acabamos de conferir, além de vários outros presentes nos demais ingredientes!

Outra opção muito deliciosa e refrescante é o nosso suco Veggie Beterraba, uma bebida preparada com o suco de beterraba com laranja, gengibre e limão, com um equilíbrio cítrico perfeito para todos os momentos. A bebida também conta com maçã, uma fruta que adoça naturalmente o suco na medida certa!

Se torne membro do clube de assinaturas da Natural One!

Ficou a fim de experimentar os nossos sucos 100% naturais? Não perca mais tempo, se torne um membro do nosso clube de assinaturas para garantir descontos exclusivos e muito mais!

Ao se tornar um assinante, você pode escolher os seus sucos favoritos e definir o melhor intervalo de entregas (semanal, quinzenal ou mensal) para eles chegarem à sua casa. Caso, inclusive, não queira mais receber, você não paga nada a mais por isso!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O alto nível de açúcar no sangue é um dos problemas causados, entre outros fatores, por má...