Search
Close this search box.

Benefícios do manganês: para que servem e onde encontrá-los

SUMÁRIO

Os sais minerais são essenciais para a saúde e o bem-estar. Os benefícios do manganês, por exemplo, estão relacionados à formação das células e dos ossos, ao fortalecimento do sistema imunológico, ao combate ao estresse oxidativo, entre outras funções responsáveis por manter uma boa saúde.


Os alimentos ricos em manganês costumam ser de origem vegetal, como aveia, trigo, milho, framboesa, abacaxi, morango, banana, etc. Esse mineral é absorvido no intestino delgado e deve ser consumido em pequenas quantidades para não sobrecarregar o organismo.


A concentração ocorre, principalmente, nos ossos, no fígado, nos rins e no pâncreas. Se você quer descobrir um pouco mais sobre o que é manganês, então continue a leitura deste post. A Natural One trouxe os principais benefícios do manganês que promovem o bem-estar e o funcionamento adequado do organismo.


Funções do manganês


O que o manganês causa no organismo também é importante para o fortalecimento do cérebro e dos nervos, o processo de cicatrização e a formação de colágeno. Estudos revelam que a deficiência pode contribuir para infertilidade, má formação óssea, tremores e até convulsões.


Em uma dieta equilibrada, os benefícios do manganês são essenciais para os sistemas enzimáticos, ajudando a melhorar a função motora e a audição, assim como prevenindo problemas neurológicos. Um dos papéis mais importantes desse mineral é a participação na produção da enzima superóxido dismutase.


Essa enzima é responsável por neutralizar os radicais livres e proteger o organismo contra o dano oxidativo, o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas. Vale lembrar que o manganês também auxilia no fortalecimento das células contra inflamações ou substâncias tóxicas. Veja outros benefícios a seguir.


pão feito com sementes que contam com os benefícios do manganês

Regula o metabolismo e controla os índices de glicemia


Entre os sais minerais, o manganês é um remédio natural que participa da produção de energia e metabolismo de nutrientes. Ele ajuda na digestão de proteínas, gorduras e carboidratos, consequentemente na produção de energia, sendo essencial para as demais funções do organismo.


A presença do manganês no organismo também está relacionada ao controle dos níveis de glicemia no sangue. Graças ao efeito antioxidante, ele demonstra eficácia no combate de doenças metabólicas, como o diabetes, melhorando as funções da insulina na corrente sanguínea.


Aumenta a absorção de nutrientes e melhora a digestão


Como dito antes, o manganês é um dos minerais mais versáteis para reações enzimáticas. Assim, ele ajuda na absorção de nutrientes, como as vitaminas E e do complexo B, além de outros minerais, como o magnésio.


Outro benefício do manganês é a manutenção do funcionamento adequado do sistema digestivo, uma vez que ele atua na absorção de gordura durante o processo de digestão, reduzindo a prisão de ventre e o desconforto intestinal.


Reduz os sintomas da TPM e combate as inflamações


Estudos mostram que os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), como alterações de humor, dores de cabeça, irritabilidade e depressão, podem ser aliviados consideravelmente a partir da presença do manganês no organismo. Por outro lado, a falta do mineral está relacionada ao agravamento desses sintomas.


Devido às propriedades antioxidantes, o manganês diminui as entorses e as inflamações, uma vez que auxilia no aumento do nível de superóxido dismutase. Normalmente, essa enzima é encontrada em baixos níveis em pessoas com artrite. O mineral também é indicado para reduzir os sintomas da doença.


Dicas de como incluir o manganês na dieta


Deu para perceber que os benefícios do manganês são superimportantes. Por isso, é ideal manter uma dieta rica e variada em alimentos com esse mineral, mas sem excesso.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de frutas e sucos naturais que são ótimas fontes de manganês para você incluir no seu dia a dia de forma simples e prática. Veja!


  • Framboesa: a fruta é rica em manganês e ácido elágico, um componente que ajuda a prevenir o câncer. O suco Pink Lemonade da Natural One, um mix de limão e framboesa, é ótimo para começar bem o dia com todos os benefícios que citamos!
  • Beterraba: rica em vitaminas A e K, o suco de Beterraba da Natural One fornece as quantidades diárias de manganês que o organismo precisa. Essa bebida também ajuda na promoção da saúde ocular, cutânea e imunológica.


suco pink lemonande que conta com os benefícios do manganês

Cuidado com o excesso


Vale ressaltar que o consumo exagerado do manganês pode intoxicar o organismo. Especialistas indicam a ingestão de apenas 11 miligramas do mineral por dia para os adultos e 9 miligramas para os adolescentes. O consumo excessivo do manganês pode comprometer a capacidade de absorção de ferro.


Casos de sobredosagem de manganês no organismo podem causar sintomas como tremores, movimentos mais lentos ou rigidez muscular, perda de apetite, alterações de humor, espasmos musculares, danos ao sistema nervoso central e depressão. Por isso, procure um profissional antes de investir na suplementação.


Bem-estar é com os sucos da Natural One!


No site da Natural One, você encontra diversas opções de sucos 100% naturais, produzidos com frutas selecionadas, sem aditivos, corantes e aromas artificiais. Experimente a natureza em você! É só conferir se já estamos entregando na sua região para receber os nossos produtos no conforto da sua casa!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabia que os benefícios da proteína impactam diretamente funções vitais do corpo humano? Sem as proteínas,...