Search
Close this search box.

Descubra 10 benefícios do pêssego e como consumi-lo

SUMÁRIO

Suculento, com um sabor doce e textura aveludada, o pêssego é uma fruta rica em vitaminas, fibras e minerais. Por isso, os benefícios do pêssego são bem-vindos em qualquer dieta. Ele pode ser consumido in natura ou em sucos naturais, ajudando a prevenir doenças, melhorar a saúde intestinal, cardiovascular e muito mais.


Entre as principais vitaminas do pêssego, estão: A, C e do complexo B. Elas são responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico e neurológico. Além disso, a fruta possui baixo teor calórico e é muito indicada para dietas focadas na perda de peso.


Que conhecer mais sobre cada um dos benefícios do pêssego para a saúde? Então, confira as informações e as curiosidades que a Natural One reuniu para você ficar por dentro de tudo que o pêssego oferece!


1 – Faz bem para o intestino


Estudos estimam que um pêssego médio fornece cerca de 10% da meta diária mínima de fibra. Ele previne a prisão de ventre e contribui para o funcionamento intestinal. Os prebióticos presentes na fruta também alimentam as bactérias benéficas no intestino, relacionadas à anti-inflamação, à imunidade e ao humor.


2 – Ajuda a controlar a diabetes


Fonte de antioxidantes e fibras que ajudam no controle do índice glicêmico, o pêssego consumido in natura, em sucos natuais ou vitaminas, é uma ótima opção para evitar a diabetes. A fruta também ajuda a equilibrar a glicemia em quem já convive com a doença. 


foto de fruta cortada ao meio representando os benefícios do pêssego


3 – Fortalece o sistema imunológico


Por ser uma fruta rica em vitamina C, flavonoides e antocianinas, o pêssego ajuda a aumentar a produção de anticorpos e fortalecer as células do sistema imune. Dessa forma, ele auxilia na prevenção e no combate de infecções, gripes e resfriados.


A vitamina A do pêssego ajuda a construir as membranas mucosas do sistema respiratório. Quando fortalecidas, elas formam barreiras mais eficazes de proteção para combater os germes na corrente sanguínea. Com o suco de pêssego natural, a ingestão desses nutrientes acontece com praticidade na rotina.


4 – Mantém a pele saudável


Além de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, os benefícios do pêssego para a pele são notáveis, graças à concentração de betacaroteno e vitamina C. O primeiro é responsável por ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol. Ele também melhora o bronzeamento e cria um brilho natural na derme.


Já a vitamina C é essencial para produção de colágeno, melhora da elasticidade da pele, prevenção contra a flacidez e o surgimento de marcas de expressão. Como o pêssego fresco é muito suculento, com mais de 85% de água, ele é um hidratante natural.


5 – Promove a saúde dos olhos


Você sabia que o pêssego é uma fruta rica em luteína e zeaxantina? Esses nutrientes auxiliam na proteção da retina e do cristalino, demonstrando capacidade de prevenir doenças como a degeneração macular e a catarata.


A vitamina A presente no pêssego também pode ajudar a conservar uma visão saudável. Embora incomum, a deficiência de vitamina A no organismo pode levar a uma condição chamada xeroftalmia, responsável por prejudicar a visão normal e causar a cegueira noturna.


6 – Previne doenças cardiovasculares


Outro dos benefícios do pêssego é o potássio, um nutriente importante para o equilíbrio do sódio no organismo e o controle da pressão arterial. Além disso, o pêssego é uma fonte de polifenóis com ação antioxidante, relacionados a uma menor incidência do risco de doenças cardiovasculares.


7 – Combate o estresse e promove a saúde do cérebro


Conhecidos por combater o estresse oxidativo, os antioxidantes encontrados no pêssego colaboram com a saúde do cérebro, já que o estresse oxidativo é conhecido por ser uma das causas de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e a síndrome de Parkinson.


8 – Auxilia no controle do colesterol “ruim”


Entre os benefícios do pêssego, as fibras solúveis e insolúveis podem reduzir a absorção de gordura no organismo, ajudando a diminuir e equilibrar os níveis de LDL, o “colesterol ruim”, no organismo. Assim, elas ajudam a prevenir doenças, tais como o infarto e aterosclerose.


9 – Possui ação anti-inflamatória


O pêssego contém carotenoides, compostos bioativos com ação anti-inflamatória capaz de reduzir o risco de doenças crônicas não transmissíveis. Isso porque, quando adicionados em uma rotina saudável, eles diminuem a resposta inflamatória do organismo, inibindo a ação dos radicais livres.


10 – Fortalece os dentes e os ossos


Os benefícios do pêssego também são observados no fortalecimento dos ossos e dos dentes. Devido à presença de minerais, como fósforo, cálcio, flúor e ferro, na composição da fruta, o organismo torna-se capaz de prevenir doenças relacionadas ao sistema ósseo, como a osteoporose, e reforçar a saúde dos dentes.


foto de suco de fruta representando os benefícios do pêssego

O melhor suco de pêssego, você encontra na Natural One!


E aí, quais benefícios do pêssego mais te surpreenderam? Você encontra todos eles nos sucos 100% naturais da Natural One! As nossas bebidas são preparadas com frutas cuidadosamente selecionadas para você experimentar a natureza a cada gole com o máximo de refrescância.


Aproveite para conferir o nosso suco de Uva! Essa deliciosa bebida é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais que se encaixam perfeitamente na sua rotina em casa ou no trabalho. Os nutrientes da fruta podem melhorar a saúde ocular e cardiovascular, além de regular a glicose. Está esperando o quê? Faça já o seu pedido!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Minimizar os impactos ambientais é de extrema urgência, e a logística reversa, também conhecida como Política Nacional...