Search
Close this search box.

Café da manhã para crianças: quais alimentos servir?

SUMÁRIO

Provavelmente, você já ouviu que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Durante todas as etapas da vida, especialmente na infância, o desjejum é fundamental para começar a rotina com energia e disposição. Além disso, o café da manhã para crianças colabora com o desenvolvimento saudável.

 

Porém, nem sempre é fácil fazer com que os pequenos se alimentem bem logo de manhã. Por isso, é interessante preparar um café da manhã saudável, rico em nutrientes essenciais, sem deixar de lado a criatividade para a criançada aproveitar cada momento em volta da mesa com a família.

 

Se você está à procura de ideias saudáveis, práticas e criativas para preparar um ótimo café da manhã infantil, continue com a gente neste post! Trouxemos algumas dicas e receitas nutritivas que fornecem a energia necessária para o seu filho brincar, aprender e se desenvolver.

 

Quais alimentos incluir no café da manhã para crianças?

 

Na hora da escolha dos alimentos, os especialistas recomendam opções que não estejam tão presentes em outras refeições do dia a dia da criança. O cardápio saudável infantil é composto pelos grupos essenciais de alimentos.

 

Ou seja, forneça vitaminas, sais minerais, carboidratos, proteínas, calorias e gorduras para o funcionamento adequado do organismo. Vale ressaltar que também é importante respeitar as preferências e a quantidade de alimentos que os pequenos estão dispostos a comer.

 

mãe e filha saboreando um deliciso café da manhã para crianças

Sucos naturais e frutas

 

Independentemente da escolha, as frutas no café da manhã são importantes fontes de vitaminas e fibras para toda a família. O desafio é descobrir quais são as preferidas da criançada e acrescentá-las nas refeições ao longo da semana. A vantagem das frutas é a variedade e a versatilidade para compor a dieta.

 

A preparação das frutas para crianças durante o café da manhã vai depender da sua imaginação. Elas podem ser incluídas no cardápio por saladas de frutas, vitaminas, sucos, geleias e diversas receitas. O importante é introduzir o alimento de maneira natural na alimentação diária dos pequenos. 

 

Os sucos naturais possuem a vantagem de serem práticos para o consumo, o armazenamento e o transporte no dia a dia. Eles são ótimas opções para manter os filhos hidratados, saudáveis e com as energias recarregadas durante as atividades em casa ou na escola.

 

Leite e derivados

 

Muito comum na primeira refeição do dia dos brasileiros, o leite também pode ser adicionado no café da manhã para crianças. A bebida ajuda na manutenção do cálcio no organismo, no reforço proteico e no fornecimento de nutrientes para a produção de anticorpos, oferecendo maior sensação de saciedade após a refeição.

 

Os derivados do leite, como iogurtes naturais e queijos, também são ótimas opções para compor o cardápio matinal das crianças. Nutricionistas recomendam a escolha do leite e do iogurte integral, pois eles possuem menor teor de gordura. Em relação aos queijos, opte pelo fresco, rico em proteínas e gorduras boas.

 

Pães, ovos e bolos

 

Os pães são excelentes fontes de carboidratos para o café da manhã para crianças, podendo ser utilizados na preparação de sanduíches ou torradas. As opções integrais e de fermentação natural são as mais recomendadas pelos nutricionistas, pois são mais ricas em fibras e proporcionam mais saciedade. 

 

Na hora de oferecer os ovos, há diferentes opções: cozidos, mexidos ou omeletes. Eles são ótimas fontes de proteína e podem ser consumidos junto do pão ou do queijo durante a manhã.

 

Outra opção de carboidrato bem popular e interessante para o café da manhã para crianças são os bolos caseiros. As receitas podem levar diferentes farinhas integrais, como aveia, tapioca, batata-doce e mandioca.

 

Receita de panqueca de maçã

 

Você sabia que a maçã integra o grupo dos superalimentos? A fruta é rica em vitaminas, fibras e minerais que podem prevenir diversas doenças, fortalecer o sistema imunológico, entre outros benefícios. Uma das opções de consumo é a panqueca de maçã, uma receita saudável e superprática.

 

Ingredientes

 

  • 1 e 1/2 xícara de trigo;
  • 2 colheres de fermento;
  • 1/2 xícara de leite;
  • 2 ovos levemente batidos;
  • 2 maçãs picadas;
  • 2 pitadas de canela;
  • 2 colheres de margarina.
 

Modo de preparo

 

Em um recipiente, misture todos os ingredientes secos. Depois, acrescente os ovos e o leite até a massa ficar homogênea. Então, adicione as maçãs e mexa novamente. Unte uma frigideira e despeje a massa no meio, formando um disco. Deixe dourar por dois minutos e vire para o outro lado. Sirva com mel ou frutas.

 

Receita de salada de frutas

 

A salada de frutas pode ser incluída no lanche da tarde e no café da manhã para crianças. Refrescante e muito fácil de fazer, a receita é uma alternativa para os dias mais quentes ou as refeições mais rápidas. O ponto forte é manter a praticidade sem deixar de oferecer todos os benefícios de cada uma das frutas.

 

Ingredientes

 

 

Modo de preparo

 

Comece descascando as bananas, o mamão e o abacaxi. Em seguida, lave os morangos e as maçãs em água corrente. Feito isso, pique todas as frutas em cubinhos pequenos. Em um recipiente, coloque todas as frutas e 300 ml de suco de laranja. Misture tudo e sirva a salada gelada.

 

família saboreando um delicioso café da manhã para crianças

Inclua os sucos da Natural One no seu café da manhã!

 

No nosso Instagram, você confere mais dicas de receitas incríveis para preparar um delicioso café da manhã para crianças com os produtos da Natural One! No site, entre os sucos naturais, é possível encontrar opções em embalagens de 180 ml, perfeito para os pequeninos. Não perca tempo! Confira todos os sabores, escolha sua receita favorita e aproveite! 

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabia que os benefícios da proteína impactam diretamente funções vitais do corpo humano? Sem as proteínas,...