Search
Close this search box.

Como surgiu o suco natural de uva? Confira os detalhes da história dessa bebida

SUMÁRIO

Os sucos naturais são bebidas muito procuradas para consumo no dia a dia. Afinal, eles são nutritivos e contribuem para a saúde do nosso organismo. Além de deliciosos, também fornecem mais energia para lidar com os dias mais agitados. Porém, você sabe como surgiu o suco natural

Apesar de essa ser uma bebida muito conhecida, muitas pessoas não sabem como o suco natural surgiu. Por isso, a fim de acabar com todas as dúvidas que você tenha sobre o assunto, a Natural One preparou este conteúdo com informações sobre a história da bebida. Confira a seguir! 

Imagem de uma família segurando embalagens de suco

Conheça a história do suco natural de uva

O surgimento do suco natural de uva está ligado à produção de vinho, que ocorreu pela primeira vez em 6.000 a.C. Segundo a lenda, o rei persa Jamshid pedia aos súditos que armazenassem uvas em jarros para consumi-las fora da época de colheita. Para evitar que eles as comessem, o governador inventou um boato de que o líquido era um veneno.

Apesar disso, uma mulher do reino tomou a bebida na tentativa de se suicidar. Entretanto, em vez de morrer, ela ficou mais alegre e, depois, sonolenta. Após isso, o vinho foi descoberto e o rei de Jamshid ordenou que ele fosse produzido em grande quantidade. 

Surgimento do suco de uva 

Segundo os registros, o suco natural de uva foi o primeiro sabor feito de forma industrializada. Existem informações de que esse preparo foi obra de Thomas Welch, um dentista que morava em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Welch teria processado o suco pela primeira vez no final de 1860. Na época, ele colheu uvas do próprio quintal com a ajuda dos filhos e da esposa. Depois, extraiu o suco macerando as frutas com a ajuda de uma bolsa de pano. Por fim, ele armazenou o líquido em garrafas de vidro. 

O processo usado pelo dentista na fabricação foi a pasteurização, método desenvolvido pelo cientista francês Louis Pasteur. Visando acabar com micro-organismos encontrados em vinhos, ele acontece pelo aquecimento seguido do resfriamento brusco da bebida.

A ideia inicial do dentista era fazer um vinho para a igreja, sem álcool, já que não passava pelo processo de fermentação. No entanto, o objetivo inicial não deu certo. Alguns anos depois, o filho de Welch, Charles, criou uma fábrica e começou a comercializar o suco de uva nos EUA. 

Qual é a importância histórica do surgimento do suco natural?

Com a experiência de produção de suco natural de uva de Tomás Welch e a comprovação de que a metodologia de Pasteur daria certo, houve um marco histórico na produção de suco industrial. Assim, começaram a surgir as primeiras fábricas focadas nesse setor. 

Como surgiu o suco natural no Brasil?

Já em território nacional, assim como foi a produção de vinho, o suco de uva começou a ser feito depois da chegada dos colonizadores, em especial, os italianos. Os primeiros locais a terem uma produção do suco da fruta em maior volume foram Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Biribiri. 

Imagem de um copo de suco

Benefícios do suco natural 

Os sucos naturais propiciam uma série de benefícios para o nosso organismo. Eles contribuem, principalmente, para a hidratação, atuando como fontes de minerais, vitaminas e fibras. Eles ainda ajudam no processo de digestão, melhorando o funcionamento do intestino. 

Por conta das fibras existentes neles, ainda são bons para controlar os níveis de glicose e colesterol. Já as vitaminas e os minerais auxiliam no melhor funcionamento do sistema imunológico, contribuindo com o metabolismo e o crescimento de células. Fora isso, dependendo do sabor, existem nutrientes específicos de cada fruta.

Curiosidades sobre o suco de uva

Como você viu acima, o suco de uva foi pioneiro na produção de suco natural industrial no mundo. Por isso, a fim de que você entenda mais sobre a bebida, separamos algumas curiosidades a seguir: 

  • o crescente consumo do suco de uva no Brasil contribuiu para que os produtores pudessem aproveitar as uvas que são consideradas “menos nobres” e, por isso, não podiam ser usadas na produção de vinhos finos;
  • os antioxidantes presentes no suco de uva auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Também têm efeitos positivos na diminuição da pressão arterial;
  • De acordo com dados da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), o volume de suco integral de uva comercializado no Brasil ultrapassa os 200 milhões de litros por ano e tem crescimento constante. 

Natural One: sucos 100% naturais com o sabor da fruta!

Agora que você já sabe a origem do suco, que tal aproveitar essa deliciosa bebida de uma forma prática? Com a Natural One, você pode! Somos pioneiros na produção de sucos 100% naturais, além de estarmos em mais de 15 países com um único objetivo: levar o sabor genuíno da fruta a cada gole!

Todos os nossos sucos são produzidos com processos de alta tecnologia, com o intuito de preservar o sabor da fruta. Os produtos ainda são conservados por meio de um processo de envase antisséptico a frio, método que impede a proliferação de microrganismos, além de prolongar a validade do produto. 

No catálogo, você encontra mais de dez sabores de sucos naturais de garrafada como acerola, laranja, maçã, pêssego, caju, maracujá, goiaba, entre outros — além, é claro, do primeiro suco natural do mundo, o de uva. Por lá, você ainda confere sucos que podem ser mantidos em temperatura ambiente e outros que precisam do frescor da geladeira para serem conservados. 

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O alto nível de açúcar no sangue é um dos problemas causados, entre outros fatores, por má...