Search
Close this search box.

Imagem de tubérculos

Conheça 6 tipos de tubérculos e melhore a sua alimentação

SUMÁRIO

Comer bem é o ponto de partida para ter uma vida mais saudável. Por isso, é sempre bom estar familiarizado com alimentos naturais e incluí-los no cardápio. Conhecer os tipos de tubérculos, por exemplo, é uma alternativa para incrementar a dieta.

A Natural One trouxe este artigo para ajudá-lo a iniciar uma nova fase nutricional apostando nessas raízes superpoderosas! Então, fique atento às informações a seguir sobre os diferentes tipos de tubérculos. Bom apetite!

Imagem de tubérculos

O que são tubérculos?

Os tubérculos nada mais são do que raízes que concentram nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas. Quando eles são incluídos no cardápio, esses nutrientes passam a beneficiar também os seres humanos.

A boa notícia é que existem diversos tipos de tubérculos na natureza, havendo, assim, a opção de escolher um para cada dia da semana. Com isso, você irá adquirir uma alimentação nutritiva e, ao mesmo tempo, saborosa e diversificada.

Qual o diferencial dos tubérculos?

Quando os especialistas falam sobre o que são alimentos tubérculos, a primeira vantagem levada em conta é a concentração de nutrientes em um só alimento. Ainda assim, é possível destacar outros benefícios que os diversos tipos de tubérculos podem oferecer.

Por exemplo, eles são muito versáteis na culinária, podendo ser cozidos normalmente ou no vapor, assados, fritos, usados em sopas, em saladas, em purês, além de comporem muitos outros pratos. Um detalhe que torna o consumo dos tubérculos ainda mais acessível é a fácil adaptação do cultivo da raiz a qualquer ambiente.

Por que consumir raízes?

Agora que você já sabe o que é tubérculo, é importante entender por que incluir esse alimento na sua dieta. A seguir, você pode conferir uma lista com os principais motivos para ser um consumidor assíduo desse rico alimento.

Propriedades medicinais

Algumas raízes possuem propriedades medicinais reconhecidas cientificamente. O gengibre, por exemplo, tem propriedade anti-inflamatória e funciona perfeitamente contra a náusea. Já a batata-doce possui antioxidantes eficazes no combate contra os radicais livres no corpo.

Auxílio no emagrecimento

Um dos benefícios ao ingerir os diversos tipos de tubérculos é o controle do peso, que ocorre graças à concentração de fibras nesses alimentos e à consequente sensação de saciedade que eles proporcionam. Ou seja, a ingestão de tubérculos evita que a pessoa coma em excesso.

Fonte de energia

O alto teor de carboidratos na forma de amido torna as raízes grandes fontes de energia. Por isso, podem ser um excelente alimento para atletas e pessoas muito ativas, que necessitam de energia por mais tempo.

Saúde digestiva

O conteúdo de fibras dietéticas auxilia na saúde digestiva, ajudando a regular o intestino. Sendo assim, evita a constipação e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Ecologicamente sustentável

O cultivo das raízes é muito mais sustentável do que o de outras culturas alimentares, pois exige menos água e insumos químicos. Além disso, elas podem ser cultivadas em qualquer solo e clima.

Ricos em nutrientes

Esses alimentos são fontes de vitaminas, como a vitamina C, e várias do complexo B, além de minerais, como potássio, magnésio e ferro, e de antioxidantes, que, juntos, auxiliam no bom funcionamento do corpo.

Diversidade na dieta

Ao saber o que significa tubérculo, é possível destacar a variedade de opções de raízes. Esse detalhe possibilita que a pessoa consuma nutrientes diversificados, o que contribui para uma alimentação equilibrada.

Conheça 6 tipos de tubérculos

Portanto, apostar nessa diversidade de nutrientes pode ser uma ótima alternativa para quem deseja ter uma dieta equilibrada. No intuito de ajudá-lo nesse processo, a Natural One destacou seis opções de raízes capazes de contribuir para a manutenção da sua saúde. Confira a seguir.

1 – Batata

As batatas são os exemplares mais populares e se adequam a diversos tipos de receita. Elas são ricas em carboidratos, em vitamina C, em minerais, como potássio e magnésio, e em vitaminas do complexo B. Uma dica é consumir a batata com casca, para se beneficiar de ainda mais fibras e nutrientes.

2 – Mandioca

A mandioca, também chamada de aipim ou de macaxeira, é conhecida como a raiz da energia, pelo seu alto teor de carboidrato e de caloria. É ideal para o cuidado com a saúde intestinal e para o controle dos níveis de açúcar no sangue.

3 – Beterraba

O seu valor não está apenas na sua cor viva, mas também no alto teor de antioxidantes que concentra e em suas propriedades anti-inflamatórias, eficazes na prevenção contra doenças crônicas.

4 – Inhame

Rico em fibras, em vitaminas do complexo B e C e em minerais, como potássio e manganês, o inhame é uma raiz bastante versátil. Além disso, é uma fonte importante de antioxidantes.

5 – Batata-doce

A batata-doce é rica em betacaroteno, ou seja, cuida da saúde ocular, da imunidade e da pele. É um alimento rico em fibras, em vitaminas do complexo B e em minerais, como ferro e cálcio. Além disso, possui uma doçura que agrada a todas as idades.

6 – Batata yacon

A batata yacon é um tubérculo originário dos Andes, conhecido por seu sabor doce e textura crocante. Rica em água e baixo teor calórico, a yacon é fonte de vitaminas, como a vitamina C, e minerais, como potássio e cálcio, contribuindo para uma dieta equilibrada e saudável.

Imagem de tubérculos

Seja saudável com a Natural One

Os tipos de tubérculos podem ser importantes, e mais ainda quando aliados à vida saudável, assim como os produtos da Natural One. Porém, devem ser consumidos em quantidades equilibradas.

Ao incluir os sucos 100% naturais e os alimentos ricos em nutrientes, como as raízes, você pode ter muitos benefícios. Confira o catálogo e escolha os produtos para começar hoje a sua dieta saudável!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O alto nível de açúcar no sangue é um dos problemas causados, entre outros fatores, por má...