Search
Close this search box.

CONHEÇA O PROJETO URUCUNA

SUMÁRIO

O Coletivo Natural é uma iniciativa da Natural One que reúne apaixonados pela natureza e ajuda a tirar do papel projetos que colaboram para a preservação do meio ambiente. Alguns critérios são avaliados pela banca seletora, assim premiando os vencedores com uma boa quantia em dinheiro e mentorias poderosas e capazes de ampliar a visão do negócio.

 

 

Em 2022 aconteceu a 2ª edição, e o projeto Urucuna foi um dos vencedores. Batemos um papo com a Ligia Tatto, que é cofundadora da Urucuna. Ela falou sobre o projeto e contou como foi participar do Coletivo Natural. Confira!

O que é o projeto e como ele surgiu?

Criada por duas irmãs que desde a infância apreciam e convivem com comunidades tradicionais e indígenas, a Urucuna é um negócio de bem-estar para casa que tem o objetivo de agregar valor aos produtos da biodiversidade e ao uso sustentável dos recursos naturais. A ideia é valorizar e respeitar o modo de vida e os conhecimentos tradicionais, além de escalar o negócio sem deixar de lado o impacto socioambiental positivo.

Produzimos aromas de ambiente naturais com embalagens artesanais em parceria com povos indígenas e cooperativas extrativistas de manejo sustentável da Amazônia, seguindo os preceitos do comércio ético.

Como foi a experiência de participar do Coletivo Natural?

O Coletivo Natural foi um grande presente que recebemos, tanto pelas mentorias como pelo suporte de todos, e também pelo incentivo e facilitação do nosso poder de sonhar e ir mais longe. 

Desde o processo de seleção, aprendemos muito enquanto Urucuna, mas principalmente enquanto pessoas e empreendedoras de impacto que lidam com a valorização do que é natural e humano.

Quais são as maiores conquistas que o Coletivo Natural ajudou vocês a alcançarem?

Com o Coletivo Natural, conseguimos melhorar nossa gestão como um todo, passando pela nossa relação com os setores de marketing, financeiro, pessoas e até mesmo por nossa própria motivação enquanto empreendedoras.

De que forma a mentoria ajudou o negócio e sua visão empreendedora?

O Coletivo nos auxiliou a ter uma visão mais clara e segura do nosso negócio, validando e apoiando as nossas escolhas dentro da empresa e, de quebra, por meio da Rafa Cappai, trazendo uma nova forma de ver o marketing que tem muito mais eficácia e é muito mais a nossa cara! 

Quais são as expectativas para o futuro da marca?

 

Nos próximos anos, esperamos ver a Urucuna trabalhando com mais de vinte povos distintos em diferentes biomas do Brasil, contribuindo, assim, em mais hectares de floresta em pé preservados por esses povos, e com contratos assinados de parceria seguindo todos os preceitos do comércio ético e justo. 

 

Além disso, pretendemos criar mais produtos em parceria com povos indígenas e comunidades tradicionais, aumentando nosso portfólio e, consequentemente, nosso impacto.

Pretendemos ter uma presença internacional ainda mais forte e nos posicionar em um mercado que valoriza o impacto socioambiental que causamos, a arte indígena, os óleos e as manteigas de bioinsumos nativos da nossa natureza brasileira. 

Queremos aumentar nossa relevância dentro da rede Origens Brasil, adquirir o selo de Empresa B e agir em conjunto com outras iniciativas e coletivos que contribuem em todo o nosso ecossistema de impacto.

Qual recado você gostaria de passar para quem tem um projeto sustentável?

 

Caso você ainda não tenha tirado seu projeto do papel, vá em frente! O caminho é cheio de trabalho e muitos desafios, mas as pessoas que você vai conhecer, o suporte que receberá de organizações e coletivos, além do impacto socioambiental positivo que você verá acontecendo através das suas mãos, tudo isso vale muito a pena! 

A necessidade de mudança do mundo é urgente. Não espere estar 100% pronto para dar o próximo passo; é no caminho que vamos nos construindo

O Projeto Urucuna tem tudo a ver com a Natural One

A Natural One também existe para levar o melhor da natureza para as pessoas, a fim de oferecer uma vida mais natural e saudável. Por isso, oferecemos sucos 100% naturais, para você sentir um pouquinho da natureza a cada gole. Confira agora mesmo e aproveite!

Você tem um sonho? Esse sonho tem a ver, de alguma forma, com sustentabilidade? 

Então prepare-se: ele pode se tornar real. Fique ligado em nossas redes sociais para saber quando será lançada a 3ª edição.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabia que os benefícios da proteína impactam diretamente funções vitais do corpo humano? Sem as proteínas,...