Search
Close this search box.

Imagem de aveia num pote

Conheça opções de carboidratos bons: energia e nutrição em uma única fonte

SUMÁRIO

Uma dúvida muito comum de quem vai iniciar uma dieta é se existem carboidratos bons. Afinal, esses alimentos são frequentemente associados a altos níveis de açúcar no sangue. Porém, existem alimentos desse grupo que podem te ajudar a manter a forma e a conquistar a definição muscular.

A seguir, você vai descobrir que os carboidratos têm funções muito importantes para o organismo e, assim como outros grupos alimentares, precisa estar nas suas refeições. Veja ainda quais são os benefícios desses alimentos e as opções ricas em nutrientes que você precisa incluir no seu cardápio.

Imagem de bananas cortadas

Carboidratos bons X ruins: qual é a diferença?

Antes de entender as vantagens desses alimentos para o organismo, é importante saber o que são carboidratos bons. Os benéficos são complexos, ou seja, são formados, principalmente, por fibras mais fáceis de serem quebradas e, por isso, levam mais tempo para serem absorvidas pelo organismo. Dessa forma, ao consumi-los, você ficará saciado por mais tempo.

Já os carboidratos considerados “ruins”, como balas, refrigerantes, bolos, chocolates, biscoitos, dentre outros, são digeridos rapidamente pelo organismo e produzem muito mais glicose no sangue. Isso pode provocar o aumento do apetite e até trazer complicações para a saúde, como a diabetes.

5 opções de carboidratos saudáveis

Os alimentos com carboidratos bons trazem diversos benefícios para o corpo. Dentre eles, está o fornecimento de energia, já que ajudam a manter níveis adequados de disposição ao longo do dia. Também contribuem com a regulação do açúcar no sangue, uma vez que liberam a glicose gradualmente na corrente sanguínea.

Ainda são uma ótima fonte de fibras alimentares, auxiliando na digestão saudável, na prevenção da constipação e na manutenção do peso corporal. Quer aproveitar todas essas vantagens para o seu corpo e ter uma dieta mais saudável? Então, veja a seguir a lista de alimentos ricos em carboidratos!

1 – Banana

Se você está em dúvida de quais são os carboidratos bons, saiba que a banana é um bom exemplo desse grupo de alimentos. Com um sabor superagradável e amplamente consumida no mundo, essa fruta é rica em nutrientes essenciais para o organismo, como fibras e antioxidantes, além de vitaminas B6 e C.

Também possui um alto teor de potássio, mineral que é muito importante para a saúde dos músculos e do coração. O nutriente ainda auxilia na força muscular e na regulação da pressão arterial. Juntamente com o magnésio, o alimento ainda tem um papel importante na prevenção de cãibras musculares.

2 – Manga

Fruta tropical e saborosa, a manga oferece diferentes benefícios para a saúde, por conta da sua rica composição nutricional. É uma excelente fonte de vitaminas como, A, C, E e K. Também contém antioxidantes, como carotenoides e flavonoides, que ajudam a combater os danos causados por radicais livres.

Além disso, o betacaroteno presente na fruta é conhecido por promover uma pele brilhante e saudável, o que pode reduzir danos causados pelo sol. Por conta da vitamina C presente nela, também é uma boa forma de fortalecer o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater doenças e infecções.

3 – Uva

Ainda na lista de opções de frutas ricas em carboidratos bons, está a uva. Podendo ser encontrada em uma grande variedade de cores, como verde, preta e vermelha, são conhecidas pelo seu sabor doce e versatilidade.

Fora isso, é rica em nutrientes, como o resveratrol, que tem propriedades cardioprotetoras, o que ajuda a melhorar a saúde cardiovascular. Também possui potássio, que auxilia na regulação da pressão arterial e diminui o risco de hipertensão.

4 – Batata inglesa

E que tal uma opção que pode ser preparada de forma salgada no almoço ou no jantar? A batata inglesa é uma boa opção nesse momento. Conhecida também como batata branca, é um alimento básico em muitas dietas.

Além de carboidrato, ela também é rica em amido, que é digerido lentamente pelo corpo, proporcionando a liberação constante de energia. Ainda possui ótimas vitaminas e minerais, como o folato, potássio e a vitamina B6.

5 – Aveia

Agora, se você está em busca do carboidrato da aveia, saiba que este cereal também possui um alto teor nutritivo. A dica é optar pela opção integral, que é mais saudável. Como é versátil, pode ser usada com frutas, mingau, panquecas, smoothies e muito mais.

A aveia também tem ótimas fibras solúveis, como as betaglucanas, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim), promovendo a saúde cardiovascular. Ainda contém proteínas vegetais que fornecem aminoácidos fundamentais para o crescimento muscular.

Imagem de manga cortada

Natural One: bebidas de aveia com carboidratos bons

Outra opção de alimentos com carboidratos bons são as bebidas de aveia da Natural One. Ricas em cálcio, elas podem ser consumidas puras, com cereais ou como lanches a qualquer hora. Estão disponíveis em 4 deliciosos sabores: Original, Frutas Vermelhas, Capuccino e Cacau. Prove agora mesmo!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Além de ser conhecido pelas temperaturas mais amenas e pelas quedas das folhas, o outono também é...