Search
Close this search box.

Imagem de uma mulher se alimentando

Conheça os benefícios da proteína para o corpo

SUMÁRIO

Você sabia que os benefícios da proteína impactam diretamente funções vitais do corpo humano? Sem as proteínas, não seria possível a produção de enzimas e de hormônios, o fortalecimento do sistema imunológico e a formação de tecidos.

A Natural One trouxe este artigo para ajudar você a ter uma vida saudável, a partir do consumo equilibrado de proteínas por meio de alimentos como carnes, laticínios, leguminosas e grãos. Quer saber mais sobre esse importante composto orgânico? Confira a seguir quais os benefícios das proteínas e como se munir deles.

Imagem de comidas saudáveis

O que são proteínas?

Quimicamente falando, as proteínas são moléculas importantes para a estrutura e a função celular. Elas apresentam aminoácidos em sua composição, que se combinam de maneiras variadas para produzir tipos de proteínas diferentes.

A falta de proteína pode causar diversos problemas ao corpo humano, como a perda de massa muscular, o comprometimento no desenvolvimento mental, a fragilização do sistema imunológico e o crescimento inadequado.

Quais são os tipos de proteínas?

Este rico composto apresenta tipos variados, com funções bem específicas, voltadas para a preservação da saúde. Abaixo, conheça os tipos, classificados por função biológica, e aprenda um pouco mais sobre as proteínas.

Proteínas enzimáticas

Basicamente, as proteínas enzimáticas são responsáveis por controlar a velocidade e por regular as reações do organismo. Em outras palavras, elas catalisam as reações químicas, como a amilase e a lactase.

Proteínas estruturais

As proteínas estruturais desempenham o papel de formar a estrutura das células e dos tecidos. O colágeno e a elastina são exemplos desse tipo de proteína, sendo a primeira responsável pelo fortalecimento da pele, dos ossos e da massa muscular, enquanto a segunda, por sua vez, é responsável por conferir elasticidade aos tecidos.

Proteínas transportadoras

Elas são responsáveis por transportar nutrientes para dentro das células. A hemoglobina é um exemplo desse tipo de proteína, que tem a função de transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo.

Proteínas motoras

As proteínas motoras convertem energia química em energia mecânica, algo essencial para o movimento das células e do organismo. A actina e a miosina são exemplos de compostos com essa função.

Proteínas regulatórias

Elas têm a função de controlar os processos biológicos do corpo. A insulina é o exemplo clássico das proteínas regulatórias, pois controla a entrada de glicose nas células. Outro exemplo de proteína regulatória é o hormônio do crescimento.

Proteínas de defesa

Você sabia que os anticorpos são proteínas que defendem o corpo de ataques externos? Então, além de exercerem tantas outras funções, elas servem, sobretudo, para cuidar do sistema imunológico.

Proteínas de armazenamento

São uma espécie de reservatório de aminoácidos, os quais serão utilizados pelo corpo posteriormente. Ou seja, a função dessas proteínas é garantir que o corpo tenha um funcionamento adequado.

Quais são as fontes de proteínas?

Agora que você já entende o que são proteínas e por que elas são muito importantes para a saúde, o próximo passo é saber como tê-las sempre no organismo. Um dos fatores que contribui muito para isso é a boa alimentação.

Peça orientação ao seu nutricionista para construir um cardápio balanceado. Lembrando que, para maximizar os efeitos positivos, é importante consumir uma variedade de proteínas animal e vegetal. Enquanto isso, confira a seguir algumas opções de alimentos ricos em proteínas que podem fazer parte da sua dieta:

  • Ovo de galinha;
  • Carnes magras (peixe, bacalhau, carne suína, carne vermelha, frango);
  • Laticínios (leite e derivados);
  • Leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico);
  • Cereais (arroz, aveia, centeio, cevada);
  • Oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim, pistache);
  • Frutas (abacate, amora, kiwi).

Afinal, quais são os benefícios da proteína?

Quando você consome alimentos saudáveis com regularidade, os benefícios da proteína logo aparecem! O mais interessante é que esse composto contribui com diversas funções do corpo, listadas a seguir:

Conservação da massa muscular

Um dos benefícios da proteína é a preservação da massa muscular. Essa ação faz toda diferença, principalmente para os idosos, para as pessoas que estão em período de perda de peso e, também, para as que são fisicamente ativas.

Formação de enzimas e de hormônios

Muitas enzimas e hormônios são proteínas ou derivados de proteínas, responsáveis por regular processos metabólicos e funções corporais, como a digestão e a regulação do açúcar no sangue.

Auxílio no emagrecimento

Converse com o seu nutricionista sobre a possibilidade de aproveitar os benefícios da proteína para perder o peso que você deseja. O composto pode ser um ótimo aliado, uma vez que promove a sensação de saciedade, reduzindo, assim, a ingestão de calorias.

Fortalecimento do sistema imunológico

Como já dito, as proteínas também têm a função de defender o corpo contra ataques externos. Dessa forma, por meio da ingestão adequada de proteínas, encontradas em frutas e em outros alimentos, o corpo estará mais protegido.

Transporte e armazenamento de nutrientes

É possível compreender a importância das proteínas para o bom funcionamento do corpo quando se sabe que elas são as responsáveis por transportar o oxigênio pelo sangue e por levar nutrientes para as células.

Construção e reparo dos tecidos

Os músculos, a pele, os ossos e os órgãos precisam das proteínas para se manter saudáveis. Portanto, quando você consome a quantidade indicada de proteínas, por meio da ingestão de peixes e de outros alimentos, estes tecidos corporais estarão adequadamente resguardados.

Imagem de uma mulher se alimentando

Tenha uma alimentação saudável com a Natural One

Como você pode perceber, ter uma alimentação saudável é uma das principais formas de garantir boa saúde. Ou seja, para que o corpo conheça os benefícios da proteína, é muito importante que este composto seja ingerido de maneira apropriada.

Com a Natural One, você aprende a cuidar da saúde por meio da boa alimentação. No catálogo, você encontra opções saudáveis de sucos 100% naturais, produzidos com alta tecnologia. Experimente os produtos agora mesmo!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Comer bem é o ponto de partida para ter uma vida mais saudável. Por isso, é sempre...