Search
Close this search box.

Corantes alimentícios: entenda porque evitá-los

SUMÁRIO

As cores possuem um apelo visual muito grande em comidas e bebidas: quanto mais coloridas, mais interessantes ficam. Dessa forma, surgiram os corantes alimentícios, com o propósito de atrair os consumidores, independentemente dos ingredientes que os produtos carregam. 


Os corantes fazem com que os sabores sejam associados às cores que os produtos apresentam. Uma bala com sabor de morango deve ser avermelhada para remeter à fruta, assim como um picolé de uva deve ser roxo, por exemplo. Sem as cores, esses itens não fariam metade do sucesso.


Se parecem tão interessantes, por que é comum ouvir dizer que corante faz mal? Já adiantamos que ele é responsável por alterar características físicas, químicas e sensoriais das mercadorias, podendo causar diversos danos para quem o consome com certa frequência. Entenda um pouco melhor sobre essa substância, a seguir!


Tipos de corantes alimentícios

Os corantes se dividem em três tipos: artificiais, naturais e de caramelo. Entenda melhor sobre cada um deles: se contêm benefícios e qual é o propósito do seu uso.


Corantes artificiais

Os corantes sintéticos são os mais famosos por estarem incluídos em inúmeros produtos no mercado. Porém, embora sejam muito usados, são aditivos sem valor nutricional. O único propósito é trazer mais cor para alimentos e bebidas. 


Corantes naturais

Por serem extraídos de forma vegetal ou animal, os corantes naturais não costumam fazer mal à saúde. Os mais utilizados são: extrato de urucum, carmim de cochonilha, curcumina e antocianina. 


Corante de caramelo

O corante de caramelo costuma fazer parte da produção de bebidas, como refrigerantes de cola e guaraná, além de apresentar uma coloração mais escura. Ele é feito por açúcares aquecidos em temperatura superior ao ponto de fusão. 


Por que os corantes são prejudiciais à saúde?

Entre os tipos de corantes, o artificial é o mais prejudicial à saúde. Ele pode causar alergias, sensação de mal-estar e dores de cabeça logo após o consumo. Isso se dá devido à composição química sem nenhum valor nutritivo. 


Existem estudos sobre a tartrazina, um tipo de corante que traz um tom amarelado aos alimentos, responsável por provocar bronquite, rinite e outros problemas às pessoas. Já o caramelo IV está presente em refrigerantes que possuem ingredientes cancerígenos na composição.


Os corantes alimentícios naturais são soluções para produtos mais saudáveis e com cor atraente. Além disso, eles apresentam a mesma capacidade de tingimento que os artificiais, quando manipulados da forma certa.


Para quem deseja uma cor marcante nas receitas, outra opção é utilizar vegetais com tais cores. O famoso bolo red velvet possui um tom forte de vermelho que já é marca registrada, por exemplo. A boa notícia é que é possível alcançar essa cor utilizando a beterraba, que não interfere no sabor e o deixa ainda mais saudável.


Quais alimentos têm corante?

Os corantes alimentícios estão na maior parte dos produtos industrializados. Os artificiais permitidos no Brasil são: amarelo-crepúsculo, azul-brilhante, tartrazina, vermelho-eritrosina, azul-escuro, ponceau 4R, amaranto e vermelho 40.


Eles estão presentes em todos os tipos de alimentos que você pode imaginar, como chicletes, balas, gelatinas, queijos, iogurtes, refrigerantes, caldas, sucos e cereais. É muito difícil ter uma alimentação 100% natural, porém, sempre que for possível, tente adaptar outros tipos de alimentos coloridos à sua dieta, como frutas, verduras, etc. O essencial é ter equilíbrio.


Como saber se um produto usa essas substâncias?

Muitas vezes, o consumidor não analisa o que está comprando e consumindo, o que pode ser um risco para a saúde, ainda mais se a ingestão ocorre com frequência. Às vezes, essas substâncias servem como forma de mascarar alimentos de baixa qualidade, passando despercebido.


Alimentos com corantes estão amplamente presentes nos mercados. Então, quando for comprar algum produto, fique atento à embalagem. Caso esteja escrito que o item foi colorido artificialmente, preste atenção. Além disso, verifique os demais ingredientes.


Experimente a natureza em cada gole

Na Natural One, os sucos são produzidos de maneira 100% natural, sem aditivos, aromas artificiais nem corantes alimentícios. Não tem nada melhor do que juntar um sabor gostoso e único com ingredientes saudáveis e sem conservantes. 


No Instagram, abrimos uma discussão sobre esse assunto também. Aproveite para dizer o que você pensa sobre corantes alimentícios! Estamos sempre trazendo novidades sobre nossos sucos.


Conheça nossa linha ambiente, que traz ingredientes que não precisam ficar na geladeira antes de serem consumidos. Muita praticidade, não é? Existem diversos sabores que se encaixam a qualquer momento do seu dia!


Ainda não sabe onde nos encontrar? Estamos distribuídos ao redor de vários mercados do Brasil. Caso você não nos encontre na sua região, entre no nosso site. Se assinar nossa newsletter, você ainda ganha 10% de desconto no primeiro pedido!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabe quais são as vitaminas da uva? Apesar de ser uma fruta pequena, ela tem alto...