Search
Close this search box.

Entenda o que é e como ser eco-friendly na prática!

SUMÁRIO

O mundo está sentindo significativamente os impactos ambientais gerados por atividades exercidas pelo homem. Diante disso, o eco-friendly se tornou um termo constantemente discutido entre as empresas, organizações e pessoas engajadas em causas ambientais. 

São gerados, atualmente, cerca de 1,4 bilhões de resíduos sólidos humanos nas grandes metrópoles do mundo. Um dos maiores problemas é se esses resíduos podem, de fato, ser reciclados e se estão sendo destinados corretamente. 

Pensando nisso, é de suma importância entender mais sobre o assunto a fim de começar a adotar medidas que minimizem os impactos ambientais. Então, saiba o que é eco-friendly e a sua importância para o futuro do planeta!

O que é eco-friendly?

Eco-friendly (amigo do meio ambiente) é um termo relacionado a um conjunto de ações socioambientais que visam não causar ou reduzir os impactos no meio ambiente.

Dessa forma, inclui o processo de reciclagem, o descarte adequado de resíduos, a redução de extração de recursos naturais, o reaproveitamento de materiais, a energia limpa, entre outros.

Além do mais, essa expressão está ligada à sustentabilidade, ao consumo consciente, ecológico e verde — termos adotados por empresas, organizações e pessoas que aderiram a uma postura socioambiental.

 

Importância de ser eco-friendly

O consumismo desenfreado é um dos principais motivos de devastação e degradação ambiental. Isso gera desequilíbrio de ecossistemas e afeta a biodiversidade. Portanto, é preciso pensar no processo 5 Rs da sustentabilidade — repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Essas ações fazem parte do eco-friendly, sendo possível reduzir o desmatamento para obter matérias-primas, controlar a extração de recursos naturais, a emissão de gases tóxicos, assim como o acúmulo de resíduos e lixos nos aterros sanitários. 

Desse modo, ser amigo do meio ambiente é uma importante ferramenta para o desenvolvimento sustentável, tanto em indústrias que produzem produtos que demoram a se decompor como em hábitos das pessoas que consomem esses produtos.

eco friendly - imagem de pessoas fazendo separação de itens para reciclagem

Como ser eco-friendly?

Pequenas atitudes começam em casa e podem impactar o meio ambiente positivamente. Porém, as ações e as práticas devem ser coletivas em respeito e visar à preservação da natureza e ecossistemas. Veja quais são.

Opte por produtos orgânicos

Consumir produtos orgânicos é uma excelente iniciativa para ser eco-friendly, uma vez que não são produzidos com adubos químicos e agrotóxicos. Essa atitude respeita o meio ambiente, além de ser benéfica para a saúde de todos os envolvidos no processo de cultivo e consumo.

Então, pense em cultivar uma horta orgânica em qualquer espaço da sua casa. Dessa forma, você pode aumentar o consumo de alimentos frescos de origem vegetal e combater o desperdício.

Descarte, reutilize e recicle 

Uma ótima maneira de reduzir o lixo produzido em casa é reutilizá-lo como compostagem na própria horta. Além disso, outra atitude eco-friendly é separar o lixo para destiná-lo aos locais adequados para serem reaproveitados.

Outra ideia é reutilizar a água de chuva para serviços domésticos e regar as plantas. No entanto, lembre-se de armazenar em um local correto para evitar a proliferação do mosquito-da-dengue. Isso pode ser feio por meio de cisternas facilmente instaladas em casa.

Adquira produtos eco-friendly

Adquirir produtos eco-friendly é uma forma de estar engajado com as causas ambientais. Produtos muito usados no dia a dia, como absorventes íntimos, podem ser substituídos pelo coletor menstrual, calcinhas absorventes ou biodegradáveis produzidas em 100% algodão orgânico.

Além do mais, é preciso comprar produtos com embalagens recicláveis. Existem empresas que embalam alimentos em embalagens 100% recicláveis. Elas podem ser reaproveitadas para artesanato sustentável, confecção de roupas e outras produções.

Empresa eco-friendly

Uma empresa amiga do meio ambiente, além de adotar práticas pensando no futuro do planeta, ainda melhora a imagem e a consistência da marca. Nesse sentido, obter a certificação B significa que a empresa é reconhecida e respeitada por ser ambientalmente responsável.

Para conseguir o selo eco-friendly (Friendly Environment Friendly), é preciso passar por um processo que dura de 6 a 24 meses. Ou seja, a empresa responderá a questionários sobre questões ambientais, passará por vistorias e deverá enviar documentos comprobatórios.

Natural One: uma empresa eco-friendly

Você sabia que a Natural One é uma empresa amiga do meio ambiente? A marca estabeleceu parceria com a Valgroup. Essa empresa é consolidada no mercado por ser uma das maiores produtoras de embalagens plásticas sustentáveis no mundo. 

Com essa parceria, a Natural One passou a utilizar embalagens em resina PET PCR (material reciclado pós-consumo) nos sucos produzidos pela empresa. A princípio, serão utilizadas nos sucos naturais de uva e laranja refrigerados de 1,5 L, mas, nos próximos 5 anos, isso será ampliado para todo portfólio da marca.

Além do mais, a empresa assumiu o compromisso de retirar de circulação 40 mil toneladas de plástico verde nos próximos 5 anos, além de desenvolver tampas 100% recicláveis até 2027.

eco friendly - garrafa da Natural One 100% reciclada

Adote atitudes e apoie empresas eco-friendly 

Como visto, a empresa pensa no futuro do planeta e contribui com ações socioambientais para reduzir impactos ambientais. Contudo, para que a causa continue a crescer, é importante trabalhar em conjunto com a sociedade.

Sendo assim, comece mudando pequenos hábitos em sua rotina, consumindo produtos amigos do meio ambiente. Os sucos naturais da Natural One são produzidos com frutas frescas e os resíduos são destinados para a compostagem. Pense verde e consuma produtos com responsabilidade ambiental.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Minimizar os impactos ambientais é de extrema urgência, e a logística reversa, também conhecida como Política Nacional...