Search
Close this search box.

Como o empreendedorismo sustentável reduz impactos ambientais

SUMÁRIO

Os impactos ambientais gerados pela população e pelas empresas são uma das principais preocupações na atualidade. O empreendedorismo sustentável, por exemplo, está cada vez mais ganhando espaço entre as grandes marcas e consumidores.

Esse tipo de negócio é mais que uma tendência mundial, pois combina os ganhos financeiros com ações para preservar o meio ambiente. Esse processo movimenta toda a sociedade em prol de causas que beneficiam as empresas, a população e, principalmente, o planeta.

Para aplicar ações sustentáveis, é preciso que o empreendedor se posicione contra o desperdício e as consequências que seus produtos e projetos podem gerar. Portanto, entenda o que é empreendedorismo sustentável e como ele contribui para o futuro do planeta.

O que é empreendedorismo sustentável

O empreendedorismo sustentável é um modelo de negócios em que os envolvidos não se preocupam somente com a produção e o retorno financeiro. O foco principal é o comprometimento com a redução de impactos ambientais e sociais.

Dessa forma, esse modelo de empreendedorismo também demonstra preocupação com os seus colaboradores. Dependendo do segmento, os trabalhadores são submetidos a condições exaustivas de trabalho para atender à demanda de produtos e serviços de uma empresa, e isso é um ponto de atenção no empreendedorismo sustentável, também.

Logo, as empresas de diversos países estão adotando uma economia sustentável e questionando o desenvolvimento dos negócios baseado somente em faturamento. Ou seja, elas reconhecem a necessidade de pensar na qualidade de vida, assim como no consumo consciente e na preservação ambiental.

Exemplos de empreendedorismo sustentável

Existem vários segmentos que necessitam de atenção, justamente por produzirem produtos que demoram mais tempo para se decompor. Diante disso, há vários tipos de empreendedorismo sustentável para investir. Confira alguns.

Imagem de empreendedorismo sustentavel

Artesanato sustentável

O artesanato, por exemplo, é uma excelente opção de empreendedorismo sustentável. Os artesãos reutilizam diversos tipos de materiais, especialmente, os plásticos de garrafas para a produção de itens decorativos, utensílios, entre outros. 

As embalagens de plástico demoram cerca de 400 anos para se decompor e ainda prejudicam a qualidade dos alimentos, os animais e a saúde humana. Esses produtos liberam gases tóxicos que afetam a água, o ar e o solo. Dessa maneira, é extremamente necessário reutilizar esses materiais visando produzir novos produtos.

Produção de roupas sustentáveis

A indústria têxtil é uma das que mais poluem o meio ambiente com a produção de roupas e calçados. Esse setor movimenta milhões na economia mundial e abre muitas oportunidades para o empreendedor sustentável.

Então, além de implantar ações que incentivam o consumo consciente, as marcas podem reaproveitar resíduos de tecidos, assim como garrafas de plástico para confeccionar peças. Desse modo, contribuem para a preservação da natureza.

Fabricação de embalagens sustentáveis

Outra forma de ser uma empresa sustentável é produzir ou utilizar embalagens plásticas biodegradáveis. O plástico PLA (polímero sintético termoplástico) pode ser usado para embalar alimentos e produzir garrafas, sacolas, talheres, tampas, entre outros. 

Ainda, esse tipo de material é reciclável, biocompatível e bioabsorvível e demora de seis a dois anos para se degradar. Aliás, se esse plástico for descartado adequadamente, transforma-se em substâncias inofensivas para o meio ambiente.

Como ser um empreendedor sustentável

Imagem de empreendedorismo sustentavel

Fundar ou reestruturar uma empresa com esse propósito requer iniciativas que fazem a diferença, sendo preciso estudar o mercado. Dessa forma, é fundamental verificar a origem dos insumos utilizados na produção de produtos, assim como averiguar o desperdício de matéria-prima e consumo de recursos naturais.

Nesse viés, é fundamental adquirir insumos de empresas focadas na mesma missão, assim como aplicar ações para reduzir o consumo de energia elétrica e, principalmente, de água, que se torna cada vez mais escassa.

Outra forma de empreendedorismo sustentável é não adquirir produtos de origem ou testados em animais. Além disso, mais que reciclar produtos, é necessário haver consciência coletiva na empresa. Assim, com todos unidos e engajados com o mesmo propósito, é mais fácil adotar atitudes sustentáveis no trabalho.

Como a Natural One contribui para a sustentabilidade

A Natural One é uma empresa fundada em 2014 com o objetivo de mudar a realidade de consumo de bebidas no Brasil e no mundo. A empresa leva os seus sucos 100% naturais a mais de 15 países. 

Porém, além de se destacar por produzir sucos com frutas e vegetais de alta qualidade, ainda possui um papel importante na luta para preservar o meio ambiente, a biodiversidade e estimular o consumo consciente.

A empresa é comprometida com a sustentabilidade e se tornou pioneira em utilizar embalagens fabricadas em resina PET PCR (resina pós-consumo reciclada). Além do mais, a Natural One já destinou mais de 284 toneladas de resíduos de compostagem para transformar em fertilizantes orgânicos.

A Natural One ainda investe no Coletivo Natural, premiando projetos empreendedores nacionais. O objetivo da causa é captar ideias criativas para a melhoria do meio ambiente.

Adote ações sustentáveis no seu dia a dia 

A fim de investir no empreendedorismo sustentável, é preciso fazer adaptações sustentáveis no mundo corporativo. Portanto, invista em produtos e embalagens recicláveis e reavalie as necessidades do consumidor. Outro ponto importante é buscar parcerias com empresas engajadas com essa questão.

Além disso, pequenas mudanças começam no dia a dia e com hábitos de consumo. Então, preste mais atenção a como as marcas produzem os produtos que você costuma consumir. 

Então, aproveite e experimente os sucos 100% naturais da Natural One. O suco verde Veggie Limão é preparado com limão, maçã, couve, espinafre, gengibre e capim-santo. Ou seja, um mix de frutas e vegetais perfeito para trazer sabor e sustentabilidade para a sua vida!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabia que os benefícios da proteína impactam diretamente funções vitais do corpo humano? Sem as proteínas,...