Search
Close this search box.

Descubra o diferencial de uma empresa sustentável!

SUMÁRIO

Ainda que seja uma tendência, o conceito de empresa sustentável desperta dúvidas e curiosidades em muitas pessoas. Primeiro, para adotá-lo, é necessário desenvolver atitudes e estratégias que garantam o desenvolvimento econômico sem deixar de lado o meio ambiente e a sociedade.


Por isso, para ser sustentável, não basta que a empresa apenas plante árvores, adote uma postura ecológica ou obedeça às normas ambientais. Na verdade, a sustentabilidade empresarial está relacionada ao planejamento, às ações e às táticas éticas e conscientes.


Afinal, o que é uma empresa sustentável na prática e quais são as vantagens disso? Para responder a essas e outras perguntas, reunimos cinco dicas importantes sobre adotar esse conceito da melhor maneira possível no dia a dia. Confira!


O que é uma empresa sustentável?

Basicamente, o conceito de empresa sustentável baseia-se em três pontos-chave: econômico, ambiental e social. Nesse sentido, podemos defini-lo como um conjunto de práticas adotadas pelas organizações com o objetivo de atuar respeitando a natureza e a sociedade.


Uma empresa comprometida com o meio ambiente vai além de atender as necessidades da sociedade, a valorização da imagem e da marca. Quando ela se torna sustentável de verdade, pode ser motivo de orgulho e motivação para colaboradores, clientes e fornecedores.


1 – Desenvolva processos com transparência

Uma das preocupações para promover a sustentabilidade na empresa deve ser o impacto que as atividades causam na sociedade. Dessa forma, é essencial manter a transparência dos processos para os consumidores.


Quando o público sabe como a organização desenvolve e monitora as ações, cria mais empatia, confiança e compreensão não só dos valores, mas da visão e da missão da empresa. A longo prazo, essa transparência também pode aumentar a conversão de clientes.


No site da Natural One, por exemplo, disponibilizamos algumas informações de como preparamos e asseguramos a qualidade dos nossos sucos naturais, desde a seleção das frutas até a conservação.


2 – Adote o gerenciamento dos resíduos

Parte de ser uma empresa sustentável consiste em implementar um gerenciamento de resíduos que funcione. Por isso, é essencial separá-los corretamente, procurar parcerias com cooperativas locais de reciclagem ou até desenvolver campanhas de conscientização sobre o impacto do uso de matérias descartáveis.


A Natural One é um exemplo de empresa sustentável que adotou a gestão de resíduos de compostagem, transformando-os em fertilizantes orgânicos. Além disso, reciclamos embalagens, seguindo à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).


Além disso, firmamos uma parceria com a Valgroup para trocarmos todas as embalagens do nosso portfólio até o fim de 2027. No momento, já passamos a usar garrafas recicladas para os sucos de laranja e uva de 1,5L, com previsão de já implementar a mudança para outros tamanhos ainda em 2022. Com a iniciativa, a expectativa é que sejam retiradas 40 toneladas de plástico virgem de circulação. 


3 – Busque parceiros sustentáveis

Ao longo da cadeia produtiva do negócio, é importante considerar  desde a compra dos insumos até a forma como o produto final será entregue aos clientes para definir a empresa como sustentável ou não. Por isso, busque fornecedores que praticam a sustentabilidade e compartilham os mesmo ideais nas atividades.


4 – Prepare a equipe

Parte de tornar-se uma empresa sustentável baseia-se em quanto a equipe conhece e identifica-se com as práticas e as estratégias propostas. Em vista disso, é importante esclarecer para os colaboradores qual será o retorno trazido para a empresa e a sociedade.


O time precisa “vestir a camisa” e convencer-se do valor e da efetividade das ações  colocadas em prática. Uma ótima dica é investir em treinamentos, principalmente para quem ocupa cargos estratégicos e de liderança na empresa para inspirar os demais.


5 – Envolva toda a empresa

Como já apontamos antes, o sucesso das ações sustentáveis na empresa dependem de quanto a equipe sente-se parte atuante e protagonista do processo. Essa também é uma oportunidade para melhorar o ambiente na organização, bem como o relacionamento e o engajamento do time.


Vantagens de ser sustentável

A importância da sustentabilidade nas empresas está além da capacidade de mudar positivamente a imagem e a marca junto da sociedade e dos colaboradores. Atualmente, as pessoas estão mais conscientes quanto aos impactos ambientais causados pelas grandes corporações.


Por isso, elas buscam cada vez mais empresas com valores semelhantes aos seus e que se preocupam em prosperar de maneira sustentável. Em um ambiente ético e consciente, a equipe pode aumentar o bem-estar e a produtividade, fazendo com que conquiste mais clientes.

As vantagens de uma empresa sustentável não param por aí! Dá só uma olhada na lista a seguir.

  • Competitividade: a sustentabilidade torna-se um diferencial no mercado, possibilitando abrir espaço para a expansão em outros segmentos, nichos ou negócios;
  • Economia: é possível com a redução dos custos de produção e reciclagem, reutilização de água, reaproveitamento de matéria-prima, medidas de economia de energia elétrica e custo de produção;
  • Cuidado com o planeta: ao cuidar do meio ambiente, você estará segurando o futuro das próximas gerações, que dependem das ações tomadas hoje pelos profissionais e pelas empresas;
  • Impacto nas bolsas de valores: os investidores focam e valorizam cada vez mais ações de empresas sustentáveis social e ambientalmente.

Torne-se uma empresa sustentável como a Natural One!

Viu só como a sustentabilidade empresarial é capaz de promover uma grande diferença? Isso porque trouxemos apenas cinco dicas, mas há inúmeras possibilidades! Dê o primeiro passo e torne a sua empresa mais sustentável no dia a dia.


No site da Natural One, você confere alguns exemplos de como promover ações mais comprometidas com o meio ambiente, além de encontrar deliciosos sucos naturais e acessórios práticos para refrescar-se e recarregar as energias. Faça seu pedido e receba-o no conforto da sua casa.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Além de ser conhecido pelas temperaturas mais amenas e pelas quedas das folhas, o outono também é...