Search
Close this search box.

Entenda a diferença entre nutricionista e nutrólogo e quando procurar cada um

SUMÁRIO

A busca por uma alimentação saudável cresce cada vez mais, e ter o acompanhamento de profissionais especializados é muito importante. E os nutricionistas e nutrólogos se destacam no campo da Nutrição. Mas você sabe a diferença entre nutricionista e nutrólogo?

Esses dois profissionais têm o trabalho focado em alimentação e saúde, porém têm formações distintas e atuam em diferentes áreas, diferenciando-se também na abordagem. Mas hoje a Natural One vai esclarecer qual a diferença entre essas duas profissões, explicar qual profissional você deve procurar e os benefícios do seu trabalho conjunto.

Nutrólogo

Os nutrólogos são médicos que se especializam em Nutrologia, área da Medicina dedicada ao estudo e ao tratamento de distúrbios nutricionais e metabólicos complexos. Eles vão diagnosticar problemas mais complexos de saúde voltados para a alimentação e a nutrição

É o nutrólogo o que faz o diagnóstico e trata doenças relacionadas à alimentação, como doenças crônicas, transtornos alimentares, deficiências nutricionais ou doenças metabólicas. Conheça alguns casos médicos em que o nutrólogo pode te ajudar:

  • obesidade;
  • diabetes;
  • hipertensão;
  • síndrome do intestino irritável;
  • intolerância a lactose;
  • doença celíaca;
  • aterosclerose;
  • anorexia;
  • bulimia.

Por serem formados em Medicina, os nutrólogos podem prescrever suplementos e medicamentos, caso seja necessário, além de serem aptos a fazer acompanhamento clínico em hospitais, acompanhando pacientes em situações de pré e pós-operatório de cirurgias bariátricas, por exemplo.

Nutricionista

Agora vamos entender o que faz o nutricionista. Esses profissionais têm sua formação na área de Nutrição e podem trabalhar em hospitais, clínicas, academias, consultórios particulares, indústria de alimentos, entre outros.

O nutricionista é um profissional importante na prevenção de doenças a partir da educação alimentar. Seu trabalho é voltado à orientação nutricional personalizada, ou seja, ele desenvolve planos alimentares personalizados para que atendam às necessidades específicas do paciente.

Esse profissional pode se especializar em grupos específicos de pacientes, como obesos, idosos, crianças, pessoas com doenças crônicas, atletas e gestantes, por exemplo, voltando a sua atenção às necessidades e ao estilo de vida de cada grupo.

Quando Procurar um Nutricionista e Quando Procurar um Nutrólogo?

Agora que já conhece a forma de atuação de cada um dos profissionais, você sabe qual deles deve procurar? Nutricionista ou nutrólogo? A escolha entre esses especialistas vai depender das suas necessidades específicas e condições de saúde.

Se tem interesse em melhorar sua alimentação e adotar hábitos mais saudáveis, o nutricionista é a melhor opção. Ele fornece orientações nutricionais personalizadas e também pode te fornecer acompanhamento alimentar para alinhar com uma rotina de treinos, para que você tenha melhores resultados.

Agora, se você possui condições médicas relacionadas à alimentação, como diabetes, obesidade, intolerância à lactose e síndrome do intestino irritável, por exemplo, o nutrólogo vai poder garantir um diagnóstico e prescrever medicamentos que necessários para o tratamento.

Se estiver na dúvida, siga as orientações dos seus médicos de confiança, caso esteja com algum problema de saúde. Ele poderá te explicar as diferenças entre nutricionista e nutrólogo e indicar o profissional mais adequado para o seu quadro.

Benefícios do atendimento conjunto

Apesar da diferença entre nutricionista e nutrólogo, eles também desempenham funções complementares. Um acompanhamento conjunto pode ser ótimo para obter um tratamento mais completo.

É possível integrar os dois profissionais de muitas maneiras, entre elas, a avaliação e o diagnóstico conjunto, em que o nutrólogo faz a avaliação médica de doenças e distúrbios nutricionais, enquanto o nutricionista analisa padrões alimentares que possam contribuir para a piora do quadro.

A partir do diagnóstico, juntos, eles podem desenvolver um plano alimentar personalizado, levando em consideração as condições médicas, além dos objetivos e dificuldades do paciente relacionados à alimentação.

Em conclusão, existe diferença entre nutricionista e nutrólogo, porém ambos fornecem acompanhamento nutricional. Enquanto o nutricionista foca a prevenção e a orientação nutricional, o nutrólogo entra em cena para tratar distúrbios alimentares mais complexos. Unir os dois profissionais garante que suas necessidades médicas e nutricionais sejam atendidas de forma holística.

A Natural One pode ser sua aliada para uma alimentação mais saudável

Agora que você já sabe a diferença entre nutricionista e nutrólogo, bem como a importância de ter um acompanhamento, também pode contar com a variedade de sucos da Natural One para manter sua alimentação saudável de maneira prática e saborosa.

Feitos com frutas frescas e sem adição de conservantes, corantes e aromatizantes artificiais, os sucos Natural One são uma fonte rica de nutrientes essenciais para o corpo. Encontre dicas de alimentação saudável e aprenda receitas deliciosas no blog da marca.

Seja como acompanhamento das suas principais refeições, como um pré-treino ou como um lanche rápido durante o dia, os sucos Natural One podem somar aos cuidados médicos e te ajudar a manter uma alimentação balanceada e nutritiva.

Faça parte do nosso clube de assinaturas. Com diferentes opções de planos, você ganha benefícios e descontos e ainda recebe os sucos na Natural One direto na sua casa, para manter o plano alimentar que o seu nutrólogo e nutricionista passaram, com todos os nutrientes necessários para a sua rotina.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Minimizar os impactos ambientais é de extrema urgência, e a logística reversa, também conhecida como Política Nacional...