Search
Close this search box.

O que são fibras solúveis, principais benefícios e onde encontrar!

SUMÁRIO

Manter uma alimentação balanceada é fundamental para quem deseja ter mais qualidade de vida. Isso porque é por meio dos alimentos que o corpo garante o que precisa para funcionar, como vitaminas, minerais e as famosas fibras solúveis

Mas afinal, o que são fibras solúveis? Basicamente, trata-se de um componente natural encontrado nos vegetais que, ao ser consumido, se dissolve em água, formando uma espécie de gel responsável por aumentar a viscosidade do conteúdo gastrointestinal, o que retarda o esvaziamento e a difusão dos nutrientes.

Nesse caminho, para que você entenda mais sobre o que é, os benefícios e para que servem as fibras solúveis, preparamos este artigo recheado de informações. Continue a leitura e confira! 

Principais benefícios das fibras solúveis para a saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto saudável deve consumir, em média, 400 g de frutas, verduras e legumes ao longo do dia. Somente assim é possível usufruir dos benefícios das fibras solúveis, que são:

Contribuem para regulação do intestino

Um dos papéis mais importantes das fibras solúveis para o organismo é regular o funcionamento intestinal. Ao serem consumidos, esses compostos captam água e provocam reações de fermentação no intestino, estimulando o crescimento de bactérias benéficas que melhoram o trânsito intestinal e garantem a frequência de evacuação. 

Ajudam a controlar a diabetes

Ao retardar a velocidade da digestão dos carboidratos, as fibras solúveis fazem com que a absorção de glicose pelo sangue aconteça de forma mais lenta. Isso reduz os picos de insulina, ajudando a controlar a diabetes. 

Aumentam a saciedade

Por não serem digeridas nem absorvidas pelo corpo, as fibras solúveis aumentam a sensação de saciedade e retardam o esvaziamento gástrico. Isso faz com que haja uma diminuição no consumo de alimentos sem necessidade, colaborando para o emagrecimento e ajudando a tratar casos de compulsão. 

Favorecem o sistema imunológico

O intestino é um dos órgãos responsáveis por produzir anticorpos, ajudando a proteger o corpo contra infecções. Justamente por alimentarem as bactérias benéficas que o habitam, as fibras solúveis são responsáveis pelo equilíbrio da flora intestinal. Consequentemente, favorecem o sistema imunológico. 

Colaboram para a diminuição do colesterol

fibras soluveis - imagem de goiaba

Um dos principais benefícios das fibras solúveis é colaborar para a diminuição do colesterol ruim, denominado LDL. Ao entrarem no organismo e se converterem em gel, esses componentes capturam parte da gordura dos alimentos e carregam-na para fora do organismo via excreção, impedindo o acúmulo nas veias e artérias, além da absorção do LDL. 

Além disso, ao serem fermentadas no intestino, as fibras solúveis produzem compostos como ácidos graxos de cadeia curta. Isso ajuda a reduzir a síntese do colesterol no fígado. 

Diminuem os riscos de câncer no cólon

A produção de ácidos graxos de cadeia curta pela fermentação das fibras também é fonte de energia para as células do cólon. Assim, melhoram a função intestinal, ajudando a inibir o crescimento e a proliferação de células cancerígenas em nível intestinal enquanto reduzem o risco de doenças como diverticulite e hemorroidas. 

Quais alimentos são ricos em fibras solúveis?

fibras soluveis - imagem de suco de maça

Agora que você já conhece os benefícios, deve estar se perguntando: quais são os alimentos ricos em fibras solúveis?! Para te ajudar a colocá-los no cardápio, preparamos uma lista com as principais fontes. Veja! 

  • cereais: soja, aveia, chia, cevada, chia, farelo de arroz, linhaça.
  • frutas: maçã, banana, limão, laranja, morango. 
  • legumes: batata, cenoura, couve-flor, batata-yacon. 
  • leguminosas: ervilha, feijão, lentilha

Suco de maçã Natural One: saboroso e nutritivo!

Além de encontrar as fibras solúveis em alimentos, é possível garantir seus benefícios saboreando deliciosos sucos naturais. Entre as opções, o suco de maçã da Natural One é uma excelente aposta para suas refeições, disponível em embalagens de 180 ml a 1,5 litros.

Produzida com a mais alta qualidade e tecnologia, a bebida é altamente nutritiva, feita sem aditivos, corantes ou aromas artificiais, sendo conservada por meio de um processo de envase antisséptico a frio. Assim, você pode sentir o sabor e o frescor da fruta como se tivesse colhido direto do pé. Demais, né?! 

Natural One: experimente a natureza em você!

E aí, gostou do conteúdo e já sabe tudo sobre fibras solúveis? Então, o que está esperando para potencializar seu cardápio e experimentar a natureza em você com os sucos naturais da Natural One?! 

Além do suco de maçã, é possível encontrar diversos sabores em nosso catálogo, indo desde opções clássicas como laranja e uva, até as mais inovadoras, como pink lemonade e limão veggie. Confira agora mesmo e faça seu pedido!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabe quais são as vitaminas da uva? Apesar de ser uma fruta pequena, ela tem alto...