Search
Close this search box.

Na imagem há diversas frutas vermelhas, como morango, framboesa, cereja, congelados.

Frutas congeladas e em conserva são tão saudáveis quanto frutas frescas?

SUMÁRIO

Com a correria do dia a dia, muitas vezes é difícil encontrar tempo para comprar, preparar e comer frutas frescas regularmente. Nessa situação, as frutas congeladas e em conserva podem parecer uma alternativa prática e saudável. Mas será que essas opções são tão nutritivas quanto as frutas frescas?

 

A nutricionista Edvânia Soares traz algumas informações importantes sobre o assunto e destaca a importância de incluir frutas frescas na dieta sempre que possível. Edvânia é formada pela FISP e tem mais de 18 anos de experiência. Fundadora e CEO da Estima Nutrição, a empreendedora é uma figura reconhecida nas mídias digital e televisiva há mais de 10 anos, além de ser nossa parceira.

 

Texto alternativo: na imagem há uma mulher, de pele branca, cabelo médio e castanho

Segundo a nutricionista, embora as frutas congeladas e em conserva possam ser opções saudáveis e práticas, elas não substituem as frutas frescas. Isso porque as frutas frescas contêm mais fibras, que auxiliam a regular o açúcar no sangue e a dar a sensação de saciedade. 

Ela explica que “as fibras ajudam a retardar a absorção dos açúcares presentes nas frutas, colaborando para regular o açúcar no sangue e manter a sensação de saciedade”. Além disso, as cascas das frutas frescas contêm nutrientes importantes, como vitaminas, antioxidantes e fibras insolúveis. 

Se for escolher frutas congeladas e em conserva, é importante optar por produtos de qualidade, sem adição de açúcares ou conservantes, e consumi-las com moderação, pois geralmente contêm mais açúcar que as frutas frescas. Conforme a nutricionista explica, “é importante verificar se elas foram enlatadas em água ou suco natural, em vez de xarope de açúcar”.

Em resumo, a variedade é importante para obter uma ampla gama de nutrientes e vitaminas. As frutas congeladas e em conserva podem ser uma opção saudável e conveniente para complementar o consumo de frutas frescas, mas é preciso lembrar que elas não substituem as fibras presentes nas frutas inteiras. Como Edvânia destaca, “é recomendado consumir frutas inteiras regularmente como parte de uma dieta saudável e equilibrada”. Portanto, inclua frutas frescas em sua dieta sempre que possível.

A nutricionista ainda recomenda que sejam consumidas pelo menos três porções de frutas por dia, variando as opções para obter uma ampla variedade de nutrientes. Cada porção de frutas pode ser equivalente a cerca de 80-100 gramas, ou uma fruta média. 

Algumas dicas: escolha frutas da estação, que costumam ser mais frescas e saborosas. Acrescente frutas às suas refeições, como em saladas ou na sobremesa; aqui no nosso blog você encontra diversas receitas saudáveis que levam frutas frescas, assim você torna a sua alimentação mais saudável e saborosa ao mesmo tempo. 

 

Combine frutas frescas e congeladas com seu Natural One favorito 

 

Experimente criar receitas refrescantes, com uma combinação deliciosa de sabores e texturas, ao misturar frutas frescas e congeladas com seu Natural One preferido. 

Um exemplo é o delicioso smoothie bowl feito com o Suco Veggie Beterraba, ou um sorvete refrescante e cremoso, que fica uma delícia com diferentes frutas e sabores de sucos. Confira abaixo uma receita de sorvete que combina o suco Pink Lemonade com morango, framboesa e banana congelada:

 

Adicione mais sabor e saúde à sua rotina com os sucos naturais da Natural One!

Os sucos 100% naturais da Natural One são uma opção prática e saudável para incluir frutas e vegetais em sua dieta diária, complementando o consumo de frutas frescas recomendado pela nutricionista.

Aproveite para experimentar nossos sucos 100% naturais e sinta o sabor e frescor das frutas e dos vegetais de forma saudável! Experimente nossas opções deliciosas e nutritivas hoje mesmo.

Gostou deste conteúdo? Ficou alguma dúvida sobre alimentação saudável? Deixe sua pergunta nos comentários que, com a ajuda da nutricionista Edvânia, nós respondemos!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você já ouviu falar em mindfulness e seus benefícios para a saúde mental e o bem-estar? Traduzida...