Search
Close this search box.

10 frutas ricas em carboidratos

SUMÁRIO

Apesar de algumas pessoas não saberem, os carboidratos não estão presentes apenas em alimentos como pão, arroz e batata-doce. Há muitas frutas ricas em carboidratos, substâncias que são a principal fonte de energia para os seres vivos.

O consumo de carboidratos contribui para o fornecimento de energia para o corpo na forma de calorias, o que ajuda a manter as funções vitais, como a respiração e o funcionamento dos órgãos. A ingestão, contudo, deve ser feita com moderação, pois, em excesso, pode prejudicar uma dieta de emagrecimento.

Então, o que acha de descobrir quais frutas têm mais carboidrato? É só conferir o conteúdo a seguir com 10 opções para você ficar de olho na próxima vez que for ao mercado ou à feira.  

1 – Banana

Não importa se é nanica, prata, da terra ou ouro, a banana é uma das frutas mais ricas em carboidrato. Uma de tamanho médio oferece 26,95 g da substância. Além disso, a fruta possui outros nutrientes, como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. Ela também é rica em vitaminas A,C, B1, B2 e B3.

Essas características tornam a banana excelente para a saúde do coração, ajudando a evitar a pressão alta. Como também fornece energia, ela é ótima como um pré-treino, por exemplo. 

frutas ricas em carboidratos - imagem de banana

2 – Açaí

Além de saboroso e refrescante, o açaí contém diversos nutrientes. Uma porção de 100 g tem 6,5 g de carboidratos. Entre os benefícios dessa fruta estão o combate ao envelhecimento precoce, a diminuição dos níveis de colesterol ruim e a melhora do trato intestinal e da circulação sanguínea.

3 – Manga 

A cada 100 g de manga, temos 19,4 g de carboidratos. Além disso, ela é uma grande fonte de potássio e de vitaminas A e C. Esses nutrientes a tornam capaz de melhorar o sistema imunológico e evitar doenças nos olhos. No entanto, por ser muito calórica, ela deve ser consumida com moderação.

frutas ricas em carboidratos - imagem de manga

4 – Maçã

Entre as frutas ricas em carboidratos está a maçã. No seu tamanho médio, ela fornece aproximadamente 25,13 g de carboidrato. Os seus nutrientes são similares aos da manga. De acordo com estudo da Universidade de Cambridge realizado em 2016, a fruta reduz o risco de mortalidade por diversas doenças, incluindo o câncer. 

5 – Caqui

O caqui também é altamente rico em carboidratos. Em 100 g, temos 19,3 g da substância. Além disso, ele é uma ótima fonte de fibras, que auxiliam na saciedade e no bom funcionamento do intestino. Também tem antioxidantes, os quais ajudam a adiar o aparecimento de sinais de envelhecimento.

6 – Tamarindo

O consumo do tamarindo deve ser feito com cautela, pois esta é uma das frutas ricas em carboidratos com maior teor da substância. A cada 100 g de tamarindo, temos 72,5 g de carboidrato. A fruta possui também quantidades significativas de vitaminas C, E e do complexo B, além de minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e manganês.

7 – Uva

A uva tem inúmeras qualidades. Além de nutritiva, ela não contém colesterol e possui uma alta dose de antioxidantes. O consumo da fruta pode ajudar no equilíbrio da glicose no sangue e no controle da pressão arterial, além de evitar problemas cardíacos. Uma porção de 100 g pode conter 17 g de carboidrato.

8 – Jaca

A jaca ajuda os metabolismos nervoso e energético e na síntese de alguns hormônios, graças à boa concentração de vitamina B3. Além disso, possui elevada concentração de ferro, auxiliando no combate à anemia. Ela também é uma das frutas ricas em carboidratos, pois, a cada 100 g, encontramos 22,5 g da substância.

9 – Pera

Uma pera média possui cerca de 25,66 g de carboidratos e é um ótimo alimento para incluir na rotina, pois aumenta a sensação de saciedade e contribui para o  fortalecimento dos ossos. Além disso, ela ajuda a controlar a diabetes e melhora o funcionamento do intestino.

10 – Pinha 

A pinha, também conhecida como fruta do conde, é indicada nos casos de desnutrição, pela presença das vitaminas B1, B2, B5, A e C. Cerca de 100 g  contêm 22,4 g de carboidrato. A fruta ainda auxilia na gravidez, no entanto a semente deve ser evitada, pelo seu potencial tóxico, que pode causar aborto.

Os carboidratos podem ser obtidos pelo consumo do suco das frutas

Uma maneira prática de obter alguns dos benefícios presentes nas frutas é consumi-las na forma de suco, acompanhando alguma refeição ou até mesmo para se refrescar. Os sucos das frutas ricas em carboidratos da Natural One são 100% naturais para preservar as características nutricionais e o frescor.

Entre os nossos sucos ricos em carboidratos estão o de uva, com 23 g da substância em uma embalagem de 180 ml; e o de manga, com 24 g em um copo de 200 ml da bebida.

Experimente o sabor da natureza com os sucos da Natural One!

Para trazer todo o frescor e a riqueza das frutas até você, a Natural One conta com processos aprimorados que prolongam a validade e o sabor dos sucos, impedindo a proliferação de microrganismos. Não deixe de experimentar os 14 sabores pensados especialmente para você. Aproveite!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Além de ser conhecido pelas temperaturas mais amenas e pelas quedas das folhas, o outono também é...