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Imagem de um maracujá

frutas ricas em ferro

SUMÁRIO

Consumir frutas ricas em ferro é fundamental para uma dieta saudável. Afinal, esse nutriente ajuda no desenvolvimento e no funcionamento adequado das células, auxilia no transporte de oxigênio e contribui para a produção de alguns hormônios.

O ferro pode ser encontrado em uma grande variedade de alimentos, como nas frutas, por exemplo. Por isso, neste conteúdo, a Natural One preparou uma lista com 5 opções que possuem alto teor do nutriente. Você ainda confere quais são as suas vantagens. Saiba mais a seguir!

Imagem de suco de laranja

Quais são os benefícios do ferro?

Para entender qual a importância do ferro para o nosso organismo, é preciso saber que esse mineral participa da produção de células vermelhas, além de facilitar a absorção de alimentos pelo organismo. Dessa forma, ele contribui para o aumento da concentração, da energia e da disposição mental e física.

O consumo de alimentos ricos em ferro também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, já que ele impulsiona a formação de colágeno. Assim, o nutriente desempenha um papel importante na firmeza e prevenção de rugas na pele.

O mineral ainda atua no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra diferentes tipos de doenças, como anemia, gripe e problemas cardiovasculares.

Veja quais são as frutas mais ricas em ferro

Em dúvida de quais são as frutas ricas em ferro? Fique tranquilo, porque, a seguir, você confere algumas opções que possuem um alto teor do nutriente. Na lista, estão exemplos como a uva passa, o coco e o mamão desidratado.

1 – Pistache

Dentre as frutas que têm ferro, o pistache se destaca por ter um teor de 7 mg do nutriente a cada 100 g. A noz é nativa da Ásia Central e do Oriente Médio, mas é cultivada em todo o mundo. Possui uma casca dura que se abre quando está madura, dando destaque a uma deliciosa semente de cor verde-claro.

Além de ser rico em ferro, o pistache ainda possui outros nutrientes fundamentais para o corpo, como fibras, proteínas e minerais. Destacam-se opções como vitamina B6, magnésio e fósforo. Possui ainda antioxidantes, como os fitoquímicos e vitamina E, que auxilia na proteção das células do corpo contra radicais livres.

2 – Damasco seco

Agora, se você prefere frutas secas ricas em ferro, o damasco é uma boa pedida. Nesse estado, ela chama a atenção por seu sabor doce e textura mastigável. A cada 100 g, é possível consumir cerca de 5,8 mg do mineral. E as vantagens não param por aí, já que ela também é rica em fibras que auxiliam na digestão saudável.

Outra vantagem do fruto é a presença de nutrientes, que incluem as vitaminas E, A e K, além de ferro, potássio e cálcio. Por ser uma fonte natural de açúcar, também fornece energia rápida e sustentada, sendo uma boa opção de um lanche energético.

3 – Uva passa

Outra opção que não pode ficar fora da lista é a uva passa, pois, a cada 100 g, é possível consumir 2,4 mg do mineral. Além de poder ser consumida sozinha, também dá supercerto em receitas de bolos, saladas e pães. Rica em fibras, ela ajuda a prevenir a constipação.

4 – Coco seco

Com 3,6 mg de ferro a cada 100 g, o coco seco também faz parte da lista de frutas ricas do nutriente. Pode ser consumido ralado, em flocos e em pedaços, e tem diversos benefícios para o organismo. Como tem ácidos graxos saudáveis, eleva os níveis de HDL (colesterol bom) no sangue.

Também conta com um alto teor de água em sua composição, o que ajuda na hidratação, especialmente em dias quentes. As fibras presentes na fruta ainda auxiliam no aumento da saciedade, o que controla melhor o apetite.

5 – Mamão desidratado

Outro alimento rico em ferro é o mamão desidratado. Afinal, a cada 100 g, é possível consumir até 3,2 g do mineral. Vai bem tanto sozinho, como um lanche saudável, quanto como ingrediente em granolas, cereais e barras de cereal. Dentre as suas vitaminas, destacam-se C, A e E. Também fornece minerais como o magnésio, potássio e cálcio.

Fora a presença de fibras, a fruta ainda conta com uma enzima chamada de papaína, que pode contribuir para a digestão de proteínas. A vitamina A e outros antioxidantes presentes nele ainda podem beneficiar a saúde da pele, prevenindo o envelhecimento precoce.

Imagem de morangos

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