Search
Close this search box.

frutas-ricas-em-fibras-topo (1)

Descubra 7 opções de frutas ricas em fibras

SUMÁRIO

Quem deseja ter o intestino com um bom funcionamento, garantir o bem-estar e afastar as doenças não pode abrir mão das frutas ricas em fibras. Esses nutrientes atuam em diversas funções importantes para a saúde, como a redução do risco de diabetes tipo 2, combate à constipação e controle dos níveis de colesterol.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo mínimo de fibras por dia é de 25 g. Por isso, para ficar em dia com a quantidade, é preciso conhecer quais frutas contêm o nutriente. Pensando nisso, a Natural One separou algumas opções. Confira, a seguir.

Imagem de uma pessoa pegando uma maçã

Qual a importância de consumir alimentos ricos em fibras?

Para entender quais são as vantagens de comer fibras, é preciso saber que existem 2 tipos do nutriente: as insolúveis e as solúveis. A maioria dos alimentos possuem as duas opções, e cada uma garante benefícios diferentes para o organismo. Entenda por que a substância deve estar presente na sua alimentação:

  • a principal vantagem associada aos alimentos com fibras é a melhora do funcionamento do intestino. O nutriente estimula, principalmente, os movimentos do intestino;
  • colaboram para que o intestino absorva somente substâncias necessárias, eliminando excessos de colesterol e glicose;
  • outro ponto positivo é a manutenção da microbiota intestinal, que auxilia na saúde do organismo como um todo, reforçando até a imunidade;
  • uma vez que a maioria da serotonina do corpo fica no intestino, as fibras ainda contribuem com a sensação de bem-estar.

7 frutas ricas em fibras para incluir no cardápio

Com opções gostosas, acessíveis e que são facilmente encontradas, garantir os benefícios das fibras em sua alimentação é muito fácil. Logo abaixo, você encontra sete alimentos ricos no nutriente.

1 – Goiaba

Dentre as frutas com muita fibra está a goiaba, um alimento que tem alto valor nutritivo. Ela é rica em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro, protege células contra radicais livres e ainda melhora o sistema imunológico. Em 100 g de goiaba vermelha, é possível encontrar 6,2 g do nutriente.

Se você busca por praticidade, uma boa dica é apostar no suco 100% natural da fruta. Na Natural One, você encontra o sabor no tamanho de 900 ml, que é da linha refrigerada e precisa do frescor da geladeira para preservar os seus nutrientes.

2 – Abacate

O abacate é uma fruta rica em gorduras monoinsaturadas e antioxidantes. Também é fonte de ômega 6, 7 e 9, nutrientes que auxiliam na perda de gordura, além de atuarem no equilíbrio do organismo. Em apenas 100 g da fruta, você encontra 6,3 g de fibras.

3 – Tamarindo

Rico em sais minerais, como o fósforo, que ajuda na fadiga, e o cálcio, importante na formação dos dentes e ossos, o tamarindo também faz parte do grupo de frutas com fibras solúveis e insolúveis. Devido à presença de antioxidantes em sua composição, ajuda a retardar o envelhecimento precoce. Em 100 g da fruta, há 6,4 g do nutriente.

4 – Caqui

Com uma textura leve e um sabor inconfundível, o caqui é um das frutas com fibra que ainda é rico em vitaminas C e A. Tem também sais minerais, como fósforo, ferro e cálcio, e contribui para manutenção da saúde dos cabelos, da pele e das unhas. Além disso, atua em prol do sistema imunológico. Cerca de 100 g da fruta apresenta 6,5 g de fibras.

5 – Tucumã

Na lista de frutas ricas em fibras para o intestino, também está a tucumã, que é rica em ômega 3 e ainda tem baixo teor de açúcar. Também apresenta betacaroteno em sua composição e vitaminas A, B e C. Sua ingestão fortalece o sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce. Em 100 g da fruta, há aproximadamente 12,7 g do nutriente.

6 – Macaúba

Outra fruta rica em fibras é a macaúba, que dá em palmeiras que podem alcançar até 25 metros. É rica em antioxidantes, potássio, vitamina E e betacaroteno. Também tem gorduras monoinsaturadas, um subtipo de lipídio que fortalece os ossos e mantém o coração saudável. Consumindo 100 g da fruta, é possível obter 13,4 g de fibras.

7 – Pequi

Se você está se perguntando qual fruta tem mais fibra, saiba que o pequi, uma opção muito usada na culinária, é que leva o título. Por conta do alto teor do nutriente — cerca de 19 g a cada 100g —, ele garante a sensação de saciedade, além de garantir um bom funcionamento do intestino.

Imagem de uma goiaba aberta

Conheça os sucos com fibras da Natural One!

Viu como é grande a variedade de frutas ricas em fibras? E a lista não para por aí, já que opções como maçã, manga, maracujá e uva também fazem parte. E sabe qual é a forma mais fácil de consumi-las? Com os sucos 100% naturais da Natural One, sem conservantes e aromas artificiais. Confira e se delicie!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabia que os benefícios da proteína impactam diretamente funções vitais do corpo humano? Sem as proteínas,...