Search
Close this search box.

5 receitas de gelatina de ágar-ágar para se deliciar em família

SUMÁRIO

A gelatina de ágar-ágar é de origem vegetal feita a partir de algas marinhas vermelhas. Por ter um aspecto gelatinoso, esse ingrediente substitui facilmente a gelatina tradicional e os ovos em vários pratos culinários. 

Além disso, os benefícios do ágar-ágar são muitos para a saúde e o bem-estar, pois possui cerca de 94,8% de fibras solúveis que ajudam no bom funcionamento do intestino. Isso contribui para a prevenção de doenças inflamatórias intestinais, diarreias e constipação. 

O alimento ainda contribui para o emagrecimento, visto que as fibras ajudam na saciedade. Então, se você quer aproveitar esses benefícios, aprenda como preparar receitas com ágar-ágar e inclua esse alimento na sua dieta.

1. Gelatina de ágar-ágar de uva

Além de deliciosa, essa sobremesa vegana é feita com suco natural de uva. Porém, você pode prepará-la com a fruta da sua preferência. Uma dica é fazer a receita com suco de manga ou mamão, pois fica bem saborosa. Veja como preparar!

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de ágar-ágar;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 xícara de água;
  • 1 litro de suco de uva Natural One;
  • 4 colheres de uva-passa.

Modo de preparo

Primeiramente, coloque o ágar-ágar em uma panela com a água, leve ao fogo e mexa até ferver. Depois, desligue o fogo e acrescente o suco de uva, o sal e a uva-passa. Em seguida, coloque em taças individuais ou em um recipiente da sua preferência e leve para gelar.

ingrediente usado na gelatina de ágar-ágar

2. Gelatina vegana de maçã com ágar-ágar 

Que tal aprender a fazer gelatina vegana de maçã? Utilizar o ágar-ágar é uma forma de preparar a sobremesa sem ingredientes de origem animal. Então, tome nota da receita e se prepare!

Ingredientes

  • 5 gramas de ágar-ágar em pó;
  • 125 ml de água;
  • 400 ml de suco de maçã Natural One.

Modo de preparo

Em uma panela, dissolva o ágar-ágar com água e deixe ferver em fogo baixo por até dois minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo e acrescente o suco aos poucos e misture. Em seguida, é só colocar em taças individuais e levar à geladeira por aproximadamente 2 horas.

3. Gelatina de abacaxi com ágar-ágar 

O abacaxi é uma das frutas mais saborosas e nutritivas, visto que é repleta de vitaminas, minerais e enzimas que fortalecem o sistema imunológico. Então, aproveite os benefícios da fruta e aprenda a preparar gelatina de ágar-ágar sabor abacaxi.

Ingredientes

  • 10 gramas de ágar-ágar;
  • 480 ml de suco de abacaxi;
  • 480 ml de água;
  • abacaxi cortado em cubinhos.

Modo de preparo

Essa receita de gelatina de ágar-ágar é muito simples de preparar e bem similar às anteriores. Para começar, adicione o agar em uma panela com água fria e acrescente o suco de abacaxi. 

Em seguida, leve ao fogo baixo e misture bem até ferver. Depois, é só despejar o conteúdo em tacinhas individuais com os cubinhos de abacaxi e levar à geladeira por cerca de 40 minutos.

4. Gelatina de ágar-ágar com frutas

Se você gosta de fazer sobremesas com mix de frutas, essa receita de gelatina de ágar-ágar será perfeita para você. Além de saborosa, ela fica bem colorida e vai atrair facilmente a curiosidade das crianças. Veja como preparar.

Ingredientes

  • 4 gramas de ágar-ágar;
  • 300 ml de leite desnatado;
  • 300 ml de água;
  • pedaços de banana, morango, manga e maçã;
  • gotas de stevia a gosto para adoçar (opcional).

Modo de preparo

Dissolva o ágar-ágar na água e leve ao fogo até ferver, mexendo sempre para não empelotar. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e continue a mexer por mais 2 minutos. 

Desligue o fogo, acrescente a stevia, o leite, mexa até ficar homogêneo e deixe esfriar. Depois, coloque os pedaços de frutas em um recipiente ou em taças e despeje a mistura. Por fim, leve à geladeira até endurecer e sirva a gelatina de ágar-ágar com frutas para toda a família!

5. Gelatina de ágar-ágar de limão

É claro que não poderia faltar uma receita de gelatina de limão, afinal essa fruta é versátil e popular entre os brasileiros. Então, separe os ingredientes e aprenda a prepará-la!

Ingredientes

  • 1 litro de suco de limão Natural One;
  • 2 colheres de sopa de ágar-ágar;
  • 1 xícara de morangos picados.

Modo de preparo

Em uma panela, ferva o suco de limão, adicione o ágar-ágar e mexa até ferver. Retire do fogo. Depois, coloque os morangos picados em um recipiente e despeje a mistura. Não é necessário levar à geladeira, basta deixar endurecer em temperatura ambiente e servir quando atingir o ponto!

foto de gelatinha de ágar-ágar em cima da mesa feita com framboesa, jabuticaba e pessego

Prepare gelatina de ágar-ágar com os sucos da Natural One

Agora que você já sabe como fazer gelatina com ágar-ágar, aproveite e utilize os sucos naturais da Natural One para diversificar os sabores. Eles são preparados com frutas e vegetais frescos, sem adição de açúcares, conservantes e aromatizantes artificiais.

Além disso, os sucos naturais são embalados com a mais alta tecnologia de envase a frio para preservar o sabor e os nutrientes por muito mais tempo. Então, acesse o nosso site e saiba mais sobre o nosso processo de preparação e a nossa linha de produtos!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você já ouviu falar em mindfulness e seus benefícios para a saúde mental e o bem-estar? Traduzida...