Search
Close this search box.

grounding

Grounding: entenda o que é esta prática e quais seus benefícios na rotina

SUMÁRIO

Em uma sociedade marcada pelo estresse, é fácil sentir-se sobrecarregado ao longo do dia, sem muita produtividade. A ansiedade se tornou algo comum, levando as pessoas a buscar formas de controlar sua saúde mental. Aí, entra a técnica de grounding, com seus benefícios para o cotidiano. Já ouviu falar dela?

Ao estar em uma rotina frenética, repleta de informações, é importante fazer pausas, olhar para si e relaxar. A prática de grounding tem como objetivo aliviar a mente. Quer entender como ela pode ser relevante para a sua saúde mental e emocional? Continue a leitura deste artigo e entenda as principais características e como fazer grounding.

O que é Grounding?

O termo “grounding” significa “aterramento”, ou seja, é uma técnica terapêutica e de promoção ao bem-estar que consiste no contato, direto ou indireto, do corpo com a superfície terrestre.

grounding

Assim, você pode ficar descalço, deitar, permanecer sentado ou tocar a terra com as mãos, e essa ação fará com quem você se reconecte e troque energia com a natureza.

O grounding e a Psicologia vêm sendo utilizados para ajudar na saúde mental e emocional das pessoas, pois ter contato com a natureza através dessa prática melhora a qualidade de vida e equilibra as energias.

Quais os benefícios do Grounding?

Conforme as pessoas se desenvolvem, acabam perdendo hábitos que são eficazes para o bem-estar e a vivência com leveza, dando lugar às obrigações que causam problemas na saúde mental e física.

Crianças gostam de andar descalças, de ter contato com a terra e com a natureza. Isso tudo influencia em quem elas são. As técnicas de grounding suprem essa necessidade em adultos e, por isso, mesmo sendo um termo pouco conhecido, a maioria das pessoas já praticou.

Os benefícios do grounding são muitos. Algumas delas, segundo as informações da Health, que realiza pesquisas com foco no desenvolvimento do bem-estar e saúde, são:

  • redução do estresse e da ansiedade: ao se concentrar no presente, o grounding reduz a ansiedade, permitindo que você se afaste das preocupações que frequentemente te assombram, diminuindo o estresse causado pelas obrigações do cotidiano;
  • melhora do sono: praticar o grounding regularmente pode melhorar a qualidade do sono, pois acalma a mente agitada, facilitando o relaxamento necessário para um sono profundo;
  • aumento da consciência emocional: estar presente ajuda a reconhecer e a entender melhor suas emoções, facilitando a gestão emocional, além de se reconectar com o seu próprio corpo, reduzindo tensões e possíveis problemas físicos;
  • melhora da concentração: ao acalmar a mente, o grounding pode melhorar a capacidade de concentração e foco nas tarefas diárias.
  • alívio de sintomas físicos: pessoas relatam alívio de sintomas físicos, como dores de cabeça e tensões musculares após praticar o grounding regularmente.

Ainda existem estudos que mostram que o contato com a natureza tem poder anti-inflamatório e antioxidante. Logo, estimula o organismo como um todo.

Como funciona o Grounding?

Ele pode ser realizado de diversas formas, sendo o objetivo principal o direcionamento da sua atenção para o momento presente. A partir disso, algumas técnicas podem ajudar, como:

  • meditação;
  • contato com a natureza, passando um tempo ao ar livre, caminhando descalço na grama ou na areia, ou simplesmente observando as árvores, o céu e o sol.
  • atividades criativas relacionadas à arte, como desenhar, pintar ou escrever.

Dicas para praticar o Grounding na sua rotina

Ao entender o conceito e os benefícios do grounding, resta saber como colocar suas técnicas em prática. Algumas recomendações podem ajudar:

grounding

Comece com pequenos passos

Reserve alguns minutos todos os dias para praticar o grounding. Com o tempo, você pode aumentar o tempo de duração, à medida que se sentir mais confortável.

Crie um espaço de tranquilidade

Separe um espaço em casa ou ao ar livre para relaxar e acalmar a mente. Pode ser um canto com almofadas confortáveis, um lugar no seu jardim ou uma varanda que dê para observar a cidade e o horizonte.

Seja consciente da respiração

Pratique exercícios de respiração profunda, focando a entrada e a saída do ar. Isso ajuda a acalmar a mente e o corpo.

Desconecte-se digitalmente

Reserve períodos do dia para se desconectar de dispositivos eletrônicos e se envolver em atividades que promovam a presença mental.

Aproveite a natureza

Passe algum tempo ao ar livre, mesmo que seja apenas alguns minutos no seu quintal. Sinta a textura do solo sob seus pés e observe os detalhes ao seu redor.

A Natural One como parceira no processo de relaxamento

Em um mundo em que o estresse e a ansiedade são desafios comuns, o grounding oferece uma maneira poderosa de encontrar paz no momento presente. Assim, ao incorporar práticas de grounding em sua rotina, você pode cultivar uma maior consciência, reduzir o estresse e promover uma sensação duradoura de bem-estar mental e emocional.

Aproveite esses momentos de pausas e relaxamento com a natureza para se alimentar e consumir bebidas saudáveis que auxiliam o seu corpo e o bem-estar. Conheça os mais de 15 tipos de sucos e os diversos sabores de bebida de aveia da Natural One. Escolha uma das opções e sinta a refrescância ao consumir enquanto senta na grama e aprecia a natureza.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Além de ser conhecido pelas temperaturas mais amenas e pelas quedas das folhas, o outono também é...