Search
Close this search box.

Microverdes: o que são e quais os benefícios

SUMÁRIO

A mais nova tendência no cultivo de plantas, os microverdes têm conquistado o coração dos entusiastas da alimentação saudável. Além dos inúmeros benefícios para a saúde, essas plantinhas podem ser cultivadas em espaços pequenos, sem muita dificuldade ou experiência com jardinagem ou hortas. Venha saber mais!

Afinal, o que são microverdes?

Apesar de promissor, o conceito ainda é uma novidade no Brasil. Portanto, é comum você se perguntar o que são microverdes. A definição é simples. Tratam-se de hortaliças, ervas aromáticas ou legumes muito jovens, bem pequenininhos, um pouco mais desenvolvidas que os brotos, mas ainda não totalmente adultos. 

Os microverdes são colhidos e consumidos na sua fase imatura, quando ainda estão nascendo as primeiras folhas. O seu prefixo “micro” é devido ao tamanho, que varia da folha até a raiz entre 5 a 10 centímetros.

Imagem de microverdes

Vantagens

Inúmeros chefs ao redor do mundo têm usado os microverdes em suas receitas de entradas e saladas devido ao seu sabor mais acentuado e aos inúmeros nutrientes. Por conta do seu sucesso, esse mercado tem crescido mundialmente, atraindo comerciantes por conta da rentabilidade.

A melhor parte é que elas precisam de pouquíssimo espaço para serem cultivadas. Portanto, quem é adepto aos benefícios da hortoterapia pode utilizar até mesmo um microjardim e assim estabelecer contato e conexão com a natureza, aumentando a sua sensação de prazer e bem-estar físico e mental.

Entre os benefícios dos microverdes para a nossa saúde, está o aumento de proteínas, vitaminas e minerais importantes, como ferro, zinco e magnésio. Quando consumidas, elas também diminuem a quantidade de antinutrientes e melhoram a digestibilidade. 

Além disso, aumentam a saciedade e ajudam na perda de peso graças às fibras, as quais também auxiliam no controle do açúcar no sangue. Dessa maneira, retardam a absorção de glicose, evitando picos e quedas nos níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Saiba como cultivar

O cultivo de microverdes é bem simples e semelhante ao de um jardim de ervas tradicional, com a vantagem de não precisar de muito espaço. Não são necessários equipamentos especializados, apenas sementes, substrato e um local iluminado.

As sementes são as mesmas dos demais vegetais. Há diversas alternativas de hortaliças, leguminosas e cereais. Alguns exemplos são: aveia, acelga, agrião, girassol, feijão, coentro, manjericão, cenoura, ervilha, alho-poró e cebola. Confira o passo a passo para o cultivo.

Passo a passo

A Natural One e a atriz e ambientalista Marina Godward elaboraram um vídeo para o Instagram sobre o tema. O conteúdo ensina as etapas e o material necessário para cultivar essa nova tendência da horticultura, a qual pode ter até 40 vezes mais nutrientes do que os mesmos vegetais na sua fase adulta.

Todo o processo é simples e você ainda irá reaproveitar as suas garrafas de suco que iriam para o lixo, transformando-as em uma espécie de miniestufa para o cultivo dos microverdes na sua casa ou apartamento. Essa atitude, além de prática, é sustentável e ótima para o Meio Ambiente.

Seguindo as instruções do vídeo, basicamente, você irá realizar um corte na embalagem do suco, a fim de criar uma espécie de tampa. Depois, é necessário cobrir o fundo com cerca de 1 cm de altura do substrato e molhá-lo. Posteriormente, é necessário distribuir as sementes e cobrir com uma última camada bem fina de substrato e molhar um pouco mais.

Geralmente, depois de 5 dias, você já pode colher os seus microverdes. Porém, o tempo de crescimento dessas plantinhas varia de acordo com a espécie cultivada e o clima da nossa região e casa. Para quem está começando, uma boa dica de cultivares que crescem mais rápido são rabanete e rúcula.

Imagem de microverdes

Veja como consumir os microverdes

Para colher, é só cortar na base do talo com uma tesoura fina. Antes de consumir, você deve higienizar as plantinhas por segurança. Como são acessíveis e muito pequenos, é possível acrescentar quase todos em uma única refeição da sua preferência para potencializar os seus inúmeros nutrientes.

Eles podem ser ainda consumidos com sucos naturais para incrementá-los com receitas criativas. Assim, até mesmo quem não tem costume de comer saladas com frequência poderá se beneficiar das vantagens para a saúde que essas plantinhas proporcionam.

Uma das receitas que mais se beneficiam dos microverdes é a do suco verde detox. Ele ajuda no funcionamento do organismo, além de melhorar a imunidade do nosso corpo. Os sucos da Natural One são ótimos para serem utilizados como base no preparo desse tipo de receita, pois são de origem natural. 

Beneficie-se de uma alimentação saudável com os sucos da Natural One

Os sucos 100% naturais da Natural One são perfeitos para quem busca levar uma vida saudável, pois não contêm conservantes, aditivos, açúcares, corantes ou aromas artificiais. O resultado é um sabor e frescor da natureza, que são sentidos a cada gole pelos consumidores nas mais de 10 opções disponíveis.

Para ter os seus sucos favoritos sempre à mesa de maneira prática, a Natural One desenvolveu o Clube de Assinaturas. Nele, você escolhe os seus sucos e os recebe diretamente da sua casa no intervalo de tempo que preferir. Além disso, tem acesso a uma série de vantagens exclusivas, como frete grátis e desconto.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Comer bem é o ponto de partida para ter uma vida mais saudável. Por isso, é sempre...