Search
Close this search box.

O que é tabela nutricional? Saiba como interpretá-la!

SUMÁRIO

É possível que você já tenha uma noção sobre o que é tabela nutricional. Geralmente, ela vem atrás dos rótulos dos alimentos, com letras e valores nutricionais que indicam se o produto é, de fato, saudável. Por isso, é importante saber como lê-la e interpretá-la para não cair em armadilhas.

 

A tabela nutricional foi regulamentada pela Anvisa e contém informações úteis, como composição e quantidade de nutrientes oferecidos pelos alimentos. No site da Natural One, antes de escolher os seus sucos 100% naturais, você já pode conferir a tabela nutricional de cada um deles.

 

Assim, você fica por dentro dos nutrientes que tornam as nossas bebidas tão saudáveis e com um gostinho da natureza a cada gole! Vale ressaltar que a tabela nutricional também indica a ingestão diária recomendada dos nutrientes. Para te ajudar a ler essas informações, a Natural One trouxe algumas dicas valiosas. Veja!

 

Porção, valor energético e carboidratos

 

Vamos começar pelo começo para entender o que é tabela nutricional. A porção mostra a medida por gramas ou unidades que servem para indicar a informação nutricional e a quantidade média do alimento que deve ser consumido para uma dieta saudável.

 

Geralmente, a quantidade de energia que o produto fornece é o primeiro item que atrai a atenção dos consumidores. As calorias são transformadas em energia a partir da ingestão de macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos). Por isso, é essencial interpretar a tabela nutricional para saber a origem dessas calorias.

 

Responsáveis por fornecer energia imediata para o nosso corpo, os carboidratos também são muito conhecidos pela capacidade de aumentar nosso peso. Dessa forma, é importante consumir a quantidade de nutrientes adequada para que ela não seja armazenada como gordura no organismo.

 

Proteínas, gorduras totais e gorduras saturadas

 

As proteínas são essenciais para a construção da fibra muscular e também para a regeneração dos órgãos e células. O processo de digestão das proteínas é mais lento do que os carboidratos, por essa razão, elas proporcionam maior sensação de saciedade e também ajudam na perda de peso.

 

Já as gorduras totais representam a soma de todos os tipos de gordura encontrados em um determinado alimento. São uma das principais fontes de energia para o nosso organismo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. Além disso, elas favorecem a sustentação dos tecidos e são componentes do cérebro.

 

Enquanto isso, as gorduras saturadas são encontradas principalmente em alimentos de origem animal, como carnes vermelhas, leite e derivados. Elas devem ser consumidas com moderação, uma vez que podem aumentar o risco da formação de placas nas artérias e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

Gorduras trans, fibra alimentar e sódio

 

No quadro nutricional dos alimentos, as gorduras trans merecem bastante atenção. Elas são encontradas em grande quantidade nos alimentos industrializados e não oferecem nenhum benefício ao organismo. Esse tipo de gordura é responsável por aumentar os níveis de colesterol ruim e diminuir o bom.

 

Outra informação importante sobre a composição dos alimentos são as fibras alimentares, que são classificadas como solúveis e insolúveis. Elas são encontradas em alimentos de origem vegetal e proporcionam mais saciedade. Além disso, as fibras alimentares podem melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

 

Encontrado no sal de cozinha e na maioria dos alimentos, o sódio ocupa um papel fundamental no equilíbrio da quantidade de água no corpo e hidratação das nossas células. No entanto, seu consumo deve ser moderado, uma vez que a ingestão excessiva pode causar o aumento da pressão arterial e sobrecarregar os rins.

 

Vitaminas e minerais

 

As vitaminas e sais minerais compõem o que chamamos de micronutrientes. Eles desempenham uma função essencial para o funcionamento e bem-estar do organismo. A ausência desses micronutrientes no corpo está relacionada ao surgimento de diversas doenças. Conheça um pouco sobre alguns deles:

 

  • vitamina B2: também conhecida como riboflavina, é importante para o corpo, pois estimula a produção de sangue e o funcionamento saudável do organismo;
  • vitamina C: muito conhecida por fortalecer o sistema imunológico e prevenir gripes e resfriados. Além disso, ela possui uma poderosa ação antioxidante, que combate o envelhecimento precoce;
  • cálcio: o cálcio é fundamental para a construção e o fortalecimento dos dentes e ossos, além de ser muito importante para a contração dos músculos e transmissão dos impulsos nervosos.
  • magnésio: auxilia na produção de energia no organismo e na metabolização da glicose. Junto ao cálcio, o magnésio também auxilia na contração muscular, facilitando o relaxamento muscular.
 

Você pode turbinar o seu bem-estar e a sua disposição com o nosso suco de mamão e laranja, uma bebida refrescante e nutritiva, rica em fibras e vitaminas que acabamos de conferir. Ele contribui para a saúde intestinal, cardiovascular e imunológica e muito mais.

 

mulher usando caderno e caneta para representar o que é tabela nutricional

Sempre fique ligado na tabela nutricional!

 

Agora que desvendamos o que é tabela nutricional e em quais informações é importante ficar de olho, não deixe de conferi-las na sua próxima ida ao supermercado. Se você já pratica hábitos e uma alimentação saudável, que tal acrescentar na sua dieta os sucos 100% naturais da Natural One?

 

No nosso site, você encontra a nossa deliciosa Limonada, uma ótima fonte de vitamina C preparada com frutas selecionadas, sem aditivos, corantes ou aromas artificiais. A nossa limonada contém todas as características nutricionais do limão, que nutrem a pele, neutralizam os efeitos dos radicais livres e muito mais!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você já ouviu falar em mindfulness e seus benefícios para a saúde mental e o bem-estar? Traduzida...