Search
Close this search box.

O que são hortaliças, principais tipos e os benefícios para a saúde!

SUMÁRIO

Saber o que são hortaliças e quais são seus benefícios para saúde é uma ótima ideia para quem deseja seguir um estilo de vida saudável. Afinal, esse grupo de alimentos é considerado um dos mais nutritivos do cardápio, sendo indispensável no dia a dia. 

Produzidas pela olericultura, as hortaliças são vegetais cultivados em horta, onde é possível consumir desde raízes, caules e folhas até flores, frutos e sementes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado o consumo diário de 400 g desses alimentos, que podem ser usados nos mais variados pratos e bebidas. 

Nesse caminho, para que você conheça os principais tipos de hortaliças e fique por dentro de seus benefícios, preparamos este artigo recheado de informações. Não deixe de conferir e aproveitar! 

Tipos de hortaliças

Ao entender o que são hortaliças, podemos dizer que esses vegetais estão subdivididos em três grandes grupos: tuberosas, herbáceas e fruto. Cada um possui especificidades relacionadas diretamente ao processo de produção, desenvolvimento e consumo. 

Hortaliças tuberosas

As hortaliças tuberosas, por exemplo, são caracterizadas por se desenvolverem dentro da terra. Popularmente conhecidas como raízes, alguns exemplos são: batata, batata-doce, cenoura, inhame, alho-poró, cebola, beterraba, mandioca e nabo.

Hortaliças herbáceas

Já as hortaliças herbáceas são aquelas cuja parte comestível se desenvolve fora do solo, como folhas, talos, flores e inflorescências. O grupo inclui alface, brócolis, espinafre, aipo, couve-flor, acelga e repolho.

Hortaliças-fruto

Por fim, as hortaliças-fruto, como o próprio nome indica, são aquelas cujo fruto da planta é comestível, podendo ser consumidos verdes ou maduros. Ervilha, tomate, abóbora, chuchu, berinjela, maxixe e melancia são alguns dos vegetais desse grupo. 

Benefícios das hortaliças para a saúde

Agora que você já sabe quais são os tipos de hortaliças que pode encontrar, que tal descobrir os principais benefícios desse grupo de alimentos para a saúde? Veja a seguir! 

Ricas em vitaminas e minerais

Altamente nutritivas, as hortaliças são ricas em vitaminas e minerais, incluindo vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, ferro, potássio e magnésio. Esses nutrientes são importantíssimos para o funcionamento do organismo, e muitos apresentam propriedades antioxidantes, que ajudam a proteger o corpo contra os radicais livres, responsáveis por diversas patologias. 

Contribui para a hidratação do corpo

Ao pesquisar o que são hortaliças, é possível descobrir que, em geral, esses alimentos são compostos por uma média de 95% de água. Sendo assim, seu consumo pode contribuir diretamente para a hidratação do corpo, o que é vital para a saúde do organismo. 

Favorece o funcionamento do sistema digestivo

Por ter uma alta concentração de fibras insolúveis e água em sua composição, as hortaliças são alimentos que favorecem o funcionamento do sistema digestivo. Enquanto a água ajuda a hidratar, as fibras aumentam o trânsito intestinal, o que diminui a constipação e previne doenças como câncer no intestino. 

Confere saciedade e manutenção do peso

Justamente por serem ricas em fibras, as hortaliças são um dos grupos que mais promovem saciedade. Com isso, ajudam diretamente na manutenção do peso, sendo aliadas de quem busca emagrecer. 

Fora isso, as hortaliças herbáceas, como alface e espinafre, exigem bastante mastigação, o que também colabora com a sensação de saciedade, já que o ato sinaliza ao cérebro sobre o aporte de nutrientes. É por isso que se recomenda começar a refeição pela salada. 

Diminui os riscos de doenças crônico-degenerativas 

Quando se trata de explicar o que são hortaliças, não podemos deixar de dizer que esses alimentos diminuem os riscos de doenças crônico-degenerativas. O motivo é que os vegetais contam com compostos bioativos na composição, que protegem o corpo do desenvolvimento de diabetes, vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares. 

Como consumir hortaliças?

o que são hortaliças - imagem com suco que tem hostaliças

Depois de descobrir o que são hortaliças e quais são seus benefícios para a saúde, você deve estar se perguntando como incluí-las no seu dia a dia. Versáteis, esses alimentos podem ser saboreados em diversos pratos, em receitas doces ou salgadas. 

Também é possível saboreá-los em bebidas naturais, como nos sucos da Natural One. O sabor Limão Veggie, por exemplo, é uma novidade muito saborosa, composta por hortaliças e frutas, incluindo limão, maçã, couve, espinafre, gengibre e capim-santo.

Outra opção da Natural One que também oferece um mix entre vegetais e frutas é o suco Beterraba Veggie. Composta por beterraba, laranja, maçã, gengibre e limão, a bebida é uma opção nutritiva para desfrutar em qualquer refeição!

Natural One: mais saúde para o seu copo!

E aí, gostou do conteúdo e não vê a hora de desfrutar de todos os benefícios das hortaliças? Na Natural One, você encontra sucos 100% naturais, produzidos com a mais alta qualidade e tecnologia, que oferecem ainda mais saúde para o seu copo.

Em meio aos sabores, é possível encontrar opções clássicas, como laranja e uva, e inovadoras, como o famoso pink lemonade. Ficou interessado? Não deixe de conferir e aproveitar! 

Fontes consultadas: 

MARCOS NASCIMENTO, Warley. Por que devemos consumir mais hortaliças?. Embrapa, [S. l.], 15 out. 2020. Segurança alimentar, nutrição e saúde, p. 1. Disponível neste link Acesso em: 23 jan. 2023.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você já ouviu falar em mindfulness e seus benefícios para a saúde mental e o bem-estar? Traduzida...