Search
Close this search box.

O que são polifenóis? Veja a importância desse nutriente em uma alimentação

SUMÁRIO

Para uma alimentação saudável, é preciso consumir uma grande variedade de nutrientes que são necessários para a manutenção do nosso corpo. Como o nome desses compostos variam, é comum que se tenha dúvida sobre a função de cada um. Descubra, a seguir, o que são polifenóis

Considerados compostos bioativos e muito procurados por conta dos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, os polifenóis promovem diversos benefícios à saúde. Pensando nisso, a Natural One preparou a seguir mais informações sobre esse nutriente, além de listar em quais alimentos ele pode ser encontrado. Veja mais! 

O que são polifenóis?

Os polifenóis são grupos de composto bioativo que podem ser encontrados facilmente em nossa alimentação. Em geral, estão presentes principalmente nas frutas e nos vegetais. Eles possuem, em sua composição, unidades de fenol, que faz com que eles sejam subdivididos em diversos subtipos.

No meio dos tipos de polifenóis, o mais comum é dos ácidos fenólicos. Alguns exemplos são cumarias, flavonoides, estilbenos (reveratrol), ácido clorogênico e ligninas. Desses exemplos citados, os flavonóides são o grupo mais conhecido, sendo subdivido nas seguintes classes: flavonas, isoflavonas, catequinas, dentre outras. 

frutas vermelhas representando o que são polifenóis

Quais são os benefícios dos polifenóis?

Os principais benefícios dos polifenóis para o corpo estão relacionados à prevenção de doenças neurodegenerativas, cardiovasculares, além de auxiliarem também na longevidade.

Os efeitos do composto são gerados principalmente pela alta capacidade anti-inflamatória e antioxidante do nutriente, característica que influencia o bem-estar. Assim, ele auxilia no combate dessas doenças a partir de ações nos genes. 

7 alimentos que possuem polifenóis

Os alimentos ricos em polifenóis são aqueles que podem ser consumidos em uma alimentação saudável. São fontes do composto alimentos de origem animal e vegetal, como legumes, chocolates, cereais, chás, café e vinho tinto. A seguir, separamos sete opções para você incluir o consumo de polifenóis nas suas refeições.

1 – Frutas vermelhas 

As frutas ricas em polifenóis são as de cor vermelha. Apesar disso, os mirtilos (blueberries) são a opção que mais concentra o nutriente na lista. Isso porque são fonte de antioxidantes que atuam no combate de radicais livres, auxiliando diretamente no combate de doenças crônicas. 

2 – Vinho tinto

Sempre há dúvidas sobre o consumo do vinho tinto; fato é que a bebida é rica em polifenóis, assim como o suco de uva. No entanto, no caso da bebida alcoólica, ela possui uma grande quantidade de resveratrol, um tipo específico do nutriente que atua no combate de inflamações. 

3 – Azeite

As azeitonas também contém polifenóis em abundância, e o azeite é uma ótima fonte do composto benéfico. Assim, sempre que possível, use em suas refeições. Além das saladas, ele pode ser colocado também no preparo, na finalização e como calda de sobremesas. Nesse caso, dê preferência para o extravirgem. 

4 – Chocolate amargo

O chocolate e o cacau do tipo amargo também são opções ricas em polifenóis. Alguns estudos ainda apontam que o micronutriente encontrado na sobremesa tem efeito positivo no controle do colesterol, ajudando a diminuir o LDL (ruim) e a aumentar o HDL (bom). 

5 – Espinafre 

Os legumes e as hortaliças são excelentes fontes de polifenóis, no entanto o espinafre lidera a lista. Ele é rico principalmente em um tipo chamado ácido clorogênico. Ele tem benefícios na prevenção de doenças crônicas como Parkinson, diabetes tipo 2 e doença hepática. 

6 – Oleaginosas

Oleaginosas como amendoim, castanha-de-caju, macadâmia e amêndoa também possuem uma boa quantidade de polifenóis em sua composição. Apesar disso, são as nozes e as avelãs que têm uma concentração maior da substância. 

7 – Cúrcuma

Também conhecida como açafrão-da-terra, a cúrcuma é uma substância originária da Ásia que tem presença da curcumina, um subtipo de polifenóis. Para incluí-la na alimentação, basta acrescentá-la como um tempero natural em refeições, sanduíches e saladas.

Conheça alguns sucos da Natural One ricos em polifenóis! 

Viu só como os polifenóis são importantes para a saúde? Por isso, inclua mais uma forma de consumir os micronutrientes por meio dos sucos da Natural One. Sabores como o limão veggie, acerola, laranja e uva são ricos no composto — e o melhor, tudo isso com opções 100% naturais e um sabor incomparável. 

modelo posando enquanto toma suco de laranja natural one, representando o que são polifenóis

Em nosso site, você encontra tanto opções de 180 ml, ideais para levar na mochila para o trabalho ou em um piquenique com os amigos, tanto de 1,5 L, boas pedidas para um lanche em família. Veja todos os sabores disponíveis e experimente a natureza a cada gole! 

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Além de ser conhecido pelas temperaturas mais amenas e pelas quedas das folhas, o outono também é...