Search
Close this search box.

Imagem de benefícios da maçã

O que são radicais livres e quais são os alimentos antioxidantes

SUMÁRIO

Em sites e redes sociais, discute-se como se deve consumir alimentos antioxidantes para prevenir doenças e evitar o envelhecimento precoce. Mas você sabe o que são antioxidantes e radicais livres?

Hoje, a Natural One vai explicar tudo sobre o que é antioxidante e mostrar quais são os alimentos ricos nessas substâncias e os benefícios desses alimentos para a saúde.

O que são antioxidantes

Antioxidantes são substâncias capazes de defender nossas células dos radicais livres. Em outras palavras, eles protegem nosso corpo do estresse oxidativo que causa doenças como inflamações e envelhecimento precoce da nossa pele e tecidos.

Além disso, desempenham outras funções, como aumento da imunidade e prevenção de doenças cardiovasculares e relacionadas ao envelhecimento, como Alzheimer e artrite reumatoide.

Há diversos tipos de antioxidantes, como a vitamina A, C e E, flavonoides, carotenoides, entre outros. Todos são encontrados nos alimentos e, por isso, incorporar fontes dessa substância na sua rotina é muito importante para manter o corpo saudável.

O que são radicais livres

Os radicais livres são moléculas instáveis que podem danificar as células, causando morte celular e doenças degenerativas de envelhecimento. Esse processo é conhecido como estresse oxidativo e está associado a doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

As moléculas são produzidas diariamente pelo nosso organismo, mas a produção pode aumentar com má alimentação, tabagismo e ingestão de álcool.

Por isso, é importante consumir alimentos antioxidantes regularmente. Eles neutralizam os radicais livres, evitando o estresse oxidativo das células e prevenindo diversas doenças.

Alimentos ricos em antioxidantes

Um estilo de vida saudável, com exercícios físicos e alimentação balanceada, ajuda a reduzir os danos causados pelos radicais livres. Saiba quais são os alimentos antioxidantes para inserir na sua rotina.

Vegetais de folhas verdes:

Folhas verdes como couve, espinafre e alface são alimentos ricos em antioxidantes. Além disso, são fontes de fibras e contêm flavonoides, carotenoides, vitaminas C e E, o que os torna grandes aliados para a saúde e para aliviar a inflamação associada à diabetes tipo 2.

Castanhas, sementes e cereais:

Sementes são alimentos antioxidantes que nos protegem contra doenças cardíacas. Castanhas, linhaça, nozes, amêndoas, entre outras são ricas em antioxidantes, como selênio e compostos fenólicos, associados à prevenção de doenças neurodegenerativas.

Além disso, cereais como o arroz e a aveia também possuem propriedades antioxidantes. A aveia é rica em ácidos, como o pantotênico, fibras e antioxidantes que ajudam a aumentar a produção de óxido nítrico, melhorando o fluxo sanguíneo das artérias.

Legumes e leguminosas:

Leguminosas como grão-de-bico, lentilhas e feijões também são fontes de antioxidantes. Embora tenham uma concentração menor em comparação às frutas e aos vegetais, as leguminosas podem contribuir antioxidantes para o aumento do consumo de antioxidantes, como vitaminas C e E, selênio e zinco.

Alguns legumes também são antioxidantes. A batata yacon, por exemplo, além de ser rica em potássio e cálcio, possui polifenois como o ácido clorogênico e o ácido cafeico, que têm características antioxidantes.

Especiarias e ervas:

Muitas ervas e especiarias são ricas em antioxidantes. Alguns exemplos são:

  • cúrcuma: contém curcumina, que tem propriedades antioxidantes;
  • gengibre: contém gingerol e shogaol, que combatem a inflamação e o estresse oxidativo;
  • canela: além dos seus efeitos anti-inflamatórios e o poder de regular o açúcar no sangue, ela também é rica em polifenóis e flavonoides;
  • alecrim: contém ácido rosmarínico, ácido carnósico e flavonoides, antioxidantes relacionados à imunidade e à prevenção de doenças cardiovasculares.

Chá-verde:

O chá verde é uma bebida antioxidante que contém catequinas, um tipo de flavonoide capaz de reduzir o estresse oxidativo das células, prevenindo doenças crônicas, cardiovasculares, neurodegenerativas, entre outras.

Chocolate amargo:

O chocolate com alto teor de cacau (70% ou mais) contém flavonoides, que são um tipo de polifenol. Essas substâncias são antioxidantes, e o consumo moderado de chocolate amargo ajuda a combater os radicais livres e melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo a pressão arterial.

Azeite de oliva:

O azeite de oliva extravirgem é um dos alimentos antioxidantes muito consumidos. Ele é rico em vitamina E, compostos fenólicos e ácidos graxos monoinsaturados.

Essas substâncias têm sido associadas a uma redução do risco de doenças cardíacas e inflamatórias. Promovem a hidratação e elasticidade da pele , além de protegê-la contra o envelhecimento precoce e os danos causados pela exposição ao sol.

Frutas vermelhas:

Amoras, framboesas e morangos são frutas antioxidantes ricas em vitamina C e antocianinas, um antioxidante encontrado em vegetais vermelhos, roxos e azuis. A antocianina ajuda a melhorar a função cognitiva, como a memória e o aprendizado.

Uvas:

Os antioxidantes presentes nas uvas são resveratrol, flavonoides e vitamina C. O resveratrol tem propriedades anticancerígenas, os flavonoides têm poderes anti-inflamatórios e a vitamina C é uma grande aliada na saúde da pele.

Maçãs:

As maçãs são fontes de antioxidantes como quercetina e catequinas, relacionados à prevenção de doenças cardiovasculares e à proteção do cérebro de danos oxidativos e inflamações.

Goiabas:

Esta fruta do outono é deliciosa e muito nutritiva. Além de ajudar no funcionamento intestinal, pela alta concentração de fibras, ela é abundante em vitamina C e licopeno. Consumir goiabas regularmente ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir doenças cardíacas.

A Natural One também é fonte de antioxidantes

Agora que você já sabe quais são os alimentos antioxidantes e como essas substâncias podem combater os radicais livres, que tal incluir mais uma forma de consumir esses nutrientes com os sucos da Natural One?

Ela oferece mais de 14 sabores de sucos 100% naturais e sem adição de açúcares, aditivos e conservantes. Além de supernutritivos, eles são práticos e muito saborosos. Conheça os sabores no nosso site e consuma antioxidantes todos os dias!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Minimizar os impactos ambientais é de extrema urgência, e a logística reversa, também conhecida como Política Nacional...