Search
Close this search box.

yacon

Origem e benefícios do Yacon

SUMÁRIO

A batata Yacon (Smallanthus sonchifolius) tem sua origem na Cordilheira dos Andes, no Peru, América do Sul. Seu cultivo começou há muito tempo, quando civilizações antigas habitavam a região, incluindo os Incas, que reconheceram o valor saboroso e nutricional do tubérculo. Nos primórdios, as culturas andinas cultivavam e utilizavam o yacon tanto como alimento quanto como remédio natural, apreciando especialmente suas qualidades digestivas e seu baixo impacto no nível de açúcar no sangue.

yacon

 

Também conhecido como “batata de diabético” e “maçã de Jerusalém”, o Yacon é famoso por seu sabor suavemente adocicado e textura suculenta, frequentemente comparada à de uma pêra ou maçã. Seus benefícios são muitos, destacando-se sua riqueza em fibras e seu açúcar natural FOS (Frutooligossacarídeo), um tipo de fibra prebiótica que estimula o crescimento de bactérias benéficas no intestino. Por não serem digeridos pelo intestino delgado, não geram picos glicêmicos, auxiliando no controle dos níveis de glicose no sangue, o que os torna muito úteis para pessoas com diabetes ou resistência à insulina.

 

Yacon e sua popularidade no mundo

O yacon não demorou a se popularizar mundialmente. Embora ainda hoje seja uma parte importante da agricultura peruana, o super alimento também é cultivado em outras partes do mundo devido à sua fácil adaptação a diferentes solos e climas, embora prefira regiões com temperaturas moderadas e boa disponibilidade de água. Originário dos Andes, desenvolve-se bem em altitudes entre 1.000 e 3.000 metros, consolidando o Peru como um dos principais países produtores e exportadores deste tubérculo.

yacon

 

Explorando o Yacon e seus benefícios

A planta da batata yacon pode atingir até 2 metros de altura, mas são suas raízes tuberosas, compostas por 85% de água (daí o nome “yacon”, que significa “aguado” na língua quéchua), que trazem o valor nutricional do alimento, podendo pesar até 2 quilos.

O tubérculo pode ser consumido de diversas maneiras, como in natura, semelhante a uma fruta fresca, apreciando seu sabor doce e suculento. Em saladas, com fatias finas ou grossas em sua versão crua ou grelhada, combinado com vegetais, frutas, nozes e queijos. Além de sopas, cozidos e assados, o yacon também se destaca em sucos e smoothies, misturado com água, iogurte ou leite vegetal e frutas de sua preferência. Seu açúcar natural também é frequentemente transformado em adoçante para geleias, chocolates e sucos, por ser extremamente benéfico à saúde e possuir um sabor que apenas realça o sabor principal do produto.

yacon

 

Yacon no Brasil: a rotina do brasileiro com o batata peruana 

Com técnicas agrícolas adequadas e a escolha do local certo, o yacon foi introduzido no Brasil em 1994, com o interior de São Paulo sendo o maior produtor. Municípios como Piedade, Ibiúna e Capão Bonito se destacam na produção dessa batata devido às suas tradições agrícolas. A demanda crescente por alimentos saudáveis tem impulsionado o cultivo de yacon, que está se estabelecendo no Brasil, com potencial tanto para consumo doméstico quanto para exportação.

Comece a incluir o Yacon na sua rotina diária e perceba as mudanças no seu bem-estar. Você pode combiná-lo com as diversas opções de sabores de sucos e bebidas de aveia da Natural One, compondo o café da manhã, almoço ou jantar. Afinal, de vida leve e mais saudável, nós entendemos.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Comer bem é o ponto de partida para ter uma vida mais saudável. Por isso, é sempre...