Search
Close this search box.

Outubro Rosa: como fazer a conscientização e a prevenção do câncer de mama

SUMÁRIO

O mês de outubro é de grande importância para o estímulo à saúde e ao bem-estar das mulheres. Isso porque ele foi marcado como o período oficial para falar sobre a prevenção do câncer de mama desde a criação da campanha do Outubro Rosa.

A doença é uma das que mais acomete pessoas ao redor do mundo e que faz milhares de vítimas todos os dias. Estima-se o surgimento de mais de 704 mil casos dessa doença em brasileiros entre 2023 e 2025.

Sabendo disso, é muito importante se prevenir contra essa doença. Então, continue a leitura e descubra as principais informações para ter mais cuidados com a sua saúde e estimular a conscientização da importância do Outubro Rosa.

O que é a campanha do Outubro Rosa?

Com surgimento na década de 1990, o Outubro Rosa é uma iniciativa global que ocorre ao longo de todo o mês, anualmente, como uma oportunidade de educar o público sobre os riscos, os sintomas, a importância da prevenção e também do autoexame da mama.

Segundo o Instituto Oncoguia, o câncer de mama, quando descoberto nos estágios iniciais, possui chance de até 95% de cura. Porém, mesmo a Medicina sendo mais avançada e com mais formas de diagnóstico e tratamento da doença, ainda existe um alto índice de mulheres e homens afetados.

Assim, a conscientização deve ser constante e necessária na vida das pessoas. A campanha de Outubro Rosa e prevenção foi desenvolvida para fortalecer ainda mais essa necessidade.

Câncer de mama e o diagnóstico

O câncer de mama aparece a partir de uma condição em que células malignas se desenvolvem nos tecidos da mama. Isto é, ele pode surgir tanto em mulheres quanto em homens, embora seja mais comum nas mulheres.

O que deve ser destacado são os principais fatores de risco, ou seja, os que aumentam os casos de complicações da doença ou até o falecimento. Alguns deles são:

  • idade avançada;
  • histórico familiar;
  • obesidade;
  • maus hábitos cotidianos;
  • mutações genéticas;
  • exposição a estrogênio em excesso.

Embora não exista um estudo que comprove exatamente o surgimento dessa doença, é importante estar atento aos principais sinais que podem influenciar no diagnóstico.

Quais sinais monitorar neste Outubro Rosa?

É importante estar ciente dos sinais de alerta do câncer de mama. Mesmo que em alguns casos seja uma doença silenciosa, existem características que você, ao conhecer, seu próprio corpo consegue identificar. Os sintomas mais comuns para detecção incluem:

  • nódulos na mama, perceptíveis ou não de apalpação;
  • alterações na forma ou tamanho da mama;
  • dor persistente;
  • secreção mamilar anormal;
  • alterações na pele mamária.

Assim, se você identificar qualquer um desses sinais, relate imediatamente a um médico para avaliação.

Como é realizado o tratamento?

Conforme mencionado, o diagnóstico precoce é crucial para o tratamento bem-sucedido do câncer de mama. Seja com a realização de exames regulares de mamografia ou outros relacionados à saúde da mulher.

Caso seja detectado, o tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia hormonal, remoção de tumor ou retirada completa da mama (a mastectomia). Além disso, é importante ressaltar que o tratamento pode variar de acordo com o estágio da doença e o nível de gravidade de cada caso.

Principais dicas para prevenção da doença

Especialistas afirmam que, embora o câncer de mama não possa ser completamente evitado, há medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco. Ter acesso à informação de qualidade é um dos principais pontos que auxiliam na prevenção e na detecção precoce da doença, assim como de outras patologias. Além disso, alguns hábitos podem contribuir. São eles:

Praticar atividades físicas

A rotina de exercícios é benéfica de diversas formas, e para a prevenção do câncer não é diferente. A prática estimula a melhora da imunidade e o sistema imunológico, bem como a produção de hormônios naturais, o que contribui para evitar o surgimento de doenças.

Realizar o autoexame da mama

Observe os sinais que seu corpo dá. Qualquer diferença, procure entender do que se trata com especialistas. Assim, é importante que você faça o “toque” nas suas mamas e analise se há alguma deformação ou sinal diferente que exija opinião e análise médica.R

Exames de rotina

Realizar exames de mamografias regulares é fundamental, especialmente para mulheres com mais de 40 anos ou com histórico familiar da doença.

Além dele, é importante fazer os exames clínicos periódicos, de útero e demais órgãos do corpo, pois existem outras doenças que, se diagnosticadas precocemente, têm mais chances de tratamento e cura. Aproveite para fazer um check-up completo.

Conscientização e prevenção do Outubro Rosa

A conscientização é a pedra angular da campanha do Outubro Rosa. Divulgar informações sobre o câncer de mama, os riscos e a importância da detecção precoce pode salvar vidas. Além disso, a campanha visa a arrecadar fundos para pesquisa, proporcionando avanços no diagnóstico e no tratamento.

Manter uma alimentação balanceada

Consumir alimentos saudáveis e nutritivos, sejam frutas, sucos naturais, além de reduzir o consumo de álcool podem ajudar a evitar o surgimento e até mesmo o risco da doença.

Conheça o novo lançamento de conscientização para o Outubro Rosa da Natural One

Conhecer o objetivo do Outubro Rosa é essencial para viver com mais saúde e em harmonia com seu organismo. A conscientização deve ser mais importante do que nunca e, para estimular essa campanha de prevenção ao câncer de mama, a Natural One acaba de lançar a nova versão de um dos produtos: o Pink Lemonade de 300 ml.

Como forma de apoio ao Outubro Rosa, o novo modelo do produto proporciona a oportunidade de mais pessoas estimularem a conscientização do movimento social que a Natural One criou junto com as Américas Amigas. Clique agora em nosso site e conheça essa edição limitada que te ajuda a manter uma rotina mais saudável e “salva vidas” na prevenção ao câncer de mama.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Comer bem é o ponto de partida para ter uma vida mais saudável. Por isso, é sempre...