Search
Close this search box.

Pudim de laranja: uma sobremesa saudável e prática para você!

SUMÁRIO

Se você é fã de uma deliciosa sobremesa depois das refeições, precisa conhecer o pudim de laranja. Além de trazer o gostinho cítrico e docinho da fruta, essa receita simples e prática é rica em vitamina C e diversos benefícios importantes para a prevenção de doenças e o fortalecimento da imunidade.


Quem não abre mão de um docinho e uma alimentação saudável pode incluir o pudim de laranja na dieta sem peso na consciência. As fibras da fruta ajudam na sensação de saciedade e no funcionamento adequado do intestino, sendo ótimas aliadas de quem quer controlar o peso.


Além disso, a laranja auxilia no fornecimento de energia, ideal para quem quer começar o dia bem disposto e praticar exercícios. São tantas vantagens que decidimos trazer algumas receitas de como fazer um pudim de laranja para você desfrutar ao máximo cada uma delas. Confira!


1 – Pudim de laranja

A nossa primeira receita de pudim de laranja é bem simples, prática e fácil de fazer. Se você já fez o tradicional pudim aí na sua casa, então esse vai ser molezinha. A principal diferença está no ingrediente principal: o suco de laranja usado para dar o aroma, o sabor e a cor da receita.


Ingredientes:

  • 350 ml de suco de laranja;
  • Raspas da casca de 1 laranja (opcional);
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha;
  • 3 ovos;
  • 14 colheres de leite em pó (pode ser desnatado);
  • 1 xícara de adoçante em pó para uso culinário;

Calda:

  • 1 xícara (chá) de frutose (180 g);
  • 1/2 xícara (chá) de água (120 ml);
  • 4 colheres (sopa) suco de laranja (60 ml).

Modo de preparo:

Depois de reunir todos os ingredientes, basta batê-los por 2 minutos no liquidificador e despejar em uma forma untada com a calda caramelada. Feito isso, é só levar para assar em banho-maria em um forno pré-aquecido a 200°C por 30 minutos ou 1 hora e 30 minutos, de acordo com a potência do seu eletrodoméstico.


Quando o pudim de laranja estiver firme e cozido, já está na hora de tirá-lo do forno e deixar esfriar, antes de ir para a geladeira por mais uma hora. Para preparar a calda de laranja para pudim, é só reduzir o suco da fruta em uma panela. Na hora de finalizar, as raspas da laranja proporcionam um charme e um perfume a mais.


Para as caldas, trabalhe com os mesmos ingredientes do modo de preparo em todas as receitas. Assim, em uma forma própria para pudim, coloque a frutose e aqueça em fogo baixo. Em seguida, aos poucos, acrescente a água quente, sempre mexendo sem parar. Depois, adicione o suco de laranja até dissolver tudo.


imagem de pudim de laranja


2 – Pudim de laranja com 3 ingredientes

Quer ainda mais praticidade? Então, que tal preparar um pudim de laranja com 3 ingredientes? Essa é uma ótima receita para quem ainda tem pouca experiência na cozinha ou na preparação de sobremesas.


Ingredientes

  • 3 ovos;
  • 1 lata de leite condensado light;
  • 395 ml de suco de laranja (a mesma medida da lata de leite condensado).

Modo de preparo:

Em um liquidificador coloque todos os ingredientes e bata até a massa ficar bem homogênea. O segundo passo é despejar tudo em uma forma e levar para assar em banho-maria no forno pré-aquecido a 180°C por 1 hora e 15 minutos. Para agilizar o processo, você pode cobrir o pudim com papel alumínio.


Já com o pudim de laranja cozido, é só esperar esfriar e levar para a geladeira. Para preparar a calda, você pode repetir o mesmo processo da primeira receita e finalizar com raspas de laranja

.

3 – Pudim de laranja com Maizena®

A receita de pudim de laranja com Maizena® também é bem fácil e dá para fazer sem medo de errar. O amido de milho é um espessante, sendo melhor até que a farinha de trigo. A Maizena® também é um é livre de glúten, composto apenas de carboidratos.


Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de suco de laranja;
  • 2 xícara (chá) de leite;
  • 4 colheres (sopa) de Maizena®;
  • 1 xícara de frutose.

Modo de preparo:

Mais uma vez, misture todos os ingredientes com a ajuda de um liquidificador. Antes, já deixe a forma untada com a frutose caramelada. Asse a mistura em banho-maria no forno aquecido a 180°C, de 45 a 50 minutos. Caso queira acelerar o processo, é só tampar o pudim de laranja com papel alumínio.


Depois de assado, espere esfriar e leve para a geladeira. Na hora de servir, desenforme com cuidado. Se precisar, use uma faca para soltar as laterais e o centro. Se desejar, acrescente mais calda e as raspas de laranja.


4 – Pudim de laranja tradicional

pudim de laranja - Imagem de suco de laranja

Mais uma receita simples é muito gostosa é a de pudim de laranja tradicional, que usa poucos ingredientes e fica bem cremosa, com um sabor incrível. Abaixo, confira o que você vai precisar para esse processo!


Ingredientes:

  • 300 ml de suco de laranja;
  • 4 ovos;
  • 1 lata de leite condensado light;
  • 1 colher (chá) raspas de laranja (opcional).

Modo de preparo:

No liquidificador, coloque todos os ingredientes e misture por volta de 2 minutos. Coloque a massa em uma forma para pudim já untada com calda e leve para assar em banho-maria em um forno pré-aquecido a 180°C, por 1 hora ou até cozinhar. Em seguida, leve para a geladeira por 2 horas e sirva.


Faça seu pudim de laranja com os sucos da Natural One!

Agora que você já aprendeu como fazer um delicioso pudim de laranja, que tal saboreá-lo com os nossos sucos 100% naturais? No nosso site, você encontra opções para todos os gostos, sem aditivos, corantes e aromas artificiais, com frutas selecionadas e um gostinho da natureza a cada gole.


Experimente os nossos sucos de laranja integral, maracujá, goiaba, pêssego, caju e muito mais! Quer provar esses e outros sabores? Vem com a gente e descubra como experimentar a natureza em você!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O alto nível de açúcar no sangue é um dos problemas causados, entre outros fatores, por má...