Search
Close this search box.

Entenda qual é a diferença entre suco natural e refrigerante

SUMÁRIO

Seja para acompanhar refeições ou para se refrescar, sucos e refrigerantes são as bebidas mais consumidas entre os brasileiros. Porém, você sabe qual é a diferença entre suco natural e refrigerante?

Os sucos naturais são produzidos com frutas ou vegetais frescos ricos em vitaminas e minerais que colaboram para a saúde e o bem-estar geral. Existem opções de sucos prontos que não levam aditivos em sua composição.

Aliás, essa bebida é uma forma rápida e saborosa de introduzir diversas frutas e hortaliças, principalmente para quem não gosta muito desses alimentos. Então, saiba qual é a diferença entre suco natural e refrigerante para escolher a melhor opção.

Diferença entre suco natural e refrigerante 

Os refrigerantes são bebidas gaseificadas, produzidas com conservantes, aromatizantes, corantes, acidulantes e excesso de açúcar. Esses aditivos são prejudiciais à saúde e ao bem-estar. Os acidulantes, por exemplo, apresentam ácido fosfórico (H3PO4) — esse componente dificulta a absorção de cálcio no organismo. 

Algumas marcas de refrigerantes também usam o cloreto de sódio (NaCi) em sua composição. Esse composto pode desregular a pressão sanguínea e causar outras doenças cardiovasculares.

Já o suco natural é considerado saudável por ser produzido com frutas e vegetais frescos. Mesmo aqueles comprados em garrafas podem ser encontrados sem aditivos artificiais e ser embalados com alta tecnologia de envase, que mantém os nutrientes dos alimentos.

Vantagens do suco natural

Agora que você já sabe qual é a diferença entre suco natural e refrigerante, conheça mais sobre as principais vantagens em ingerir os sucos naturais. A seguir, confira mais detalhes.

embalagem da natural one representando qual é a diferença entre suco natural e refrigerante

Fontes de vitaminas e minerais 

O suco natural é uma bebida saudável, pois as frutas utilizadas no preparo oferecem diversas vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. 

A presença desses nutrientes reforça o sistema imunológico e tem papel fundamental para prevenir doenças. O suco de laranja, por exemplo, além de saboroso, conta com a vitamina C presente na fruta. Essa vitamina ajuda na prevenção de gripes e resfriados.

Além do mais, é possível combinar outras frutas para a ingesta líquida de vários nutrientes. Essa combinação pode dar mais energia às atividades do dia a dia e complementar a alimentação diária.

Mix de frutas e vegetais

Outra vantagem incrível é o famoso suco detox, que pode ser produzido com frutas e vegetais poderosos para a saúde. Esse tipo de suco ajuda a eliminar as toxinas do sangue e evitar a retenção de líquido. 

Além disso, é uma ótima alternativa para quem deseja perder peso, pois auxilia no emagrecimento. Uma vez que acelera o metabolismo e contribui para o bom funcionamento intestinal.

Sucos naturais prontos sem aditivos artificiais

Para quem tem o dia a dia corrido, os sucos naturais prontos são excelentes opções saudáveis para substituir o refrigerante. A Natural One, por exemplo, conta com um extenso catálogo de sucos de frutas e vegetais produzidos sem aditivos. Assim como, sem a adição de conservantes e açúcares. Todo o dulçor é das próprias frutas.

Há opções de sucos refrigerados ou em temperatura ambiente para tomar em casa ou levar para onde quiser. Dessa maneira, fica mais fácil adicionar na dieta alimentos saborosos e nutritivos mesmo sem tempo para prepará-los.

Desvantagens dos refrigerantes 

Saber qual é a diferença entre suco natural e refrigerante é essencial para fazer uma boa escolha e estimular as crianças a gostarem de opções saudáveis. Então, veja algumas das desvantagens do refrigerante.

Aumento de peso e diabetes

O refrigerante é uma bebida artificial produzida com açúcar e, se ingerido frequentemente, pode contribuir para o aumento de peso. Uma lata de refrigerante de 355 ml possui cerca de 37 gramas de açúcar. Isso equivale a 7 colheres de sopa de açúcar em média.

Ou seja, é uma quantidade considerável que pode elevar consideravelmente os níveis de açúcar no sangue que, inclusive, pode provocar o desenvolvimento de diabetes até mesmo em crianças. 

Faz mal para gestantes e crianças

As gestantes costumam sofrer com distensão abdominal e retenção de líquidos. Por conter gás e aditivos alimentares artificiais, o refrigerante piora essa condição. Além disso, bebidas à base de cola possuem alta taxa de cafeína, e não é recomendado ingerir mais de 200 mg por dia.

Nas crianças, o refrigerante pode dificultar o desenvolvimento físico e mental, além de contribuir para o surgimento de diabetes e obesidade. Por essa razão, é recomendado incluir sucos naturais na alimentação dos bebês.

Enfraquece ossos e dentes 

Os refrigerantes são normalmente produzidos com uma grande quantidade de ácido fosfórico. Esse componente dificulta a absorção de cálcio no organismo e, consequentemente, prejudica o fortalecimento dos ossos. 

Desse modo, pessoas que bebem refrigerante frequentemente podem ter os dentes e os ossos enfraquecidos. Uma doença muito comum ocasionada por carência de cálcio é a osteoporose. Se não tratada rapidamente, pode causar fraturas ósseas e afetar a qualidade de vida.

Opte pelos sucos naturais da Natural One

Agora que você já sabe qual é a diferença entre suco natural e refrigerante, que tal apostar em uma bebida mais saudável para acompanhar os jogos da Copa do Mundo 2022?

embalagem da natural one representando qual é a diferença entre suco natural e refrigerante

Logo, substitua os refrigerantes pelos sucos 100% naturais da Natural One para dar mais energia na hora de torcer pelo Brasil. São 14 sabores produzidos sem conservantes, açúcares, corantes ou aromas artificiais. Acesse o nosso site e faça o seu pedido agora!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabe quais são as vitaminas da uva? Apesar de ser uma fruta pequena, ela tem alto...