Search
Close this search box.

Qual é a importância dos oceanos para a vida na Terra?

SUMÁRIO

Toda a biodiversidade do planeta está ligada aos oceanos há pelo menos 4,5 bilhões de anos. Desde então, eles se tornaram imprescindíveis na nossa vida de formas que nem percebemos no dia a dia. Por isso, reconhecer qual é a importância dos oceanos é um passo importante para a preservação de toda a vida na Terra.

 

Afinal, as águas cobrem mais de 70% da superfície do nosso planeta e influenciam diretamente nas condições meteorológicas, regulamento da temperatura e produção do oxigênio que respiramos. Além disso, são lar de 80% das espécies de vida conhecidas pelo homem.

 

Por essa razão, ao longo deste texto vamos fazer um mergulho mais profundo sobre qual é a importância dos oceanos para a qualidade da vida na Terra e preservação dos ecossistemas. Além disso, também vamos abordar questões relacionadas aos impactos da poluição na destruição dos oceanos. Vamos lá?!

 

O maior pulmão do planeta

 

Provavelmente você já ouviu em algum lugar que a Amazônia é o pulmão do mundo, mas não é bem assim. Na verdade, são os oceanos que exercem essa função primordial para a continuidade da vida. As responsáveis pela maior produção de oxigênio são as algas, organismos aquáticos micro ou macroscópicos.

 

Juntos, estes microrganismos formam o que conhecemos como fitoplâncton, que produz mais de 50% de todo o ar da Terra a partir da fotossíntese. Ao mesmo tempo, esse processo é capaz de absorver entre 25% e 30% de todo o gás carbônico emitido pelo homem na atmosfera.

 

Dessa forma, os oceanos ajudam a regular o clima da Terra. Mas o papel do fitoplâncton não para por aí: ele ainda compõe a cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos. Isso acontece porque ele serve de comida para outros organismos maiores, contribuindo para o equilíbrio da vida marinha.

 

imagem de globo nas mãos de pessoas represetando qual a importância dos oceanos

Os oceanos absorvem o calor

 

Você já parou para pensar na importância dos oceanos para o controle das condições climáticas? Eles são responsáveis por transportar energia, dominar os ciclos da água e do CO2, reduzindo as mudanças de temperatura e mantendo a estabilidade da atmosfera.

 

Outro papel pouco conhecido dos oceanos é absorver energia (calor), espalhando-a pela Terra de maneira mais uniforme. Há poucos metros da superfície, os oceanos possuem a capacidade de armazenar tanto calor quanto a atmosfera do planeta.

 

A cada vez que a temperatura da Terra aumenta, o oceano também aquece e armazena a maior parte da energia. Esse processo atrapalha o equilíbrio dos ecossistemas e a sobrevivência da vida marinha. Sem os oceanos, estaríamos, literalmente, fritos! A seguir, veja mais algumas funções importantes dos mares.

 

Garantem a continuidade dos rios e florestas

 

Sem os oceanos, não teríamos água potável no mundo. A partir da evaporação da água dos mares, ela circula na atmosfera e retorna como chuva ou neve, regando as florestas e abastecendo os rios, lagos e aquíferos. Percebeu como os oceanos desempenham diversas funções importantes para o meio ambiente?

 

São importantes para a economia

 

Os mares, do ponto de vista econômico, são fundamentais para pesca, alimentação, extração de recursos naturais, como petróleo e gás natural, além do transporte hidroviário. Vale ressaltar que as praias também atraem muitos turistas e fomentam a economia nas regiões litorâneas.

 

Exercem um papel geopolítico

 

As grandes extensões de água salgada também possuem como função separar, dividir e/ou agir como fronteiras naturais entre os continentes, países e territórios. No litoral, os países precisam contribuir mais uns com os outros em relação à produção destinada à exportação e importação.

 

Impactos causados pelas poluição dos oceanos

 

Por não saberem qual é a importância dos oceanos, ainda hoje as pessoas não dão a devida atenção para a preservação deles. Os mares são capazes de se regenerar, no entanto, o volume de poluição que vem sendo lançado neles têm comprometido esse processo e se tornado prejudicial para a sobrevivência das espécies marinhas.

 

A estimativa é que cerca de 8 milhões de toneladas de poluentes (esgotos, produtos químicos, petróleo, plástico, etc.) atinjam os oceanos todos os anos. Como resultado, as mudanças climáticas se tornarão cada vez mais severas, as geleiras começarão a derreter e o nível da água do mar aumentará.

 

O risco do fim dos oceanos representa também o fim da vida na Terra como conhecemos hoje. Sem esse importante ecossistema, todos os outros ficariam comprometidos, e a humanidade viveria uma crise jamais vista.

 

imagem de praia represetando qual a importância dos oceanos

Os perigos do plástico nos mares

 

O plástico é um dos maiores vilões da vida marinha. Ele tem uma vida útil curta, mas leva centenas de anos para se decompor no meio ambiente, seja no mar, seja na terra. Sua presença nos oceanos pode ser confundida com alimento pelos animais marinhos e causar um grande estrago, levando-o até à morte de diversas espécies.

 

Ajude a salvar os oceanos com ações mais conscientes!

 

Você pode fazer a sua parte para contribuir para a preservação dos oceanos a partir da mudança de alguns hábitos e práticas. Para começar, tente reduzir o consumo de materiais plásticos, especialmente os descartáveis.

 

Escolha sempre produtos com embalagens recicláveis ou recicladas. Se puder, também apoie organizações e instituições que atuam em prol da preservação dos ecossistemas marítimos. Evite deixar lixo nas praias e ajude na limpeza.

Cuidar dos oceanos é cuidar de você!

 

No nosso Instagram, você também confere um post muito interessante sobre qual é a importância dos oceanos para a nossa vida. Não deixe de seguir a gente por lá! Sempre compartilhamos informações e dicas práticas para te ajudar a melhorar a sua saúde e bem-estar.

 

Por falar em saúde e praticidade, você já conferiu o nosso catálogo incrível de sucos 100% naturais? Nossas linhas Refrigerada e Ambiente estão repletas de opções para todos os gostos e momentos, sendo ideais para saborear sozinho ou dividir com os amigos e a família!

 

No catálogo da Natural One, também temos acessórios exclusivos para você beber aquele suco refrescante com muito estilo e praticidade! Descubra desde kit de canudo até toalha de praia, garrafa de vidro, copo, sacola térmica e cartela de ímãs.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabia que os benefícios da proteína impactam diretamente funções vitais do corpo humano? Sem as proteínas,...