Search
Close this search box.

rotulo de alimento

Rótulos de alimentos: qual a importância e como ler?

SUMÁRIO

Você já parou para analisar rótulo de alimento que consome diariamente? Em meio à correria do dia a dia, muitas pessoas acabam passando por eles de forma despercebida e não entendem a importância dessas pequenas informações escritas no adesivo das embalagens.

rotulo de alimento

Essas etiquetas desempenham um papel fundamental pois explicam sobre os produtos consumidos e mostram as funções dos ingredientes neles presentes. Se você busca uma alimentação mais equilibrada, é importante criar esse hábito no dia a dia. Por isso, confira neste texto os detalhes sobre como ler rótulos de alimentos.

O que são rótulos de alimentos?

Antes de começar a destrinchar pra que servem os rótulos, é necessário entender o seu verdadeiro significado. Os rótulos de alimentos são aquelas etiquetas cheias de informações que encontramos nas embalagens dos produtos.

Só que elas não estão lá apenas para ocupar espaço; pelo contrário, são uma ferramenta valiosa para os consumidores e pessoas que buscam mais controle nutricional.

Como eles funcionam?

Um rótulo de alimento funciona como um passaporte que cada alimento carrega consigo. Ou seja, ele contém uma série de dados essenciais sobre o produto, desde a lista de ingredientes até informações nutricionais, como quantidade, porcentagem e porções.

Essa transparência é fundamental para que os consumidores possam fazer escolhas informadas e conscientes sobre o que colocam no prato, além de ter mais conhecimento da origem dos alimentos e como consumi-los sem exageros.

Quais as vantagens de ler os rótulos de alimentos?

Agora que você entendeu a parte conceitual do rótulo de alimento, surge a pergunta: qual a importância de ler rótulos de alimentos? A resposta é simples: conhecimento é poder.

Saber o que está presente nos alimentos que são consumidos na rotina garante o controle sobre a dieta, estimula a saúde e ainda evita o surgimento de problemas indesejados, como alergias ou ingestão excessiva de certos nutrientes.

Logo, é importante que todos fiquem atentos à tabela nutricional para uma alimentação balanceada, principalmente se forem produtos com alto teor de sódio, gordura saturada ou trans e açúcar, pois esses ingredientes têm maior probabilidade de desencadear sintomas ou consequências indesejadas.

Exemplos de informações em rótulos relevantes

Reforçando o que já foi dito, os rótulos de alimentos são verdadeiros tesouros de informações úteis. A partir deles, é possível entender a informação nutricional, como a quantidade de calorias, gorduras, proteínas, carboidratos e fibras presentes nos produtos.

Por exemplo, se você estiver tentando reduzir o consumo de açúcar, é fundamental verificar se não há adoçantes escondidos sob nomes técnicos. Assim, confira alguns exemplos de rótulos de alimentos e informações úteis que você deve saber na hora de consumi-los.

rotulo de alimento

Valor energético (calorias)

Em um rótulo de alimento, este número indica a quantidade de energia fornecida por ele. Conhecer essa informação é essencial para quem está controlando a ingestão diária de calorias.

Gorduras

Divididas em gorduras saturadas e insaturadas, essas informações ajudam a monitorar o tipo de gordura consumida. Reduzir a ingestão de gorduras saturadas é benéfico para a saúde cardiovascular.

Açúcares

Essa informação diz respeito à quantidade de açúcar presente no produto, algo de extrema relevância diante da crescente preocupação com o consumo excessivo de açúcar, especialmente o adicionado.

Proteínas

Indica a quantidade de proteína no alimento. Importante para quem pratica atividades físicas e precisa de um aporte proteico adequado para o desenvolvimento muscular.

Carboidratos

Inclui fibras alimentares e açúcares. Observar a quantidade de fibras é essencial para a saúde digestiva, enquanto a diferenciação entre tipos de carboidratos ajuda a entender a qualidade da fonte energética.

Sódio

Importante para quem precisa monitorar a ingestão de sal, especialmente pessoas com pressão arterial elevada. Limitar o consumo de sódio contribui para a saúde cardiovascular.

Porções por embalagem

Esclarece a quantidade de porções no recipiente. Muitas vezes, as pessoas consomem um produto inteiro pensando ser uma única porção, o que pode distorcer as informações nutricionais.

Alérgenos

A presença de alérgenos, como glúten, soja, leite, entre outros, é informada para alertar os consumidores que precisam evitar certos ingredientes devido a alergias alimentares.

Prazo de validade

É o ponto que indica até quando o produto é adequado para consumo, ou seja, em qual data ele vence a partir da data em que foi fabricado e embalado, preservando, assim, suas condições e nutrientes.

Origem dos ingredientes

Algumas marcas, como a Natural One, vão além, fornecendo informações sobre a origem dos ingredientes e práticas sustentáveis. Isso permite aos consumidores fazer escolhas alinhadas com valores éticos e ambientais.

Como ler rótulos de alimentos

Ao ter um rótulo de alimento em mãos, é preciso, antes de qualquer coisa, aprender e interpretar a tabela nutricional. Depois, mergulhe na lista de ingredientes, prestando atenção nos primeiros itens, pois eles são colocados em ordem de maior quantidade, ou seja, o que mais tem dentro do produto.

Além disso, é essencial que sempre preste atenção na data de validade, para entender se o produto está próprio para ser consumido. Outro ponto é o valor energético, pois, a depender da quantidade, pode ser um consumo além do indicado para o seu objetivo nutricional, por exemplo.

O diferencial nos rótulos de alimentos da Natural One

Portanto, por mais que possa parecer irrelevante, dedicar um tempo para ler os rótulos de alimentos é um investimento na sua saúde e bem-estar. Conhecer os detalhes do que está em sua mesa proporciona o poder de fazer escolhas conscientes e alinhadas aos seus objetivos.

Então, na próxima vez que for realizar uma compra, reserve um momento para desvendar o rótulo de um produto e busque marcas que proporcionem transparência em seus ingredientes, como é a Natural One. Seus produtos não contêm açúcar e nem conservantes. Acesse o nosso site e escolha seus produtos.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você já ouviu falar em mindfulness e seus benefícios para a saúde mental e o bem-estar? Traduzida...