Search
Close this search box.

superalimentos

O que são os superalimentos e por que incluir na sua refeição diária?

SUMÁRIO

Em uma sociedade cuja busca por uma vida saudável se tornou cada vez mais relevante e prioritária, os superalimentos ganharam destaque como aliados fundamentais nessa jornada. Você já ouviu falar deles?

Em resumo, são alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e minerais que já estão presentes no cotidiano dos brasileiros, mesmo que muitos não saibam. Nesse sentido, seu consumo vem aumentando pelos benefícios que proporcionam à dieta, ao organismo e à rotina de forma natural.

Portanto, quem deseja aprimorar sua refeição e torná-la mais saudável e benéfica à saúde precisa incorporar os superalimentos naturais no dia a dia. Continue a leitura deste artigo e confira suas principais características, além de uma lista fundamental para incluir em um plano de refeição.

superalimentos

O que são os superalimentos?

Os superalimentos são tipos de comida com alta densidade nutricional. Ou seja, são alimentos que fornecem quantidades adequadas de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, mas que contêm pouco índice calórico, o que os torna aliados nas dietas.

Muitos deles já estão incluídos nas refeições diárias, basta saber identificar aqueles que possuem maiores concentrações de proteínas, vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Assim, esta lista de superalimentos inclui tanto frutas e vegetais quanto grãos, sementes, nozes e raízes — cada um com suas especificidades.

Mas quais são seus reais benefícios?

Sejam esses superalimentos orgânicos ou não, eles são amplos e impactam positivamente a saúde de diversas maneiras. Alguns dos principais benefícios incluem:

  • alta densidade nutricional: os superalimentos são ricos em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes, fornecendo um “punch” de nutrição em cada porção;
  • ação antioxidante: possuem grandes quantidades de substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, reduzindo o risco de doenças relacionadas ao envelhecimento e ao estresse oxidativo, por exemplo;
  • melhora da saúde do coração: estão associados à redução do risco de doenças cardíacas, ajudando a controlar a pressão arterial e o colesterol;
  • melhora da saúde cerebral: alguns superalimentos melhoram a função cognitiva e reduzem o risco de doenças neurodegenerativas;
  • estímulo da saúde digestiva: os superalimentos ricos em fibras estimulam a digestão saudável e auxiliam na prevenção de problemas intestinais;
  • suporte ao sistema imunológico: os nutrientes e compostos bioativos presentes em superalimentos fortalecem o sistema imunológico, tornando-o mais resistente a infecções.
  • controle do peso: os superalimentos com proteína são os mais comuns e promovem a saciedade, ajudando no controle do peso.

Quais os principais Superalimentos?

Com tantos benefícios e características, existem inúmeras opções disponíveis. Mas quais são os superalimentos mais poderosos e comuns? Confira!

Cereais

Alimentos como aveia, trigo e centeio são os principais superalimentos e oferecem grandes benefícios. Enquanto a aveia possui alto teor de fibras, proteínas, gorduras boas e vitaminas do complexo B, o centeio é rico em fibras, sendo aliado da saúde digestiva. Já o trigo é um elemento crucial para o metabolismo, podendo ser encontrado em pães, massas e no cuscuz, por exemplo.

Sementes

Sementes como as amêndoas são superalimentos com boa quantidade de proteínas, fibra dietética, magnésio e fósforo. Alguns exemplos são a chia, a linhaça, o gergelim e a semente de abóbora.

Nozes

São conhecidas por sua alta densidade nutricional, com concentração de ômega 3, proteínas e fibras, agindo no controle do colesterol e da glicose no sangue. Ainda, melhoram a saúde da pele.

Frutas

Algumas frutas são mais conhecidas por serem benéficas, como os mirtilos e as amoras. Outros superalimentos são o morango, o açaí, o kiwi e o pêssego. Todos eles são ricos em antioxidantes e outros nutrientes importantes para promover a boa saúde do organismo.

superalimentos

Vegetais

As verduras são uma grande fonte de fibras, vitaminas A e C e minerais. Então, incorporar saladas, sopas e outros lanches na alimentação contribui não apenas para a saciedade e o controle de peso, mas também para o bom funcionamento do organismo e para a imunidade.

Leguminosas

Lentilhas e grão de bico são as principais leguminosas e fontes ideais de proteínas de origem vegetal, com pouca gordura e ricas em fibras. Além disso, são mais econômicas e permitem uma combinação variada com outros alimentos.

Outros alimentos

De outras classes de superalimentos, também são importantes o alho, com suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, que promovem a saúde cardiovascular; a spirulina, que é uma alga rica em proteína, ferro e vitaminas do complexo B; e o Yacon, uma raiz originária dos Andes.

Quais os benefícios do Yacon?

Possui alto teor de frutooligossacarídeos (FOS), um tipo de fibra prebiótica, que estimula o crescimento de bactérias benéficas no intestino, melhorando a saúde digestiva e auxiliando na perda de peso. Também permite o controle do açúcar no sangue. Portanto, é uma alternativa saudável para aqueles que precisam monitorar seus níveis de glicose.

Como incluir superalimentos em sua rotina de alimentação?

Incorporar superalimentos em sua dieta diária é mais fácil do que parece, pois a maioria deles já faz parte do paladar brasileiro.

Você pode incluí-los de diversas formas, como:

  • smoothies nutritivos;
  • saladas coloridas;
  • lanches saudáveis;
  • sucos naturais e vegetais.

As bebidas da Natural One são uma fonte de superalimentos

Os superalimentos são verdadeiros tesouros da natureza, repletos de nutrientes essenciais e benefícios para a saúde. Ao incorporar esses alimentos poderosos em uma dieta diária, é possível ter um estilo de vida mais saudável e equilibrado com o próprio organismo e rotina.

Portanto, comece a explorar o mundo dos superalimentos e mude sua saúde e bem-estar para melhor. Aproveite para conhecer as opções de bebidas naturais e vegetais da Natural One e incorporá-las no seu dia a dia, para uma boa ingestão de superalimentos. São diversas opções de sucos e bebidas de aveia. Confira as opções em nosso site!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabia que os benefícios da proteína impactam diretamente funções vitais do corpo humano? Sem as proteínas,...