Search
Close this search box.

Tempero para plantar em vasos: cultive em casa ou no apartamento!

SUMÁRIO

Seja na hora de preparar, potencializar os sabores ou finalizar as refeições, os temperos e as ervas aromáticas fazem toda a diferença! Se você não tem muito espaço em casa ou no seu apartamento, ou não curte ir sempre ao mercado para comprar tudo fresquinho, que tal investir em um tempero para plantar em vasos?

 

Com as técnicas certas, paciência e dedicação, você pode cultivar temperos incríveis na sua horta caseira sem complicações. Para te ajudar nesse processo, trouxemos algumas opções de hortaliças que se adaptam facilmente a vasos e a ambientes domésticos. Veja só!

 

1 – Alecrim

 

Nossa primeira indicação de tempero para plantar em vasos é o alecrim, uma erva aromática ideal para quem não tem muito tempo para se dedicar ao cultivo. Ele se desenvolve muito bem em diferentes temperaturas e gosta de receber iluminação direta e abundante. Vai muito bem no preparo de carnes, peixes e até chás.

 

A terra para o plantio do alecrim pode ser regada com pouca frequência, pois ele consegue sobreviver até três dias sem água. Você pode realizar a primeira colheita a partir do décimo dia, caso o plantio tenha sido feito por muda, ou após 90 dias, caso tenha sido por semente.

 

2 – Hortelã

 

A hortelã é uma planta muito versátil e pode ser usada em molhos, saladas, carnes, sobremesas, sucos, chás e até na decoração de pratos. Seu cultivo merece um pouco de atenção, já que ela possui raízes invasoras que não se dão bem com vizinhos. Por isso, o ideal é que ela seja plantada em um vaso de tempero individual.

 

Essa planta gosta de proteção do vento, exposição ao sol, temperaturas amenas e que o solo seja mantido úmido para ela se desenvolver. Quando a hortelã começa a florescer, ela ganha um sabor e um aroma mais intensos, ideais para preparar um suco bem refrescante.

 

tempero para plantar em vasos

3 – Manjericão

 

Outra ótima opção para ter em casa é o manjericão. Ele se dá bem em climas mais quentes e curte bastante exposição solar. Durante o dia, cerca de três horas de luz solar já são o suficiente para o crescimento saudável da planta. Assim como a hortelã, gosta de ser regado moderadamente todos os dias.

 

Você já pode colher as folhas entre 60 e 90 dias após o início do cultivo. O manjericão combina muito bem com carnes, ovos, feijão e molhos para massas. Com esse tempero em casa, sua cozinha sempre ficará perfumada, e sua comida, ainda mais saborosa.

 

4 – Cúrcuma

 

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma especiaria muito fácil de cultivar em casa. Seus benefícios vão desde os medicinais até os culinários. O plantio se dá a partir de uma parte da raiz da planta. Você deve conhecer a cúrcuma pela sua intensa cor amarela, muito utilizada como corante natural.

 

Para o plantio da especiaria no vaso funcionar, ele precisa ser grande, com profundidade de 50 cm. Ela gosta do clima quente e de solos argilosos, ricos em nutrientes e com boa drenagem. A irrigação precisa ser diária e moderada. Você pode colher as raízes após cerca de dez meses do plantio.

 

5 – Orégano

 

O orégano é um tempero para plantar em vasos de todos os tamanhos. Ele é bem resistente e produz folhas durante muitos anos em qualquer espaço. Que não ama salpicar um pouco de orégano na pizza e nas massas? Assim como o manjericão, ele se dá bem com o clima quente e se desenvolve a partir da exposição solar.

 

Esse tempero também aprecia um solo fértil e bem adubado, mas consegue crescer  em uma terra mais pobre. O orégano precisa ser regado de tempos em tempos, sempre que o solo ficar seco. Replantá-lo a cada dois ou três anos permite que ele continue crescendo saudável, e para usar as folhas da erva é preciso desidratá-las.

 

6 – Tomilho

 

Famoso pela picância, o tomilho é uma erva aromática que vale a pena ter por perto. Ele pode ser utilizado na preparação de carnes vermelhas, molhos, legumes e peixes. Por ser mais rústico, o tomilho dispensa muitos cuidados e muita irrigação. A dica é só regá-lo quando a terra estiver seca.

 

O corte das folhas pode ocorrer cerca de 15 dias depois do plantio da muda, ou em 60 dias, caso a planta tenha germinado das sementes. A poda dos ramos pode ser realizada com a ajuda de uma tesoura para evitar danificar a planta. Lembre-se: nunca arranque só as folhas.

 

7 – Coentro

 

Um tempero bem polêmico para plantar em vasos é o coentro, e há quem ame ou odeie a sua presença nas receitas. Se você é do time dos que gostam, saiba que cultivá-lo em casa é bem simples. Ele prefere ficar exposto ao sol e curte o solo úmido e adubado.

 

O ideal é que essa hortaliça seja plantada no verão, pois ela se desenvolve mais facilmente no calor.  Além disso, o coentro gosta de ficar exposto à luz solar todos os dias. Ele está pronto para ser colhido cerca de 30 a 70 dias após o processo de germinação.

 

tempero para plantar em vasos

Cultive temperos em casa com as dicas da Natural One!

 

Viu como é possível cultivar uma horta caseira? Então, agora é só escolher a sua opção favorita de tempero para plantar em vasos! No nosso Instagram, nós também  compartilhamos algumas dicas super-rápidas e interessantes para te ajudar a cultivar e sempre ter hortaliças fresquinhas ao seu alcance. Siga a gente por lá!

 

Uma refeição bem temperada pede uma bebida refrescante e saudável, não é verdade? Não deixe de conferir os nossos sucos 100% naturais de laranja, acerola, manga, mamão, limonada e muito mais! Experimente a natureza em você a cada gole com as bebidas da Natural One!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O alto nível de açúcar no sangue é um dos problemas causados, entre outros fatores, por má...