Search
Close this search box.

Vitamina B: conheça os componentes e os benefícios!

SUMÁRIO

Você sabia que a vitamina B é composta por 8 micronutrientes (B1, B2, B3, B5, B6 e B9) essenciais para o bom funcionamento do corpo? O chamado complexo B ajuda a regular a energia no organismo, além de manter a saúde da pele, do intestino e dos sistemas nervoso e imunológico. 


Por pertencer ao grupo das vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água), ela não é armazenada em grande quantidade no organismo. Dessa forma, os alimentos com vitamina B precisam ser ingeridos diariamente para atuarem como coenzimas na ativação de diferentes processos metabólicos.


Por isso, a carência dessa substância afeta diretamente o bem-estar, podendo causar fadiga, anemia, irritabilidade e lesões na pele. Se você quer descobrir mais sobre para que a vitamina B serve, em quais alimentos e sucos encontrá-la, continue por aqui!


Vitamina B1 (tiamina)


Basicamente, a vitamina B1 é responsável por ajudar o corpo a produzir novas células saudáveis. Muitas vezes, ela é chamada de vitamina antiestresse, devido à capacidade de fortalecer o sistema imunológico. Além disso, ela é fundamental para as células converterem carboidrato em energia.


Pode ser encontrada em vários alimentos, como carnes, castanhas, cereais integrais, farelo de trigo, hortaliças, leveduras, ovos e suco de laranja.


Vitamina B2 (riboflavina)


A vitamina B2 funciona como um antioxidante responsável por combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças cardíacas. Ela é um dos tipos de vitamina B essenciais para a produção de glóbulos vermelhos no sangue, que ajudam no transporte de oxigênio no corpo.


Alguns estudos sugerem que esse tipo de vitamina B pode evitar dores de cabeça. Os alimentos ricos em vitamina B2 são principalmente proteínas de origem animal, como carne e leite.


Vitamina B3 (niacina)


A partir do aminoácido triptofano, esse tipo de vitamina B pode ser produzido pelo fígado no organismo. Entre os principais benefícios da niacina, está o aumento do colesterol HDL, o famoso “colesterol bom”.


Ela pode ser encontrada em alimentos, como carne vermelha, frango, peixe, arroz integral, amendoim, castanha-do-pará, feijão, grão de bico, brócolis, batata e tomate.


vitamina b - imagem de tomate

Vitamina B5 (ácido pantotênico)


Responsável por quebrar as gorduras e os carboidratos para gerar energia, essa vitamina B também atua na produção de hormônios sexuais e redução do estresse, incluindo a testosterona. Estudos também mostram que ela ajuda na saúde da pele, reduzindo o surgimento de acne, vermelhidão e manchas.


Pequenas quantidades de vitamina B5 são encontradas em quase todos os grupos. As melhores fontes são: carne vermelha, frango, vísceras, como fígado e coração, cereais fortificados e sementes de girassol.


Vitamina B6 (piridoxina)


Assim como as vitaminas B12 e B9, a B6 ajuda a controlar os níveis de  homocisteína (associada com a doença cardíaca). Ela também é uma peça importante para os padrões do humor e do sono, pois trabalha na produção de serotonina, melatonina e norepinefrina no organismo.


As principais fontes desse tipo de vitamina B são: levedura de cerveja, suco de manga, melancia, soja e cereais integrais. A deficiência dessa substância pode ser percebida pelo surgimento de lesões na pele, no nariz e na boca, além de irritabilidade, depressão, baixa imunidade e convulsões.


Vitamina B7 (biotina)


Os benefícios estão associados ao crescimento saudável das unhas e dos cabelos. Por isso, a biotina também é conhecida como a “vitamina da beleza”. Ela ajuda na produção de queratina, regula os níveis de glicose no sangue e muito mais. Os alimentos ricos em B7 são de origem animal.


Dessa forma, veganos e vegetarianos podem precisar de suplementação, considerando que os alimentos de origem vegetal não possuem quantidades suficientes da vitamina.


Vitamina B8 (colina)


A vitamina B8 compõe algumas estruturas importantes do corpo, como a membrana celular e o neurotransmissor acetilcolina. Por isso, ela é fundamental para a saúde do cérebro e do fígado, ajudando na geração de energia e no desenvolvimento cerebral dos bebês durante a gestação.


As principais fontes de colina são: carne, peixe, derivados do leite, ovos, cereais integrais, nozes e sementes, como linhaça, semente de abóbora e chia. Devido ao corpo produzir B8 em pequena quantidade, a deficiência é rara, mas pode causar danos nos músculos e no fígado.


Vitamina B9 (ácido fólico)


Mais conhecida como ácido fólico, ela atua no metabolismo de aminoácidos, na síntese dos ácidos nucleicos e na formação de células sanguíneas e de outros componentes do sistema nervoso. A B9 é encontrada principalmente em leveduras, vegetais folhosos verde-escuro, sucos de maçã, ovos, amendoim e cereais.


vitamina b - imagem de cereais

Vitamina B12 (cobalamina)


Além de contribuir para a produção das células sanguíneas, a vitamina B12 está relacionada ao funcionamento do sistema nervoso e à regeneração muscular. As principais fontes de vitamina B12 são os alimentos de origem animal, como frutos do mar, carnes, ovos, queijos e leite.


Inclua a vitamina B na sua dieta com os sucos da Natural One!


Deu para entender um pouco melhor o que é vitamina B, né? Então, não deixe de incluí-la na sua dieta com os sucos 100% naturais e saudáveis da Natural One! No nosso catálogo, temos opções para todos os gostos e ocasiões do seu dia a dia!


Desfrute os benefícios da vitamina B presentes nos produtos das nossas linhas ambientes e refrigeradas. Também confira o nosso clube de assinaturas e tenha acesso a vários benefícios. Escolha seus sucos favoritos, receba-os no intervalo de entrega que desejar e ganhe vantagens exclusivas!


Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você já ouviu falar em mindfulness e seus benefícios para a saúde mental e o bem-estar? Traduzida...