Search
Close this search box.

Vitamina E: confira 7 benefícios incríveis desse micronutriente!

SUMÁRIO

Você sabia que a vitamina E é um micronutriente poderoso essencial para a proteção das células e da nossa saúde física e mental? Estudos revelam que ela é um ótimo antioxidante e anti-inflamatório, capaz de reduzir os efeitos do envelhecimento precoce, fortalecer os cabelos, as unhas e o sistema imunológico. 

 

Mas os benefícios da vitamina E não param por aí! Ela também ajuda a prevenir algumas doenças, como câncer, aterosclerose e Alzheimer. Porém, como nosso organismo é incapaz de produzir a vitamina E, precisamos ingeri-la por meio de uma dieta equilibrada ou suplementação, quando necessário.

 

Se você quer descobrir um pouco mais sobre para que serve a vitamina E e como adicioná-la no seu dia a dia, continue com a gente. Vamos te contar tudo! Neste post, reunimos sete benefícios incríveis desse micronutriente para o seu bem-estar, além de algumas dicas de alimentos onde encontrá-lo. Confira!

 

Afinal, o que é a vitamina E?

 

Também conhecida como tocoferol, a vitamina E é uma substância lipossolúvel responsável por proteger o nosso organismo contra as ações dos radicais livres que podem prejudicar as células. Ela é absorvida como gordura e tem a capacidade de ser armazenada no fígado e no tecido adiposo durante longos períodos.

 

Alguns estudos também indicam que esse micronutriente pode ser muito benéfico para as gestantes, pois diminui os riscos de pré-eclâmpsia. Agora está ficando mais fácil entender o que é vitamina E, certo? Então, vamos descobrir mais sobre cada um de seus benefícios!

 

imagem de uva. fruta rica em vitamina E

 

1 – Melhora a resistência e aumenta a força muscular

 

Indispensável para quem pratica atividades físicas, as propriedades antioxidantes dos alimentos e frutas com vitamina E ajudam na recuperação muscular durante o pós-treino. Além disso, ela proporciona uma melhora da resistência, do ganho de força e de massa magra, além do fortalecimento dos músculos e ossos, entre outros benefícios.

 

2 – Previne doenças cardiovasculares

 

Em uma dieta equilibrada, o consumo de vitamina E auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo os níveis de colesterol no sangue e relaxando os vasos sanguíneos. Sua presença no organismo também pode diminuir o estresse oxidativo e atuar como um poderoso anti-inflamatório.

 

3 – Boa para a fertilidade

 

Os benefícios da vitamina E também estão ligados à saúde da fertilidade masculina. Ela proporciona uma maior qualidade do esperma, deixando-o mais resistente contra a ação dos radicais livres. No organismo dos homens, é essencial para a produção adequada dos hormônios responsáveis pela fertilidade.

 

4 – Promove a saúde dos cabelos

 

A presença da vitamina E também proporciona uma maior saúde do cabelo, uma vez que ajuda a manter a integridade das fibras capilares. Além disso, o micronutriente também favorece a circulação sanguínea do couro cabeludo, acelerando o crescimento de fios mais saudáveis e brilhantes.

 

5 – Torna a pele mais saudável

 

Assim como a vitamina C, os benefícios da vitamina E para a pele são notáveis. Eles ajudam a reduzir as rugas e marcas de expressão, graças às suas propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce das células. Além disso, a substância ainda melhora a regeneração dos tecidos e a cicatrização.

 

6 – Reduz o risco de doenças neurológicas

 

Diversas pesquisas e estudos apontam que a ausência de vitamina E no organismo está relacionada às alterações no sistema nervoso central. Por essa razão, ela pode influenciar na prevenção ou tratamento de doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson.

 

7 – Fortalece o sistema imunológico

 

Quando consumida com frequência, a vitamina E ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, principalmente de pessoas mais velhas, a partir dos 60 anos. Isso acontece porque os radicais livres inibem a resposta adequada do organismo aos patógenos. A presença da vitamina no organismo também ajuda a prevenir a gripe.

 

Alimentos ricos em vitamina E

 

Os alimentos com vitamina E são principalmente os óleos vegetais, frutas, hortaliças de folhas verdes escuras e alguns alimentos de origem animal. Como já vimos, essa substância é essencial para o nosso bem-estar, portanto, merece uma atenção especial quando buscamos uma vida mais saudável.

 

Entre as principais frutas com vitamina E, podemos citar: abacate, mamão, manga, uva e a amora. As frutas são muito versáteis e podem ser incluídas na dieta in natura, em sucos naturais ou vitaminas. É uma ótima forma de manter uma alimentação saudável mesmo na correria do dia a dia.

 

Na Natural One, nós temos um delicioso suco de mamão com laranja, rico em fibras, minerais e vitaminas C e E. Essa combinação poderosa ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de fazer bem para a memória, o coração, a flora intestinal e muito mais!

 

imagem de mamão, fruta rica em vitamina E

 

Aproveite a vitamina E com os sucos da Natural One!

 

Viu como usar a vitamina E a seu favor é importante? Então, não deixe de incluí-la na sua dieta com os sucos 100% naturais e saudáveis da Natural One! No nosso site, nós temos opções para todos os gostos, seja para compartilhar, seja para curtir sozinho. Não deixe de aproveitar a natureza em você!

 

Confira também o nosso clube de assinaturas e tenha acesso a vários benefícios imperdíveis. Escolha seus sucos favoritos, receba-os no intervalo de entrega que desejar e ganhe vantagens exclusivas! É só checar se já estamos entregando na sua região.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O alto nível de açúcar no sangue é um dos problemas causados, entre outros fatores, por má...