Search
Close this search box.

Na imagem há uma moça em posição de meditação.

5 dicas para tornar a meditação parte do seu dia a dia

SUMÁRIO

A meditação é uma prática antiga que está se tornando cada vez mais popular devido aos seus benefícios para a redução do estresse e da ansiedade e para a melhora do bem-estar geral. 

De acordo com a revista Veja Saúde, a meditação diminui o estresse, traz calma para a rotina e, de quebra, fortalece a imunidade.

Estudos – incluindo um realizado pelo Hospital Geral de Massachusetts – mostram que a prática reduz os níveis de cortisol, hormônio ligado ao estresse, contribuindo para prevenir doenças e problemas de saúde.

Se você tem vontade de começar a meditar, vamos compartilhar 5 dicas simples para incluir a meditação no dia a dia de forma tranquila e prazerosa.

  • Comece com sessões curtas

 

Se você é novo na meditação, pode começar com sessões curtas, de apenas cinco minutos. Encontre um local tranquilo e confortável, sente-se em posição relaxada e concentre-se na respiração.

A respiração é essencial na meditação, pois acalma a mente e relaxa o corpo. Ao direcionar a atenção para a respiração, alcançamos equilíbrio emocional e clareza mental.

Feche os olhos e respire profundamente, prestando atenção às sensações do seu corpo. À medida que se familiarizar com a prática, você poderá aumentar gradualmente a duração das sessões.

  • Encontre um horário que funcione para você

 

Escolher um horário regular para meditar pode ajudar a tornar a prática um hábito consistente. Pode ser de manhã cedo, antes de começar o dia, ou à noite, antes de dormir.

Meditar e se alongar logo no início do dia são práticas que tornam a sua manhã mais saudável e prazerosa e ajudam a relaxar o corpo e a aliviar a tensão muscular do dia anterior. Além disso, ativam a circulação sanguínea, colaborando para o bom funcionamento do organismo. 

Mesmo assim, você pode experimentar a meditação em diferentes momentos do dia e descobrir qual funciona melhor para você. Lembre-se de reservar um tempo específico e dedicado para isso, mesmo que seja por apenas alguns minutos.

  • Utilize aplicativos de meditação ou vídeos na internet

Na imagem há uma mulher em posição de yoga e meditação.
 

Se você precisa de um pouco de orientação e motivação extra, os aplicativos de meditação podem ser uma ferramenta útil. Existem várias opções disponíveis que oferecem uma variedade de programas e estilos de meditação. 

Esses aplicativos geralmente incluem temporizadores, trilhas sonoras relaxantes e instruções guiadas para ajudar você a se concentrar e relaxar durante a prática.

Você também encontra muitos vídeos na internet que podem ajudar nessa jornada de bem-estar.

  • Crie um espaço dedicado à meditação

 

Ter um espaço aconchegante em casa dedicado à meditação pode ajudar a criar um ambiente propício para a prática. Personalize esse espaço de acordo com as suas preferências, tornando-o acolhedor e relaxante. 

Pode ser um cantinho tranquilo em um cômodo da casa com itens como almofadas, velas, incensos, óleos essenciais, cristais, pedras, tapetes, esteiras, plantinhas – vale tudo que faça você se sentir bem. 

Quando você entrar nesse espaço, seu cérebro reconhecerá a intenção de meditar, facilitando o relaxamento e a concentração.

  • Medite ao ar livre

 

Caso vá aproveitar um final de semana em meio à natureza, faça da meditação uma experiência ao ar livre. Encontre um local tranquilo, como um parque, jardim ou praia, onde você possa se conectar com a natureza. 

Sente-se confortavelmente, feche os olhos e concentre-se nos sons suaves, no toque do vento e na frescura do ar. Permita que os elementos naturais o envolvam enquanto você medita. 

Essa conexão com a natureza adiciona uma dimensão extra à sua prática, trazendo serenidade e uma sensação de harmonia com o ambiente ao seu redor. Experimente incorporar essa dica em sua rotina e desfrute dos benefícios da meditação em um ambiente natural e revigorante.

 

E por falar em conexão com a natureza, experimente os sucos Natural One!

Na imagem há diversas maçãs cortadas ao meio e no centro uma garrafa do suco de Natural One de maçã, ótimo para meditação

 

São 14 sabores únicos, feitos exclusivamente com frutas e vegetais frescos, ingredientes 100% naturais e mais nada, sem conservantes, açúcares adicionados ou aditivos. A escolha perfeita para você vivenciar o máximo do poder da natureza em seu dia a dia. 

Adicione os sucos da Natural One à sua rotina e desfrute dos benefícios para o seu corpo, mente e saúde, em perfeita harmonia com a prática da meditação. Permita-se essa experiência única e sinta a energia da natureza fluindo em cada gole dos sucos Natural One.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabe quais são as vitaminas da uva? Apesar de ser uma fruta pequena, ela tem alto...