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Saiba mais sobre as frutas ricas em cálcio e seus benefícios para a saúde

SUMÁRIO

O cálcio é um mineral importante para a saúde dos ossos, dentes, músculos e até para a coagulação sanguínea. É comum relacionar o consumo de cálcio apenas aos laticínios, mas existem outros alimentos que contêm esse mineral. Há muitas frutas ricas em cálcio que você pode incluir na sua alimentação diária.

Benefícios do cálcio

Conhecer quais são os alimentos e frutas ricos em cálcio e quais benefícios eles oferecem à saúde é muito importante para escolher melhor o que você insere na sua rotina alimentar. Conheça alguns benefícios do cálcio a seguir.

Mantém a saúde dos ossos

O cálcio é um componente essencial do tecido ósseo. Alimentos e frutas ricas em cálcio auxiliam na estrutura e na resistência dos ossos. Eles previnem a osteoporose, uma condição que causa fragilidade em decorrência da perda da densidade mineral óssea.

Melhora a saúde cardiovascular

Uma quantidade suficiente de cálcio no organismo garante um batimento cardíaco regular. Isso porque ele é responsável pela contração e pelo relaxamento dos músculos do coração, regulando o ritmo cardíaco.

Evita hemorragia

Esse mineral também tem papel importante para a coagulação sanguínea. Alimentos e frutas ricas em cálcio auxiliam na formação de coágulos de sangue, ajudando a reparar os danos nos vasos sanguíneos e a evitar hemorragias.

Preserva a saúde dos músculos

O cálcio também tem relação com a saúde dos músculos. Ele ajuda a regular a contração muscular, e o déficit de cálcio pode causar espasmos na musculatura, câimbras e perda de massa muscular e óssea.

Sintomas da falta de cálcio

O déficit de cálcio no organismo pode causar diversas doenças ósseas, como a osteoporose, e ainda afetar o trabalho dos músculos e nervos. Por isso, é muito importante sempre estar atento aos sintomas de falta de cálcio. São eles:

  • fraqueza muscular;
  • fadiga e cansaço;
  • problemas dentários;
  • dor e sensibilidade nos ossos;
  • unhas e cabelos secos e quebradiços.

Dicas para melhorar a absorção do cálcio no organismo

Ingerir cálcio é muito importante. Mas será que esse mineral está sendo absorvido pelo seu organismo? Alguns hábitos podem estar bloqueando a absorção. Confira dicas para melhorar a absorção e evitar a perda de cálcio:

Ingerir alimentos ricos em vitamina D

É aconselhado o consumo diário de alimentos ricos em Vitamina D. Esse nutriente é essencial para a absorção do cálcio no intestino. Alimentos como salmão, ovos e atum são ótimas opções para ajudar na saúde dos ossos.

Não exagerar no sal

Alguns hábitos podem ser evitados, como o consumo elevado de sal e alimentos com muito sódio. Ele resulta na perda de cálcio pelos rins através da urina. Diminuir o consumo de sal pode ser a solução para evitar o déficit desse mineral no corpo.

Evitar alimentos ricos em oxalatos e fitatos

Os fitatos, encontrados principalmente em grãos e sementes, e os oxalatos, presentes em alguns legumes, café, cerveja, farelo de trigo, chocolate, entre outros alimentos, são substâncias que, quando consumidas em excesso, ligam-se ao cálcio no trato digestivo, formando complexos insolúveis e impossibilitando a absorção dessa substância no intestino.

Evitar consumo de bebidas alcoólicas e tabaco

As bebidas alcoólicas e a nicotina presente no tabaco podem ser responsáveis por fraturas ósseas. Elas não só interferem na absorção do cálcio no intestino, como também favorecem a sua perda pelos rins através da urina.

Praticar exercícios físicos

A prática de exercícios físicos regularmente sempre é benéfica para o corpo, e alguns deles ajudam na absorção do cálcio e estimulam a saúde óssea e muscular. Quando os músculos são estimulados durante um exercício, eles têm a capacidade de liberar cálcio para outras regiões do corpo.

Frutas ricas em cálcio

Agora que você já sabe quais os benefícios do cálcio e os sintomas da sua falta no organismo, é o momento de falar sobre quais são as frutas ricas em cálcio que podem ser adicionadas na sua rotina.

Laranja

As laranjas geralmente são conhecidas pela sua abundância de vitamina C e seus benefícios para o sistema imunológico. Mas ela também é uma fonte muito rica de cálcio, com aproximadamente 50 mg em uma laranja média.

Tangerina

A tangerina é outra fruta cítrica que, além de rica em vitamina C, antioxidantes e fibras, também é uma boa fonte de cálcio, com aproximadamente 37 mg por fruta média.

Figo

O figo é uma das frutas ricas em cálcio, fornecendo cerca de 162 mg em uma porção de 100 g dessa fruta seca. Ele auxilia na saúde dos ossos e dentes, além de prevenir doenças como a osteoporose.

Tâmara

As tâmaras são grandes fontes de cálcio, fibras e potássio. A cada 100 g de, são encontrados aproximadamente 65 mg de cálcio. Além disso, são naturalmente doces e servem como ótimos adoçantes naturais em receitas de sobremesas e barrinhas energéticas.

Natural One entrega saúde sem abrir mão do sabor

Quando o assunto é fruta, a Natural One está sempre por dentro. Para inserir frutas ricas em cálcio na sua dieta, uma boa opção são os sucos 100% naturais e sem adição de conservantes e aditivos da Natural One.

Para complementar, a Natural One lançou uma linha de bebidas de aveia. É possível encontrar 4 sabores: frutas vermelhas, tradicional, cappuccino e cacau. Ela entrega uma bebida supersaborosa, cremosa e o mais importante: enriquecida com cálcio e sem adição de açúcares. Nada melhor do que unir sabor e saúde, não é mesmo?

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