Search
Close this search box.

Conheça as frutas do outono e seus benefícios para a saúde

SUMÁRIO

Além de ser conhecido pelas temperaturas mais amenas e pelas quedas das folhas, o outono também é chamado de estação das frutas. Então, hoje a Natural One vai falar sobre as frutas do outono!

O Brasil é um país muito grande e nele existem diversos biomas e climas dependendo da região. Isso faz com que o país consiga oferecer uma grande diversidade de frutas, verduras e legumes. Contudo, cada alimento se desenvolve melhor em determinadas estações do ano. São o que chamamos de “frutas da estação”.

Por que consumir frutas da estação?

As frutas da estação são aquelas que amadurecem naturalmente em um período específico do ano. No caso das frutas do outono, entre março e junho. Existem técnicas que conseguem reproduzir o processo de amadurecimento dos alimentos. Contudo, não replicam totalmente o sabor e os nutrientes das frutas.

Por isso, é muito mais interessante consumir as frutas da estação. Confira abaixo os motivos que fazem as frutas em seu momento de maturação natural serem muito melhores para a sua alimentação:

Frescor e sabor

As frutas da estação são colhidas no momento ideal de sua maturação. Isso significa que elas estão mais frescas e no seu melhor momento em relação a sabor, textura e aroma.

Nutrientes

As frutas que amadurecem naturalmente têm muito mais nutrientes, vitaminas e minerais. Plantadas na época certa do ano, fatores como clima, solo e umidade colaboram para que elas tenham um desenvolvimento nutricional melhor.

Sustentabilidade

Ao consumir frutas da estação, você apoia a produção local e sazonal. Além disso, com uma produção local que atenda à demanda da região, diminui-se a necessidade de transporte desses alimentos, reduzindo a produção de gás carbônico.

Outra vantagem é que o plantio na época ideal diminui consideravelmente o uso de tantos compostos químicos, agrotóxicos e pesticidas, evitando a contaminação do solo e rios.

Economia

As frutas da estação são muito mais baratas no mercado. Isso se dá porque há uma grande oferta, visto que a fruta se desenvolve melhor, fazendo com que os preços diminuam. Ainda, os custos de produção e plantio são muito menores, já que o processo não é artificial.

Variedade na dieta

Aproveitar para consumir as frutas em suas épocas ideais faz com que você consiga ingerir uma diversidade muito grande de frutas durante o ano. E, claro, com melhor sabor e valor nutricional.

Quais são as frutas do outono e seus benefícios para a saúde

Após saber das vantagens de consumir as frutas em seu momento natural de maturação, descubra mais sobre quais são as frutas do outono e os seus principais benefícios!

Mamão

Seja ele papaia ou formosa, o mamão é rico em vitaminas A, C, K, E, do complexo B, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. É uma fruta muito rica em fibras que auxiliam no funcionamento gastrointestinal, sendo um ótimo alimento para pessoas que sofrem com prisão de ventre.

O mamão é uma ótima fonte de hidratação, pois é abundante em água e tem baixo valor calórico, sendo uma fruta-curinga em diversos tipos de dieta. Além disso, um dos seus nutrientes específicos é a papaína, que tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam na digestão de proteínas.

Pêssego

O pêssego, mesmo sendo uma fruta doce, possui baixo valor calórico e é muito rico em água e em fibras, o que contribui para um ótimo funcionamento intestinal. Essa fruta do outono possui beta-caroteno, que é ótimo aliado para a pele, protegendo-a dos danos causados pelo sol.

O pêssego também é uma excelente fruta para o consumo por gestantes. Ela contém ácido fólico, um nutriente que contribui para a formação do sistema nervoso do bebê. E por ser rica em potássio, essa fruta também reduz a pressão arterial, combatendo problemas cardíacos.

Laranja

A laranja, muito rica em vitamina C, é a queridinha do sistema imunológico, além de uma grande aliada na absorção de ferro. Sua abundância de fibras diminui os problemas gastrointestinais, auxiliando na digestão e no funcionamento intestinal.

A laranja é uma das frutas do outono recomendadas como alimento pré-treino, já que, além de ser superenergética e uma fonte de potássio, seu suco também é um carboidrato de forma líquida, ou seja, é rapidamente absorvido pelo organismo.

Uva

Durante o outono, a uva também está muito presente nas casas dos brasileiros. Com seus efeitos antioxidantes, é uma ótima companheira na prevenção e redução dos efeitos do envelhecimento.

Ela possui flavonoides, substâncias que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, pois auxiliam na redução da pressão arterial e no controle do colesterol. Como outras frutas do outono, a uva também possui propriedades anti-inflamatórias, que fortalecem o sistema imunológico.

Goiaba

A goiaba é abundante em cálcio, sendo uma excelente forma de fortalecer os dentes e ossos. A vitamina C e as fibras presentes nela promovem a saúde gastrointestinal e o fortalecimento do sistema imunológico.

Ela é rica em licopeno, um nutriente com propriedades antioxidantes e que, segundo pesquisas, é um aliado na prevenção do câncer de próstata. O ideal é consumir a goiaba com casca, pois nela há pectina, uma fibra que garante a sensação de saciedade.

A Natural One entende tudo das frutas da estação

Quando o assunto são frutas de qualquer estação, a Natural One é especialista. Com uma grande diversidade de sucos 100% naturais, sem aditivos e conservantes, ela oferece todo o sabor das frutas maduras da estação.

Inclua as frutas do outono na sua dieta com a ajuda da Natural One. Visite o blog para saber mais sobre como aderir a um estilo de vida mais saudável e encontre os sabores do outono no site. Confira!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Minimizar os impactos ambientais é de extrema urgência, e a logística reversa, também conhecida como Política Nacional...